3 anos da Google Portugal
Este artigo foi escrito para o pplware.com por Paulo Barreto, Country Manager da Google Portugal.
Antes de mais gostaria de agradecer o convite do pplware para escrever este artigo no qual gostaria de partilhar com os vossos leitores o que têm sido este 3 anos da Google em Portugal.
Dia 2 de Junho de 2007. A Google abria escritórios em Portugal e iniciávamos um percurso que, três anos depois, nos deixa muito satisfeitos: colaboradores, utilizadores, anunciantes e, eu próprio, que desde há muito defendia a abertura de escritórios no mercado português.
Como saberão a missão da Google passa por organizar a informação de todo o mundo, disponibilizando-a depois aos utilizadores através de ferramentas úteis e inovadoras. O nosso foco está na inovação e na procura constante de produtos inovadores que os utilizadores gostem de utilizar. Costumamos dizer que gostamos muito da concorrência pois ela estimula a inovação e beneficia os utilizadores e não esquecemos que, nesta indústria, a concorrência está apenas à distância de um clique.
Com a entrada em Portugal definimos 2 grandes objectivos: por um lado localizar produtos Google em Portugal e em Português de Portugal e, sempre que possível, ajustando-os à realidade portuguesa e envolvendo o maior número de parceiros locais. Por outro, estarmos mais próximos dos anunciantes fornecendo-lhes todo o apoio necessário ao sucesso das suas campanhas on-line.
Deixem-me partilhar convosco que, no primeiro caso, o trabalho que desenvolvemos, o feedback dos utilizadores e o número cada vez maior de utilizadores revelam-se muito positivos. Em 3 anos, localizámos com o .pt dezenas de produtos, muitos deles ajustados à realidade portuguesa e que acabaram por ser lançados com o envolvimento e apoio de inúmeros parceiros. Só para enumerar alguns posso referir o Google Maps (em parceria com o Metro, Carris e apoio da Galp, Instituto Geográfico Português, Associação de Turismo de Lisboa, Lifecooler, Mais Turismo, Green Travel Golf e Netmenu), o Google Earth com diversas cidades Portuguesas em 3D, iGoogle que envolveu a participação da Fátima Lopes, Vanessa Fernandes, João Garcia e António Gamito, Google Books (Grupo Leya e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra foram alguns dos primeiros parceiros em Portugal), e mais recentemente o Google Street View e o Adsense. Estes resultados vêm mostrar-nos que estamos no caminho certo e incentivar-nos a fazer cada vez mais e melhor.
Quanto ao segundo objectivo da abertura de escritórios da Google em Portugal os resultados são igualmente muito positivos para nós e para os nossos clientes. Ao longo dos últimos anos, a realidade da Internet em Portugal tem vindo a modificar-se juntamente com o comportamento dos consumidores, aproximando-se e superando, nalguns casos, os padrões europeus. As pessoas estão cada vez mais on-line e utilizam cada vez mais a Internet para se informarem, compararem produtos e tomarem decisões de compra, muitas vezes nas lojas físicas. Um estudo da Havas Digital concluiu que, em Portugal, a Internet representa 25% do total de tempo de tempo que os utilizadores consomem meios (TV, Rádio, Imprensa, Internet). Com a multiplicidade de canais de comunicação acentuou-se a fragmentação dos públicos. Um estudo da Google Portugal revelou, por outro lado, que mais de 90% dos portugueses pesquisa on-line antes de tomar uma opção de compra.
Esta realidade já não passa hoje despercebida às empresas portuguesas. Actualmente, não estar presente neste mercado significa estar a desperdiçar mercado e potenciais clientes e por isso as empresas apostam cada vez na Internet para chegarem e se relacionarem com os potenciais clientes. Apesar de estar ainda longe dos padrões de países como o Reino Unido onde a publicidade na Internet já ultrapassou a televisão, o mercado português está em franco crescimento. No ano 2009, a publicidade on-line terá sido um dos poucos sectores que registou crescimento assinalável. As empresas portuguesas, por seu turno, estão cada vez mais conscientes das potencialidades da Internet para promoverem os seus produtos e negócios e para suporte a estratégias de internacionalização.
