Pplware

1,4 milhões de carros a diesel em risco de não sair do país

As vendas de carros a diesel na Europa têm vindo a cair e nos próximos anos estima-se que o cenário venha a piorar. Por um lado, a culpa pode ser apontada ao forte crescimento do segmento de motores elétricos mas uma das principais razões tem a ver com as emissões dos carros a diesel que começam a ser proibidos um pouco por toda a Europa.

Só em Portugal há 1,4 milhões de carros a diesel em risco de não sair do país!


Ao todo são já 11 as cidades europeias (incluindo Madrid e Paris) que têm intenções de proibir a circulação de carros a gasóleo a partir de 2025. Entretanto, a entrada deste tipo de veículos, de fabrico anterior a 2014, vai ser proibido de modo a apenas circularem os veículos mais amigos do ambiente.

De acordo com o Diário de Notícias, só em Portugal, há quase milhão e meio de veículos vendidos entre 2006 e 2014 que correm o risco de só poderem circular no país e desvalorizarem por não cumprirem as normas de emissões. Para poderem circular nas estradas da Europa por mais alguns anos, vão ter de ser trocados ou reparados.

Sabe-se ainda que na Alemanha, aconteceu uma reunião de emergência entre o governo e as maiores construtoras de automóveis, como BMW, Mercedes, Opel e VW, tendo sido fechado um acordo que obriga a alterar o software de 5,3 milhões de carros diesel alemães para reduzir as emissões entre 25% e 30%, num projeto orçado em 500 milhões de euros.

Tal como em toda a Europa, onde as vendas caíram 9,6 pontos percentuais, em Portugal, a venda de carros a diesel também já teve melhores dias (apesar da quebra não ser tão significativa, cerca de 5 pontos percentuais). De referir que Portugal é um dos países europeus com a maior percentagem de carros a gasóleo.

Fonte: ACEA/Jato Dynamics/ACAP/Dinheiro Vivo

Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) considera que o cenário não é assim tão negro e que “os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores pensam assim”. O Presidente do ACP vai mais longe e diz que “Vamos ter carros a combustão durante muito tempo. As marcas estão a fazer motores cada vez mais pequenos e limpos. Daqui a cinco anos, um carro a gasóleo valerá mais do que um carro a gasolina”.

A revolução no segmento automóvel já começou, sustentada por políticas que podem forçar o crescimento do mercado dos carros elétricos. Obviamente que tudo isto não muda de um dia para o outro mas certamente que nos próximos anos haverá mudanças significativas. Por agora são apenas algumas as cidades europeias a ter essa intenção mas as políticas ambientais poderão mudar muita coisa.

Exit mobile version