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Portugal: A Internet nas escolas está a funcionar a dois tempos “lenta” ou “parada”

Não é novidade nenhuma que, apesar de Portugal ser um país evoluído no que diz respeito a infra-estruturas de comunicação, nas salas de aula os PCs são cada vez menos e mais velhos.

Numa carta aberta ao Ministro da Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), denuncia que a Internet nas escolas está a funcionar a dois tempos “lenta” ou “parada” e que a maior parte dos equipamentos das escolas têm mais de 10 anos.


Após a publicação de uma notícia no jornal Expresso intitulada  “Governo anuncia programa de €23 milhões para dar competências digitais à população”, a ANPRI dá a conhecer ao Ministro da Educação que a Internet nas escolas está a funcionar a dois tempos “lenta” ou “parada” precisam-se de soluções. 

Além disso, a maior parte dos equipamentos das escolas têm mais de 10 anos. Necessidade, amplamente, difundida, quer em relatórios oficiais como o “Estado da educação 2017”. Nesse sentido, a ANPRI pretende saber se vai ser disponibilizado algum equipamento às escolas para que sejam criadas condições para que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), quer enquanto disciplina, quer como meio para a integração transversal nas várias áreas do saber possam ser usadas condignamente, por alunos e professores.

A ANPRI pretende também saber se será desta que vai ser criada uma disciplina de tecnologias, para todos os alunos, no ensino secundário? Esta, sim permitia aos alunos aprofundar as competências digitais, mas, também, sensibilizar e preparar melhor os alunos que seguem percursos escolares nas áreas das engenharias.

Por fim, a ANPRI refere as metodologias ativas como o BYOD (Bring your own device) e relembra o Ministro que “os professores portugueses são, mesmo, muito avançados” pois “…há anos, que usam os seus próprios devices, na escola”.

 

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