Tech Air Race Motorcycle Suit – Airbags para Motociclistas
Hoje em dia qualquer automóvel tem um sistema de protecção reactiva em caso de choque, são accionados os Airbag. Estas bolsas de ar, tipo almofadas, são accionadas quando o carro sofre um grande impacto. Nessa altura os sensores (colocados em locais estratégicos como na frente, na lateral e na traseira) fazem disparar o(s) airbag(s) que protegem a zona acidentada. Salvam vidas amortecendo o impacto entre a estrutura do veiculo e o corpo dos ocupantes.
Mas e no motociclista, onde poderiam ser colocados airbags?
O Airbag nos automóveis
O airbag é constituído por pastilhas de nitrogénio (ou Azoto) accionadas por uma descarga eléctrica, vinda directamente de uma central electrónica situada dentro do próprio balão de ar. Este enche a uma velocidade de 25 milésimos de segundo, cinco vezes mais rápido que um piscar de olhos e, para evitar que o passageiro seja sufocado, esvazia também de forma muito rápida mas controlada, para conter o impacto e proteger de forma eficaz o rosto, peito e coluna.
Mas num motociclo não é possível ter uma estrutura envolvente ao próprio piloto, que seja abrangente em caso de acidente do veiculo, embora já tenham aparecido alguns projectos (sem êxito) nesse sentido.
Tech Air Race Motorcycle Suit
A Alipinestars, uma empresa inovadora que trabalha na área de fabrico de equipamentos de segurança para automóveis e motociclismo, apresentou um sistema inovador de airbags embutido num fato para motociclistas. À primeira vista parece um facto normal utilizado por vários pilotos de competição de MotoGP.
Mas por baixo do material com que é construído, reside um airbag, um sistema de protecção electrónico controlado por algoritmos complexos na área da inteligência artificial.
Segundo a Alpinestarts, existem 5 níveis de algoritmos que monitorizam, de uma forma continuada, os movimentos do piloto e asseguram que o aribag seja accionado na altura certa. A altura certa, segundo a empresa, é quando o sistema electrónico, através do diagnóstico dos complexos algoritmos, detecta que a moto não está com o motor ligado e o piloto não se encontra em movimento.
Para vermos a precisão do sistema, o cérebro humano demora em média cerca de 8 milissegundos, para detectar a iminência de um acidente. O sensor que controla o momento especifico para insuflar o fato demora cerca de 50 milissegundos até que todos os airbags sejam totalmente activos, permanecendo apenas 5 segundos no auge das suas capacidades. Passados 25 segundos, o fato começa a tomar a sua forma original, situação que depois despoleta a emissão de um sinal GPS, para que se possa localizar e averiguar o piloto no local do acidente.
Para os curiosos, os airbags são controlados por dois cilindros, que injectam uma solução de nitrogénio (ou azoto) para o facto insuflar. É de facto, muito interessante o papel das novas tecnologias, no ramo do desporto motorizado. São tecnologias iguais a estas, que salvam vidas e abrem asas, para o conforto e segurança que todos nós usufruímos, quando o seu potencial é aproveitado na sua totalidade.
Alpinestars diz que este produto estará disponível para o consumo em Junho de 2011 e custará aproximadamente 2500 dólares para o conjunto standard.
Este artigo tem mais de um ano
“A altura certa, segundo a empresa, é quando o sistema electrónico, através do diagnóstico dos complexos algoritmos, detecta que a moto não está com o motor ligado e o piloto não se encontra em movimento.”
Não entendo isso. o acidente dá-se com o motor ligado e com o motociclista em movimento.
Mas a perda de contacto entre os vários sensores com o motociclo é interpretado como paragem do motor, por exemplo.
Além disso, existem outros sensores que indicarão movimentos nunca conseguidos numa condução normal. Todos esses processos são baseados nos tais algoritmos que monitorizam o binómio.
Pois, um dia decides fazer uma curva mais apertada e é maluco, e abre-se os Airbags…
A Tecnologia é bem vinda, mas… Será assim tão fiável como pintam?? Eu seria um dos que comprava esta protecção, mas teria que ver a funcionar primeiro, em testes de pista etc..
Pequeno reparo: “pastilhas de nitrogénio”. Nitrogénio não está totalmente errado, mas em bom português seria azoto. No Brasil é que é dito “nitrogênio”!
Em português de Portugal qualquer das formas é correcta embora a maioria das pessoas prefira o termo “azoto”.
Já agora, “facto” – aquilo que é real, o de vestir chama-se “fato”.
O raio do corrector é que me alterou aqui umas palavras. Obrigado pelo reparo.
de “fato”, segundo o acordo ortográfico redigido pelo nosso governo, sem consideração nenhuma pela a opinião do povo……ambas as palavras (facto/fato) estão correctas. (ou passa a ser só fato….sei lá)
“Para vermos a precisão do sistema, o cérebro humano demora em média cerca de 8 milissegundos, para detectar a iminência de um acidente. O sensor que controla o momento especifico para insuflar o facto demora cerca de 50 milissegundos até que todos os airbags sejam totalmente activos…”
Não deveria de ser 5 em vez de 50?
Trata-se de um produto algo diferente dos mais convencionais que ja existem por ai (http://www.windmeadow.com/node/51)
Habitualmente o colete insuflavel esta preso a mota por um cabo, que quando e puxado (ie: quando o motociclista e projectado para longe da maquina) dispara o CO2 para dentro do colete. E algo parecido com abrir um paraquedas.
A inteligencia artificial a que este artigo alude e um extra valioso, porque serve para disparar o CO2 no caso em que o motociclista tem uma queda que nao o separa da moto. Com este mecanismo, mede-se a velocidade e a posicao da moto em relacao ao chao, e o CO2 pode ser disparado independentemente da posicao do motociclista.
exacto coletes insuflaveis ja existem a algum tempo, isto é que parece um conceito novo digo eu…
cumps
Boas,
não tenho 100% certeza, mas acho que no MotoGP os pilotos já tem airbags nos fatos, pelo menos lembro que numa corrida o Lorenzo comentou que o airbag disparou.
Não sei é se isto é um novo sistema.
Cumps,
ratinhoptm
K banhada …
Nem tem protecção para pescoço …
E so para fazer peito aos muros, rails …
Imprecionante como este pessoal tenta fazer dinheiro do nada …
Ou nunca andaste de mota no alcatrão, ou não fazes ideia sequer do que é uma mota!! No more comments…..
Será isto?
https://www.youtube.com/watch?v=Lc1Tx-1GZcI