Montanha-Russa com 3D faz sucesso no Japão
Recentemente falávamos de Autocarros Gigantes e hoje trazemos mais uma novidade extravagante do país do sol nascente. Trata-se de uma Montanha-Russa, equipada com tecnologia 3D e multitouch no seu interior e ao que parece está a fazer furor no Japão..
Esta moderna Montanha-Russa, denominada “Space Fantasy”, é a primeira do mundo do género e está situada no parque temático da Universal Studios do Japão. Combina a tecnologia 3D, bem como multitouch nos brinquedos nela inseridos, proporcionando novas sensações e emoções, aos visitantes e aventureiros que procuram este tipo de diversão.
A tecnologia inserida na “Space Fantasy” é da autoria da empresa GestureTek, que é pioneira na área de reconhecimento de gestos e sistemas de entretenimento. O grande objectivo que a empresa teve ao criar esta tecnologia, foi a de permitir aos parques temáticos, recuperarem a “vida” que tinham, ou seja, promovê-los para que tenham mais visitantes e mais diversão. Este é um panorama que se pode comparar à tecnologia 3D inserida no Cinema.
No interior da “Space Fantasy”, encontra-se a “Harmony Wall”, uma parede com cerca de 26 metros, sensível a movimentos. Após a entrada das pessoas neste espaço, serão alinhadas e as câmeras existentes no local, procedem à captação de cabeças e mãos das pessoas para que, posteriormente, nas brincadeiras que praticam ao longo do passeio, os seus gestos e movimentos possam ser reconhecidos.
A “Harmony Wall” está equipada com 22 dispositivos de gravação 3D, e 13 sistemas integrados para projecção que se encontram ligados a 16 diferentes computadores. Estes computadores irão processar todos os movimentos das mãos e cabeças das pessoas durante a descida da Montanha-Russa. Falando em números, são 66 lugares giratórios, isto é, caso a Montanha-Russa estiver lotada, serão 132 mãos em movimento durante todo o trajecto.
Durante a viagem, o objectivo que se propõe, é angariar “Stardust Clouds” para dar energia ao Sol, que necessita dela para sobreviver. Estas animações são exposições interactivas de LED, que se encontram na parte lateral do túnel de 30 metros. Desta forma, para que as pessoas consigam atingir o objectivo, não necessitam tocar nas paredes, apenas movimentar as mãos e, esse movimento, será reconhecido pelas câmeras.
Já não é novidade que a tecnologia está em todo o lado, até na Montanha-Russa. A julgar pelo vídeo, parece que esta ideia se tornou numa diversão bem tentadora de experimentar!
Mais Informação: Space Fantasy
Este artigo tem mais de um ano
Muito Fixe!
Ja tenho pensado seriamente em ir ao Japão.
Japan = High tech
hehehe First comment
Andas muito equivocado… Japão = maluqueira. Tirar os sapatos antes de entrar em casa, tomar banho num banco, comer ajoelhados no chão, escolas para raparigas e para rapazes separados, ladrões de cuecas… Aquilo é de tolos.
São extremamente civilizados, isso é certo. Não deve haver país mais civilizado que eles (talvez os países nórdicos?), mas malucos são que baste e sobre.
@Tiago
Cada país tem a sua cultura, algumas mais estranhas que outras, mas são tradições enraizadas desde séculos, milénios até.
Há coisas que nós Europeus fazemos, que para eles também podem ser bizarras.
No entanto penso que temos que admitir que os asiáticos, mais concretamente Japoneses e Chineses, no que toca à Tecnologia.. são muito mas muito bons, eheh
Cumprimentos
Portugal: tem tribunais mas ninguém é condenado. Trata-se qualquer pessoa que tenha estado num universidade no mínimo por Dr. e pode ir até Professor Doutor Catedrático.Gasta-se 30€ num bilhete da bola mas não se vai ao dentista. Tem políticos corruptos e alguns até condenados que continuam nos cargos, mas faz-se uns corninhos na Assembleia e é um escândalo nacional. Não seremos também uma cultura estranha aos olhos de outros 😉
Não vives num muito pior? LOL Antes fossem todos malucos assim xD
Por acaso também tenho um bichinho para ir passar umas ferias ao Japão 🙂
Está mesmo na moda o 3D!
Existe à dezenas de anos mas não sei porquê, só agora é que aparece o 3D em força.
Só falta o chocapic em 3D. lol
Já há chocapic DUO, são é castanhos e brancos. Acho que tem de se ter óculos especiais com aquelas cores. LOL
eheh, pode ser se calhe no brinde 🙂
http://www.uro.cat/wp-content/uploads/2009/03/chocapic.jpg
😀
eheh, acho que já está quase tudo inventado!
win! 😀
Eu quando tinha 4/5 anos tinha montes de oculos 3D do Chocopic 😀 era altamente nao se via nada HEHEHEHE
Diria por causa das TVs (é preciso haver novidade pra poder estimular o mercardo n é?) e porque até agora era preciso oculos, mas com a tecnologia Nintendo 3DS, o 3D torna-se viável e prático.
Se o 3D sem óculos fosse assim tão bom, já teria sido aplicado às TVs. Esse sistema obriga-te a estares num ângulo X a uma distância Y para poderes ver em 3D. Claro que para uma portátil não há problema, não vais estar a ver de lado, mas para uma TV…
Cumps.
potente!!!
Em duas palavras: Sem palavras…
Pioneiros da Realidade Aumentada ( Tonchidot ), pioneiros dos Raios-T e da motos Honda… Agora isto… Kudos para os Japoneses…
Se nós tivéssemos a força de vontade de trabalho que os Japoneses, nós éramos uma economia de topo. Temos o Génio, o Espírito mas a Vontade é algo que está a faltar…
Temos um sistema de justiça curioso.
Em Portugal, ladrões que roubem quantias piquenas são presos. Ladrões que roubem quantias elevadas, são colocados à frente de autarquias.
Temos realmente um sistema único no mundo. Um autêntico case-study internacional.
Este estilo de politicas são predominantes em países latinos, já é genético.