E aqui, à semelhança do que acontece em outros países, a Google pode dar um contributo importante às empresas através de soluções eficientes e com elevado retorno como o Adwords. Mas se existem múltiplas opções de publicidade na Internet como se distingue a oferta da Google face às restantes produtos? É que o Google Adwords permite comunicar de forma eficiente com os potenciais clientes porque as mensagens são dirigidas no preciso momento em que estão à procura de uma determinada Marca, Produto ou Serviço e não de forma aleatória e igual para todos tornando-se assim num complemento chave dos media offline, pois os motores de busca são o lugar de eleição para obter informação relevante, comparar produtos e ajudar à decisão sobre qual o produto ou serviço a comprar.
Por outro lado, com o AdWords, os anunciantes têm controlo total sobre o orçamento das campanhas – os anunciantes só pagam quando o cliente pesquisa e se interessa (clica) pelos anúncios - e podem optimizar as campanhas publicitárias durante a sua vigência para garantir os melhores resultados. Por exemplo, durante uma campanha é possível alterar ou testar as mensagens/anúncios ou privilegiar aquelas que estão a obter melhores resultados. Isto é algo que só é possível em meios interactivos como a Internet. E podem perceber ao momento qual o retorno do seu investimento. Esta solução permite, assim, a qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, ter uma presença na Internet e ser encontrada pelos seus potenciais Clientes. Em Portugal, a adesão tem sido excelente e cada vez mais forte existindo hoje milhares de utilizadores de AdWords.
Em suma, o feedback dos utilizadores e os resultados obtidos que convosco partilhei deixam-nos muito satisfeitos mas isto só foi possível graças aos utilizadores portugueses, anunciantes e à equipa da Google Portugal. A todos vós um muito obrigado e a promessa de que vamos continuar a trabalhar cada vez mais e melhor para corresponder às vossas expectativas.
Este artigo tem mais de um ano
Para quando o lançamento do Chrome s.o.
Já testei a versão beta ,mas penso que a versão final terá muito mais a acrescentar.
E pelo que tenho visto anda muita chulisse por esses 3 anos!
os pagamentos do adwords, e o dinheiro que eles pagam do adsense!
pago o adwords não chega lá nada!
quando chega a hora de receber do adsense… nada!
Muito obrigado google, pelo meu dinheiro!!!!
nao funciona assim de qualquer maneira… recebes do adsense consoante as visitas e as palavras chave que o teu site tenham…. e claro, se pagas palabras caras no adwords claro que fica caro.. tambem podes palavras mais baratas, mas nao te garanto que os teus adwords apareçao onde queres e ao publico que queres… e como tudo…
Parabéns Google!
Sem dúvida, a melhor empresa tecnológica a nível mundial…
Sempre que sai um novo produto Google, lá vou eu experimenta-lo! Deixei passar o Google Buzz, ainda não sou grande fã desse tipo de redes sociais… Porém, utilizo o Gmail (Claro! Quem não utiliza?) e o Google Reader, de forma “compulsiva”… Não há um dia que eu passe sem utilizar, pelo menos estes dois serviços.
Continuação do excelente trabalho que têm desenvolvido.
A Google é realmente a maior empresa tecnológica a nivel mundial e os seus produtos os melhores. Utilizo Google Maps, Gmail, Google Earth, Google Docs, Google Wave e um pouco de Buzz e claro o motor de busca Google!
E Youtube também!
Estou esclarecido. Afinal e mesmo “A Google” e nao “O Google”. 🙂
A empresa Google, o motor de busca Google. Entendes agora quando se usa o “o” e o “a” antes da palavra?
Outro exemplo:
A Internet (a rede), O Internet Explorer (o navegador)
Pode ser os dois. Depende do que estás a dizer.
Se te tiveres a referir ao motor de pesquisa.Fica melhor dizer o google.
já tinham respondido. A minha cache tramou-me não estava actualizada.
Sem dúvida que a Google Portugal foi um gigante passo para facilitar a vida online de muitos que, como eu, tentavam (com algumas artimanhas) ajustar os resultados das pesquisas à realidade portuguesa, quando esta ainda não existia.
Estou bastante contente com o progresso dos serviços em Português (tenho pena que alguns como o Google Voice, Google Phone e Android Market não existam ainda em Portugal), no entanto, há algo que gostaria de ver a acontecer em Portugal, que, segundo sei, não existe: uma filial da Google em Portugal para Engenharia de Software, ou seja, para programar 🙂 Existem planos para isto?
