Acordo entre Microsoft e Red Hat
Novos tempos se vivem para os lados de Redmond. A Microsoft, parece cada vez mais interessada em reconhecer os benefícios que o Software Livre pode trazer.
Foi anunciado, um acordo de interoperabilidade, na área de virtualização entre a Microsoft e a Red Hat.
Este acordo, irá permitir que haja compatibilidade, nesta vertente entre a família de Windows Server da Microsoft e o Enterprise Linux da Red Hat. Na prática, irá resultar em que as soluções que usem ambientes virtualizados no Enterprise Linux Server, sejam suportadas no Windows Server Hyper-V e no Microsoft Hyper-V Server e que soluções virtualizadas em Windows Server, sejam suportadas pelo Enterprise Linux Server.
Segundo o novo acordo, os dois gigantes irão participar mutuamente nas suas correspondentes iniciativas de certificação e terão como obrigação de disponibilizar aos seus clientes, suporte para ambientes de virtualização mistos que usem ambas as tecnologias. Aparentemente, isto parece mais um acordo, como outros realizados pela Microsoft. Existe porém uma diferença, trata-se da primeira vez que a Microsoft, aceita interoperabilidade com um provedor de Linux, sem que sejam envolvidos acordos de patentes.
O controverso acordo Microsoft com a Novell tinha sido criticado um pouco por toda a comunidade de Linux, por envolver esta problemática, que no final protegia a Novell e os utilizadores das suas soluções, de possíveis acções judiciais, caso a Microsoft quisesse reforçar as suas patentes em tribunal contra outros distribuidores de Linux. De realçar que até hoje, a Microsoft não disse quais são as patentes que o Linux quebra.
Mas o que terá levado a Microsoft a assinar um acordo destes sem um acordo relativo a patentes? A Microsoft afirma que terá sido uma resposta à exigência dos seus clientes.
Na minha óptica e de muitos especialistas, esta é apenas uma pequena razão, para a Microsoft assinar um acordo com estes contornos.
A Red Hat, é o maior distribuidor de Servidores Linux e líder no mercado de virtualização em Linux. O sucesso das suas soluções junto das empresas, levou a que neste último ano, com o crescimento da Red Hat tivesse mais lucros que a Sun, um dos grandes gigantes tecnológicos. Estes dados são difíceis de ignorar, mesmo por parte da Microsoft, que devido à questão de patentes se viu privada de negociar com a Red Hat.
A própria Red Hat sempre se recusou discutir acordos de patentes com a Microsoft, devido a achar que a discussão de patentes, apenas ofuscava a verdadeira interoperabilidade, sendo esta apenas conseguida através de software livre e standards abertos.
Parece-me óbvio que a Microsoft, que até agora ficava de fora de uma fatia deste mercado, poderá agora tirar partido, de eventuais oportunidades de negócio. O inverso também se irá aplicar para a Red Hat, que se afirma cada vez mais como uma referência, em muitas das inovações existentes no software livre.
Fonte: Arstechnica
Este artigo tem mais de um ano
Progresso!
Porreiro era que a Microsoft fizesse o Seven de maneira a não restringir a interoperabilidade (que palavrão! Acho que é assim que se escreve :D) com um S.O. GNU/Linux no mesmo computador mas acho que já seria pedir demais 🙂
Ainda tamos muito no inicio para isso…
http://www.9quina.com
Hum já é um começo!!
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
@ Blizard
sem dúvida mas a microsoft vem com um atraso de mais de 15 anos. enfim.. e dizem eles que andam em cima do acontecimento.
Boa notícia… Vamos lá ver é se é para manter!!! 🙂
Abraço,
———-
http://www.best-cine.com/
Eu nao considero que a Microsoft ande com 15 anso de atrso antes considero que a microsoft esta a fazer isto numa altuura crucial, novo windows a sair, o windows server e recente, enfim uma carra da coisas, e assim parece que nao vai-lhe ajudar em muitas coisas, e a Red Hat tambem…
Boa notícia… Vamos a ver se este acordo vai mesmo dar os resultados desejados!
Abraço,
———
http://www.best-cine.com/
Já tinha divulgado esta notícia no meu blog mas muito por alto…realmente o pplware é um grande blog em termos de detalhe e profissionalismo
http://www.pplandtek.co.cc/
ah….q a m$ lance um o.s livre bonzinho, para desbancar esse lixo de linux.
pqp o sisteminha fdp…graças a Deus todo mundo remove dos pcs, e dos netbooks…linux atraso de vida.
Bah cara… Se o Linux fosse um lixo a Microsoft não usaria ele!
Segundo fontes, a própria Microsoft sabe que seu S.O (inclusive o seven) é uma porcaria! A altíssima taxa de erros em seu sistema operacional e a instabilidade são duas coisas distintas do Linux.
Aconselho a começa-lo a usar. Se for analisar os fatos (fazer comparativos, etc) verás que o Linux é bem melhor.
Guerra de Micosoft boy e linux boy –‘ tenha paciência viu.
