Novo algoritmo consegue mudar o tempo dentro das fotografias
A fotografia continua a ser uma das “artes” mais populares do mundo. Com os avanços da tecnologia, inclusão de câmaras fotográficas nos dispositivos móveis e o aparecimento de várias redes sociais, o mundo da fotografia tem ganho muitos mais adeptos que diariamente tentam captar os melhores momentos… esteja sol ou chuva ou até mesmo a nevar.
E se fosse possível mudar tempo dentro de uma fotografia?
O mundo da fotografia tem actualmente milhares de algoritmos/efeitos que permitem transformar qualquer fotografia. No entanto, até há relativamente pouco tempo não havia um algoritmo capaz de mudar o tempo dentro de uma fotografia.
Mas, um grupo de investigadores da Brown University, criou um software capaz de activar um conjunto de atributos (transient attributes, num total de 40 atributos) que permite mudar o tempo dentro de uma foto, assim como a hora do dia, recorrendo a comandos muito simples.
Aqui ficam mais alguns exemplos;
Como informação para “alimentar” o algoritmo e recolher os “atributos de aparência”, os investigadores compilaram milhares de fotografias que foram capturadas por mais de 100 câmaras em todo o mudo. As câmaras captaram o mesmo cenário em diferentes condições climatéricas, em diferentes horas do dia, etc.
Em seguida, foi feita uma selecção de mais de 8 mil fotografias tendo sido registados os “atributos de aparência” em cada uma delas.
Com a informação das 8 mil fotografias, o utilizador final apenas terá de indicar simplesmente “mais chuva”, “mais Inverno”, “mais Verão”, “ às 16h”, para que o algoritmo proceda à alteração do cenário de acordo com a opção escolhida.
Vejam como funciona:
Download: Artigo Científico disponível aqui
Este artigo tem mais de um ano
Na verdade em relação à fotografia nada é real tudo passa por photoshop ou algo do género, quantas imagens mesmo da national geographic ja foram alteradas digitalmente para serem apresentadas ao publico como naturais? O mundo da fotografia passa cada vez mais a ser uma ficção!
Atenção que posso-te mostrar imagens, tiradas por fotógrafo, sem photoshop que eras capaz de dizer que a mesma tinha sida alterada!!
Imagens de alta resolução, com cameras XPTO todo de gama a altas resoluções em zoom, tiram imagens fenomenais, sem photoshop.
… a maquina XPTO, ja tem o photoshop no software, hardware… 😉
Queres comparar uma foto alterada por photoshop e uma foto pura…
Claro que hoje em dia os aparelhos ajudam e muito uma pessoa a parecer um bom fotografo mas a fotografia não é só técnica, também é sensibilidade. A melhor máquina fotográfica do mundo não te faz bom fotografo.
A fotografia sempre foi manipulada.., e quando digo sempre, digo mesmo, SEMPRE…… quando fotografada com rolo, temos diferentes de revelação concebiam diferentes resultados no contraste…. na passagem da película para o papel, mais uma vez, tempos difernetes de exposição à luz, e revelação resultavam em imagens diferentes, era utilizadas objecto como cartão, fundos de garrafas, as próprias garrafas de vidro para fazer efeitos conhecidos hoje como (liquify) no photoshop…, bom…, isto para dizer que a vocês hoje faz-vos confusão as imagens serem manipuladas assumindo que o que é bom à antiga é imagens por si boas.., quando na verdade o próprio processo de fotografia em si já implica manipulação..,
não sei se vai aliviar mais a tensão em saberem isto, mas as vossas maquinas/telemóveis etc.., têm lá dentro um processador dedicado a fazer correção de cor/brilho/nitidez quando fotografam…, o que faz com que automaticamente a imagem seja aprimorada…
podem explodir agora…!
O meu avô, que era fotógrafo desde +/- 1940 explicou-me como na altura faziam “photoshop” nas fotografias.
Desde pegar em fotos que eram a preto e branco e pô-as a cores, tirar o fundo das fotos, etc etc etc…
Ou seja, alteração de fotos sempre houve, mesmo a forma de as revelar pode criar uma foto diferente e a afinação da máquina também.
Aliás, a foto “perfeita” é tão impossível como é impossível vermos todos da mesma forma. Se várias pessoas olharem para uma paisagem, vêm de forma diferente, desde cores e contraste, à focagem…por isso é impossível uma foto que retrate exactamente a realidade que está a captar.
Não é nada assim nada de especial… faz se no photoshop…
hum…actualmente não algo lá muito trivial 🙂
@Pedro Pinto – Traduz lá isso para Portugês…
Portugês? Que é isso?
Quantas vezes verificaste o que escreveste? xD
@J – Sinceramente não vou perder tempo com quem não sabe escrever português. Lamento.
Então ensina lá como…
e eu a pensar que já era mais um pluging para o Photoshop que poderia fazer o download 🙁
Quando li o título pensei logo nos timestamps das fotos! Lol
Tretas.
Numa foto de interior, passando do verão para o inverno, liga o aquecimento?
Não, mete-te é a árvore de natal com as prendas, se fores europeu, senão tira-ta.
Bom dia, existe um erro no texto.
“As câmaras caparam o mesmo cenário em diferentes condições climatéricas, em diferentes horas do dia, etc.”
Substituir caparam por captaram. 🙂
Cumps.
Caro, obrigado pelo reparo, foi capado o erro e está reposta a verdade 😉 Abraço.
Uma inovação muito interessante. Já não é preciso esperar por um dia sem chuva para termos a foto perfeita de um local, nem esperarmos para ver como será a paisagem que estou a ver agora, mas…… Na primavera, ou no outono!
Espero que a Canon consiga traduzir esta excelente novidade numa próxima actualização do firmware da minha máquina, era espetacular 🙂
Quanto às fotos e os retoques do photoshop….. Como também já afirmaram aqui, para termos fotos perfeitas, não chega termos a melhor máquina do mundo, mas que ajuda, ajuda e muito!
Não vejo qual o problema do photoshop retocar imperfeições da realidade. A foto perfeita não existe, exige sim muito trabalho, cálculos da luz, exposição certa, distãncias, contrastes, etc… Essa é a diferença entre os excelentes fotógrafos e os outros que tiram fotos a tudo o que mexe!
Para o zinner, é um bocado estranho criticares a inovação da fotografia, utilizando o photoshop, quando estamos a comentar num portal que aborda a área que permite essas inovações (informática/software).