Termos a presença da Google em Portugal é algo assinalável. O mundo está a ficar “mais pequeno” e a centralização das subsidiarias em grandes mercados afasta estas empresas dos “meios” mais pequenos.
Ter a Google Ibérica não é a mesma coisa que ter a Google Portugal.
Concordo!
http://reviravolta.net/?p=1879 – Tudo o que o SPORTING vai fazer esta temporada
O meu Sporting teve mas foi a dormir a epoca toda, agora até já ganha jogos contra equipas fracas e tudo 😛
nem mais…
Eu pessoalmente considero que muito daquilo que temos hoje o devemos a google. Um “simples” motor de busca que nos leva a todo o lado, um “e-mail” com muito espaço, ferramentas colaborativas, vídeos, etc etc.
Digamos que actualmente a google é quase como um “sistema embebido” da blogosfera 🙂
OFFTOPIC:
http://www.engadget.com/2010/03/02/apple-sues-htc-for-infringing-20-iphone-patents/
seguindo a lógica de comentários de noticias anteriores relacionadas….a Apple está com medinho da HTC
/me assobia para o lado
Viva a Google Portugal!
@Pedro O.
Ai pagam pagam tudinho…
O problema é que é pouco…
Parabéns ao pplware por conseguir obter artigos de personalidades como esta (e as anteriores), transmitindo a visão das mesmas sobre este nosso mundo.
Só tenho pena que este artigo tenha sido apenas sobre o que foi feito pela Google Portugal e não tenha incluído nada sobre o futuro (pelo menos a meu ver).
Após um contacto telefónico com o Sr.Paulo Barreto, fiquei a saber que a nível de desenvolvimento e criação de software, a Google não vai estar presente em Portugal.
A minha esperança de sugerir um sistema anti-spam à Google acabou por se tornar difícil se não impossível, visto que não tenho capacidade financeira para poder sugerir o mesmo num país estrangeiro onde eles estejam instalados com a competência necessária ao seu desenvolvimento.
Bom artigo, apesar de superficial. Poderia revelar informação de teor mais tecnológico sobre a google.
b1bpt@fiambre.dsi.uminho.pt
Parabens! e que venham mais e melhores anos…
Parabéns pplware, por nos trazerem mais uma personalidade interessante de ouvir / ler.
Gosto do google! Utilizo a internet à 17 anos, para mim o google foi um ponto de viragem importante que veio trazer luz ao mundo da web.
É engraçado olhar para os dias pré google, e pensar: como é que o mundo tem vindo a mudar…
acho que qualquer dia vou virar web arqueólogo e começar a escavar entre bits e bytes para escrever qualquer coisa sobre a web em Portugal. Escrever sobre a altura do cusco.pt (onde arranjei tantos trabalhos da escola já feitos) ou sobre a altura em que o terravista era um dos maiores portais nacionais. Tempo este, em que o sapo ainda nem girino era ehehehehhe
E do tempo em que a clix começou a oferecer internet gratuita (bem gratuita, gratuita não era.. tinha de se pagar as chamadas telefónicas 😀 )
Enfim.. é a vida…
Para finalizar, gostava de dizer que é um prazer ter a google em Portugal. Se abrirem vagas de emprego não se esqueçam de dar aqui um toque ao pessoal do pplware 😉
Já agora.. há uma empresa que acho muito interessante de trazer até aqui ao site.. a Critical (um gigante português)
Cumprimentos a todos
O cruzar de braços…
Algo vai mal nesta terra quando os supostos líderes dão a cara pela sua dama, aparecem sempre de braços cruzados… E com as duas mãos sempre escondidas! Reflexos condicionados?
Na passada semana viajei entre Cork e Dublin, para visitar ex-colegas de trabalho que agora estão no Google.
O código de vestuário anda por entre t-shirt, ganga e ténis.
Não vi uma única gravata….com excepção para um segurança que por lá andava.
Será assim em Portugal….
No Google Portugal não há gravatas !!!