O Ruindows tem uns formatos que se chamam: .exe , .msi . Antes de começar de defender a Antártica toda, lembre-se que por mais que linux users tenham essa frescura de dizer liberdaaaaaaaade, eu me sinto preso quando dou boot pelo meu Ubuntu. Por que? Porque linux é muito convencido, cada distribuição se dá ao luxo de ter um formato diferente, .DEBocho, .APT e etc. Você quer fazer algo pra ruindows, você cria um executável que corre só o risco de não ser compatível com algumas versões. Agora se você vai programar em pinguem você tem que fazer em milhares de formatos. Sem falar que qualquer coisa que eu busco sobre o ubuntu é abra o terminal.
@roger antes de falar mal do linux, saiba que você precisa experimentar essa porcaria antes. Senão você vira um louco sem argumentos…
@fordware engraçado, pinguens nunca citam essas fontes! Como que linux pode ser melhor tendo aproximadamente 30% do mercado apenas? Pode não ter um erro como blue screen, mas tem erros inexplicáveis que lhe obriga a reiniciar e perder todos seus dados. O que é melhor uma tela que reinicia meu pc com um erro, ou um erro que eu não sei como arrumar, hmmm…
@Vocês 2 sem argumentos, essa discussão de vocês vira guerra de tapas.
RUINDOWS USER COM ORGULHO! Meu seven anda ralando meu atual Ubuntu 10.10, é melhor você ficar quietinho fordware…
@roger
Os teus argumentos são fantásticos, devias escrever um livro de verdade absoluta de sistemas operativos 😉
🙂 e já escrevias melhor.
Rui Oliveira é uma má ideia; temo que a humanidade ainda não esteja preparada para ler um suposto livro do roger. 😀
roger eu não devo fazer parte desse “todo o mundo” que você fala já que eu em vez de remover este “lixo” de linux ainda o instalo em todos os meus computadores.
Devo gostar de lixo eu 😉
São comentários como os do roger que nos trazem para o mundo real em que há pessoas que não percebem nada de linux (se calhar nunca experimentaram) e como é exterior ao “mundo” (Windows) que conhecem, é estranho, logo, não presta. Mas também não se esforçam por entender…
É como se diz: Primeiro estranha-se… depois entranha-se…
Eu acrescento: Só falta querer 😉
@Marcelo Ribeiro
Provavelmente o nosso amigo roger é um daqueles utilizadores que apenas usa o computador para ver o jornal “a bola” e “teclar no MSN”, na loucura faz downloads ilegais por isso não lhe devemos dar credito.
Esperemos que esta iniciativa vá mesmo para a frente!!!
Abraço,
———
http://www.best-cine.com/
Na realidade existem pessoas que se lhes fossem cobradas todas as asneiras que escrevem ainda podia levar a que aprendessem a pensar, ou não…A M$ apenas está a agir de forma politicamente correcta à semelhança do que já aconteceu com a IBM (SUSE Linux)
Eu vejo neste acordo, que a MS quer entrar num mercado (rico) até então liderado pela RH = Servidores Virtuais.
Todos sabemos que a MS lidera em SO para desktop, mas se enrola em servidores (tirando o excelente AD da MS, a RH é bem superior em servidores).
A MS não é boba, mas é um gigante difícil de domar, pois não tem um foco definido.
Parece piada, mas qual é a empresa que produz um dos melhores teclados e mouses? A mesma empresa que produz o SO desktop mais popular!
Engraçado? Estranho!
Hardware e software são coisas completamente diferentes, eu tenho algum hardware microsoft em casa (ratos, teclado e volante) e não tenho falhas a apontar … quanto ao SO mais popular (boa escolha de palavras 😀 ) também é verdade …. muito à custa de utilizadores que têm uma palas de metro em cada lado da cabeça … como já foi demonstrado.
Quanto ao acordo da microsoft … eles não dão ponto sem nó mas seja o que for que eles querem têm de andar finos porque a red hat já não é um distribuidor de linux tipo loja de esquina. Vamos ver o que vai dar 🙂
Graças ou roger, nerds do linux vieram fazer o ambiente ficar tão fedido! Não usem como argumento pessoas que vivem no msn pois estas estão perdendo massa cerebral aos poucos. Esse tipo de pessoa usa Ruindows por ser o menos complicado e o MAIS POPULAR NO MUNDO (amo essas palavras 🙂 DILIÇA). A Money$oft, digo Micosoft, não Microsoft já dominou os desktops, IBM começou a fazer severs e ela ficou com inveja. Agora ela quer usar a RH e sua fama em desktops pra tentar fazer alguma coisa ná área Servidor.
PS: eu digo e repito NERDS DO LINUX pois nunca vi “violento” GTA SA em um linux, nunca vi TPM em um linux, mas já vi jogos como “jogo parecido com Monopoly” no linux educacional.
Diga não a esse tipo de genérico. Genérico só com a faixa amarela na embalagem!
PS: o que um desktop com linux tem de melhor que outro com ruindows? NADA. Mas um windows tem muito mais aplicativos quem um linux por exemplo