Orange Pi 2G-IoT: O concorrente do Raspberry Pi Zero W na IoT
A Internet das Coisas está cada vez mais presente e a chegar ao nosso dia-a-dia. Com soluções integradas de forma total, e vários dispositivos que fazem a ponte entre a tecnologia e a usabilidade, começa a surgir o interesse em construir soluções caseiras e desenvolvidas à medida.
A Raspberry, que tem no Pi Zero W a sua solução mais minimalista e mais dirigida ao IoT, tem agora um novo concorrente, o Orange Pi 2G-IoT, um micro computador que custará apenas 10 dólares.
A Orange Pi é um fabricante chinês que se dedica a criar soluções de microcomputadores similares à da Raspberry Pi. Com uma vasta oferta, consegue ombrear com o que o mercado oferece.
A sua nova solução, o Orange Pi 2G-IoT, é o concorrente direto do Raspberry Pi Zero W, mas com algumas vantagens. A primeira e mais importante, é o seu preço que rondará os 10 dólares.
Esta solução da Orange Pi conta ainda com uma ligação 2G (SIM Card), algo que a Raspberry Pi não incluiu no seu modelo. A ideia é permitir ligações 2G GSM/GPRS para transmissão de dados em zonas onde o Wifi não esteja disponível.
Por outro lado, encontramos ainda uma ligação WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1, um processador ARM Cortex-A5 de 1GHz de 32 bits com GPU Vivante GC860 e 256 MB de RAM. Outro ponto forte do novo Orange Pi é o seu conetor GPIO de 40 pinos, que pode ser ligado a um Raspberry Pi e assim ampliar as suas capacidades.
Esta solução da Orange Pi é dedicada à Internet das Coisas e isso vê-se no que oferece. Um computador de muito baixo preço, com ligações de dados dedicadas e que podem ser usadas em qualquer lugar.
Não tem a capacidade de um normal computador, mas oferece o processamento necessário para controlar um qualquer frigorifico, aspirador ou até um sistema de luzes de uma casa. A imaginação é o limite e estes são os elementos básicos que vamos ver num futuro próximo.
Veja também:
Este artigo tem mais de um ano
O verdadeiro concorrente do Raspberry Pi 3 e zero w é o novo Tinker da Asus.
O que dizem desta máquina?
Tas a gozar certo? Compara os preços.. É que não tem nada a ver
Tinker é um single board computer, raspberry pi3 e o zero é uma dev board, é quase como comparar um celular com um computador de mesa
Será uma coisa que depois de estudada irá estar no meu quarto. Comprei um rpi2b para controlo de luzes, e de momento está a servir de Kodi e web host, é pecado usar um 2b para isso, mas para o projeto de escola e o que vai ser :p Ver se mando vir um desses para controlo de luzes e talvez tomadas para o meu quarto
Ainda ontem recebi um OrangePi Zero para tentar usar no lugar do Rpi2, mas este sem ler muito parece-me melhor, só é pena vir só com 256MB e com 2G em vez do 3 ou 4G, uma vez que o 2G dentre de pouco tempo deve acabar. Por outro lado não sei se a tecnologia 2G está preparada para as nossas bandas de frequências.
2G serve perfeitamente para enciar pacotes para um servidor isso é feito para iot nao para navegar na internet . Imagina uma estacao a ver se ta a chover e manda para o servidor a dizer chove ou nao
Eu não disse que o 2G não é suficiente porque para mandar pacotes no formato MQTT é mais que suficiente. Agora para ter um servidor de NodeRed que possa ser acedido por 2G já não sei se terá capacidade. Eu na minha casa tenho o Rpi2 com esses servidores a funcionar e com não me interessa a parte de X, pretendo por isso arranjar uma alternativa mais acessível (-€).
É barato mas realmente 256MB de memória deixa a desejar. Bom para controlar a iluminação da casa.
Ainda ninguém teve curiosidade de conhecer o novo Asus Tinker.
Custa 60 euros.
Segue um Link com um video para verem.
https://www.youtube.com/watch?v=CS66_BbalG8
Jovem são coisas diferentes.
o W e esse custam 10 dollars , não 60
são segmentos diferentes com objectivos diferentes.
porque hei de pagar 60 € quando posso pagar 10 para ter um equipamento desse no quintal que me diz se chove se faz sol e envia para o servidor / tlm ?
não quero isso para ver kodis nem navegar na net etc
Alguem sabe como eu poderia usar o orange ou o raspberry pi para pesar automaticamente caixas de abelha? Existe algum sensor de peso? Seria legal obter o peso da colméia algumas vezes ao dia e obter essa informação online. Também seria interessante saber temperatura interna da colméia, externa… Mas isso acho que seria mais fácil. A balança é algo que eu não tenho ideia, nem por onde começar.
No site Aliexpress existem alguns sensores para fazer isso mesmo. É uma questão de procurar “HX711 Weighing Sensors”, é preciso ter em conta o peso máximo que se vai pesar e depois é só uma questão de programação tal como para os sensores de temperatura.
Valeu, JGAGO, muito obrigado pelas dicas. Abraço.
Afinal onde ligo um monitor ou uma TV. Não tem HDMI, nem VGA, nem s vídeo. Não deve ser tão linear como o rpi para configurar inicialmente.
Você segue o mesmo tipo de programação que se faz no arduino. É uma placa para desenvolvimento iot e não uma placa de mini pc. Embora sejá possível usar ela para tal finalidade.