Esta é uma foto institucional (é a vida ) mas sei que o Paulo Barreto nunca usa gravata
hahahha a google brasil existe a muito mais tempo! :p
Gostaria de deixar uma sugestão à Google, que fizessem um produto que concorresse com o EverNote, uma espécie de External Brain, onde se pode criar notas sobre tudo o que se faz e sobre tudo o que se acha interessante, de forma a que, em qualquer altura e em qualquer plataforma (incluindo telemóvel) se possa guardar uma nota de texto, uma todo list, um ficheiro, uma foto (e fazer reconhecimento de texto), notas via gravação de áudio, de vídeo, de biosensores do nosso corpo e geotagging, etc… Permitindo colocar tag’s manuais múltiplas e classificação automática pelo serviço, que as identifiquem, de forma a que depois se possa procurar por uma determinada coisa, por exemplo por uma palavra, com um determinado range temporal e contendo alguma tag. O programa devolve todas as notas que contenham esse texto, todas as imagens que contenham esse texto (mesmo notas manuscritas em papel), todas notas de voz que onde essa palavra foi dita, todos os filmes que colocamos que contenham o texto, a voz ou um objecto que signifique as palavras que procuramos. Ou seja seria uma espécie de pesquisa na nossa memória pessoal. Para esta aplicação funcionar necessita de uma empresa com as características da Google, pois necessita de existir uma relação de confiança para depositar a informação da minha própria vida nas mãos de uma empresa, necessita de existir capacidade de processamento e armazenamento massiva, e necessita de muitos conhecimentos técnicos em diversas áreas que neste momento acredito que só existem em 3 empresas (Google, Microsoft e IBM) tais como indexação de texto em notas, em PDF’s em Doc’s em Excel e PPT, OCR (reconhecimento de caracteres e de texto manuscrito) em imagens e video, e reconhecimento de texto em notas de voz (com identificação de intervenientes), e finalmente reconhecimentos de objectos como um livro, um cd, as chaves do carro, ou uma face de um amigo num vídeo ou foto.
Todas estas tecnologias existem hoje mas estão separadas em vários centros de investigação, a Google tem plena capacidade para unificar todas elas num único produto oferecido gratuitamente e com o modo pago com mais features ou com um volume mensal de dados maior para guardar neste External Brain. Para este tipo de aplicação funcionar não se pode utilizar o modelo tradicional de uma quota de GB para guardar toda a nossa informação, mas sim um modelo de MB por mês que podemos armazenar , não tendo limite para o espaço ocupado no total, de forma a que se passarmos de um pacote de 100 MB por mês para um pacote de 1GB por mês pago, armazenarmos mais nesse mês e voltarmos novamente ao pacote free (caso não tenhamos posses financeiras) não perderemos as nossas memorias do nosso External Brain, isto é fundamental.
Para quem não conhece o EverNote a aplicação que acabei de descrever parece auto pidesca, contudo eu utilizo o Evernote e posso-vos garantir que melhorou em muito a minha qualidade de vida, de repente passei a ter uma memoria excelente, neste momento estou a pensar adquirir um telemóvel Android para integrar tudo o que acontece no dia a dia no cliente móvel Evernote.
Cumprimentos,
João
Google Notebook?
http://www.google.com/notebook/
Agradeço o link para o Google Notebook pois não o conhecia, contudo depois de ler sobre ele e experimentar sei que é só tem um sub grupo muitíssimo reduzido das funcionalidades que acabei de descrever. As funcionalidades que encontrei nele foram:
1-Possibilidade de criar notas de texto.
2-Posssibilidade de colocar nas notas segmentos de páginas Web.
3-Possibilidade de colocar tag’s nas notas (no entanto estas são lineares e não hierarquicas).
4-Possibilidade de publicar as notas, de forma restrita ou na Web.
O Google NoteBook é muito simplista não sendo um concorrente viável ao EverNote que referi. A aplicação que referi não é um simples bloco de notas mas sim uma memória viva de mim mesmo, existe um livro fantástico sobre este conceito chamado Total Recall: How the E-Memory Revolution Will Change Everything by Gordon Bell. Eu não estou a pedir um simples bloco de notas, pois para isso não era necessário o nível de conhecimentos dos doutorados em diversas áreas da Google. Quando digo que a tecnologia existe é porque já li muitos papers e vi muitas aplicações na área de visão e sei o que é possível fazer neste momento, mas também sei que essas tecnologias estão disseminadas por diversas grupos de investigação e empresas e por isso é que é necessário o esforço técnico unificador e um compromisso financeiro elevado que poucas empresas são capaz de ter.
Acredito que a Google é o melhor candidato, e acredito que seria uma boa aposta da Google.
Obrigado,
Cumprimentos.