O 5G é cada vez mais uma realidade, estando próximo de ser algo que todos poderemos usar no nosso dia a dia. A Vodafone apresentou hoje o 5G Hub, um laboratório onde esta tecnologia poderá ser experimentada e de onde vão poder sair casos de sucesso para o mercado.
A Vodafone está a apostar, já há algum tempo, naquela que será a tecnologia de futuro das redes móveis. O 5G é já algo palpável dentro da empresa que hoje apresentou o 5G HUB, um laboratório de inovação que pretende impulsionar a utilização desta tecnologia.
Fruto de uma parceria com a Ericsson, o 5G HUB será o local onde os parceiros da Vodafone, ligados ao setor das telecomunicações, à indústria, universidades e startups podem testar a tecnologia e prepara as suas infraestruturas para esta novidade que deverá chegar ao nosso mercado até 2020.
Segundo a Vodafone, o 5G está já a ser testado de forma intensiva na empresa, podendo a qualquer momento ser lançado para o mercado. Com velocidades até 20 Gbps, esta será a evolução natural do 4G e das tecnologias anteriores.
Muito mais do que a simples utilização no telefone, o 5G estará virado para a indústria e para o IoT, com a possibilidade de dar a qualquer equipamento uma ligação à Internet rápida e, principalmente, com uma muito baixa latência. É neste ponto que o 5G se deverá focar.
A Vodafone tem estado a preparar a sua rede para que, de forma quase transparente, possa fazer a transição para o 5G, recorrendo a equipamentos que com uma simples atualização de software possam dar o salto e passar a disponibilizar esta nova tecnologia. Segundo as declarações de João Nascimento, CTO da Vodafone, a sua rede é cada vez mais “5G ready”.
Para além do 5G HUB, a Vodafone e a Ericsson vão também apostar nas universidades, com a instalação de antenas 5G nas principais universidades do país, onde alunos e professores vão poder testar a tecnologia e criar produtos adaptados a esta nova realidade.
Em paralelo com a apresentação do 5G HUB, a Vodafone anunciou também uma parceria estratégica com a Ericsson para a construção e desenvolvimento das estruturas de suporte ao 5G no nosso país.
Com este novo laboratório a Vodafone abre assim às empresas e aos seus parceiros a porta do 5G e de um futuro que muito em breve será uma realidade. Resta agora ao mercado crescer e evoluir, exigindo estas tecnologias.