A Crew Dragon é a cápsula que a SpaceX desenhou e criou para transportar astronautas de e para o espaço. A par com os Falcon 9, estas são as mais usadas atualmente, para todos os contratos que a empresa tem.
Esta cápsula vai agora entrar num novo estágio, com a SpaceX a parar a construção de novas unidades. Fica limitada a 4 e vão ter de ser suficientes para as próximas viagens que a empresa tem programadas. Este não é, no entanto, o fim das Crew Dragon.
Produção da Crew Dragon chega ao fim
O fim da construção de novas cápsulas Crew Dragon parece vir marcar um novo momento na SpaceX. A empresa está a terminar a construção da sua quarta unidade, que será a última que irá ter disponível para as várias viagens que tem programadas.
Após confirmar esta novidade, a SpaceX revelou que vai continuar a produzir componentes necessários para o futuro. Além disso, e para qualquer situação futura, a SpaceX vai manter toda a sua capacidade de produção de novas Crew Dragon.
NASA has ordered six additional @space_station resupply missions from SpaceX! Dragon will continue to deliver critical cargo and supplies to and from the orbiting lab through 2026 → https://t.co/HRhhDapsD9 pic.twitter.com/604UTJBynW
— SpaceX (@SpaceX) March 25, 2022
Cápsula da SpaceX para viagens ao espaço
Não havia a certeza de que o ritmo de produção desta cápsula seria mantido no futuro, antes de passar a novos projetos. Ainda assim, e dada a sua natureza reutilizável, era esperado que a SpaceX mantivesse a produção por mais algumas unidades.
Desde o seu primeiro voo tripulado em 2020, a Crew Dragon já levou cinco tripulações para o espaço. Como parte do seu programa comercial, a NASA previa usar a cápsula da SpaceX para transportar astronautas para a EEI em seis missões separadas, mas recentemente alargou para mais três.
Empresa de Elon Musk tem agora novos planos
O fim da produção da Crew Dragon, chega o momento em que a SpaceX vai focar-se na sua próxima geração de foguetes pesados reutilizáveis. A Starship é a próxima peça chave nos planos da empresa de Elon Musk, sendo planeada a sua utilização nas viagens à Lua e a Marte.
Como acontece com muitos projetos de Elon Musk, esta tem sofrido alguns atrasos na sua preparação. Ainda assim, os planos revelados recentemente mostraram que a empresa espera realizar o primeiro teste orbital da Starship já em maio.