Madagáscar 3 com tecnologia HP
O poder da tecnologia HP e a criatividade da DreamWorks Animation SKG, Inc. juntaram-se para dar ao público um prazer selvagem no filme de animação em 3D, Madagáscar 3, que estreia em Portugal a 26 de Julho.
A tecnologia HP foi utilizada para ajudar os animadores da DreamWorks a resolver os desafios artísticos da nova sequela do Madagáscar e trazer para o grande ecrã a terceira parte deste sucesso de bilheteira. É a primeira vez que o público verá um filme da série Madagáscar em 3D. O filme original foi lançado em 2005 e, juntamente com sua sequela de 2008, arrecadou US$ 1,1 mil milhões em bilheteiras de todo o mundo.
A DreamWorks utilizou a tecnologia HP, que incluiu a HP Converged Infrastructure, as HP Workstations da série Z, servidores HP e soluções de rede para o processamento digital de forma a possibilitar criar um novo nível de perfeição num filme de animação.
"O nosso objetivo com cada filme é puxar a nossa criatividade até aos limites, para criar a história", afirma Ed Leonard, Diretor de Tecnologia da DreamWorks Animation. "A tecnologia HP permite que os nossos artistas possam ultrapassar os limites anteriores, e concentrarem-se na criação da experiência mais poderosa de animação em 3D."
A DreamWorks Animation utiliza a tecnologia HP em todo o ciclo de produção, nos mais infímos pormenores, desde as tarefas diárias até ao desenvolvimento das cenas de animação mais detalhadas e ao processamento de enormes quantidades de dados de renderização. Ao longo dos anos, a tecnologia HP tem desempenhado um papel fundamental na criação de filmes de animação da DreamWorks, tão inovadores como o “Shrek”, ”Como treinares o teu Dragão ”Kung Fu Panda,” ”Kung Fu Panda 2” e “O Gato das Botas.”
Madagascar 3 utiliza várias tecnologias da HP, incluindo:
- Os artistas utilizaram mais de 200 Workstations HP Z800 de alto desempenho, para ajudar a criar uma grande variedade de ambientes orgânicos extremamente complexos, que existem em parte devido ao extraordinário poder das Workstations da HP com processadores multicore. Os artistas utilizaram estas workstations para ajudar a projetar tudo no filme – desde a personagem Zooster até aos efeitos digitais, incluindo um incêndio complexo e planos altamente detalhados da multidão.
- A tecnologia HP DreamColor foi utilizada no processo de produção do filme para garantir cores precisas e consistentes na impressão, no monitor e no grande ecrã.
- A tecnologia HP ProLiant BL460c blade, dispersa geograficamente em quatro server farms de renderização nos Estados Unidos e na Índia, proporcionaram um pico de potência de computação nas fases cruciais de produção. Os servidores blade suportaram uns incríveis 200 terabytes de dados e mais de 65 milhões de horas de renderização.
- As soluções de rede da HP, incluindo switches da série HP 12500, 5800 e 6120, HP Networking Intelligent Management Center, e HP Intelligent Resilient Framework, ofereceram níveis significativamente melhorados de desempenho da rede e proporcionaram uma versão simplificada e gestão única da rede através de um ambiente WAN / LAN de 10G escalável. O HP IBRIX X9720 Network Storage System permitiu à DreamWorks responder aos exigentes requisitos de dados não estruturados do estúdio, permitindo um crescimento futuro.
- Os serviços HP Enterprise Flexible Hosted Rendering Services disponibilizou à DreamWorks poder de computação de alto desempenho, para obter capacidade dinâmica na exigente computação gráfica (CG) do filme. Ao longo do ciclo de produção, 12 por cento do "Madagascar 3" foi realizada na nuvem.
- A DreamWorks Animation utilizou também os serviços de impressão - HP Managed Print Services (MPS) - para facilitar a complexidade da gestão de impressão e aumentar a produtividade durante a produção do "Madagascar 3". Com as soluções de MPS da HP, a DreamWorks Animation transformou os fluxos de trabalho com base em papel, para reduzir os custos de resíduos, cortar custos e aumentar a produtividade dos funcionários.
"As Workstations Z da HP influenciam o gênio criativo da DreamWorks e ajudam a trazer a ‘next big thing’ em animação, para o público de todo o mundo", afirma Jeff Wood, vice-presidente de Marketing Mundial, Unidade de Negócio Comercial Solutions, HP. "A HP está comprometida com os profissionais de media e entretenimento, e vai continuar a trabalhar com líderes como a DreamWorks para perceber as necessidades da indústria e desenvolver a próxima geração em tecnologia."
Curiosidades do Madagascar 3:
- Foram utilizadas mais de 120, 000 frames individuais, geradas por computador, para criar o filme.
- A majestosa sequência ‘Circus Act’ apresenta a maior e mais detalhada multidão produzida na história da DreamWorks - mais de 5.000 personagens individuais. A cena inclui vários efeitos especiais, incluindo neblina, faíscas, brilho, fogo e chuva, e exigiu 1,6 milhões de horas de renderização para ser produzida.
- A sequência Flashback incorpora efeitos de fogo maciço e planos altamente detalhados da multidão, imagens que exigiram 2,8 milhões de horas de renderização.
- Na sequência da corrida para o comboio, cerca de 1.200 Euros são atirados ao ar.
- O horizonte de Manhattan originalmente não tem o novo World Trade Center- um colaborador da DreamWorks de Nova York, que tinha visitado a zona, ficou impressionado com o edifício parcialmente concluído e pediu que fosse inserido no filme, para mostrar a sua arquitetura surpreendente.
- Os Cílios de Gia têm 96 faixas que podem ser animadas.
- Alex tem mais de 2.000 controlos individuais, para permitir que os animadores possam posicioná-lo em qualquer pose concebível.
- Cada pessoa, nas cenas de multidão, tinha três corpos possíveis, seis cabeças possíveis e diversas possibilidades de itens de guarda-roupa, o que dá um total de mais de 19 milhões de combinações para uma única pessoa. Como comparação, a área metropolitana da cidade de Nova York apenas atingiu este ano uma população de 19 milhões.
- Havia 2,393 edifícios no conjunto do Mónaco, compreendendo 42 modelos diferentes, a maioria dos quais tinha três variações. Muitos dos edifícios tinham outros modelos espalhados em cima.
Este artigo tem mais de um ano
Milhões de horas?
pois.. de acordo com google são 1000000 horas sao 114 anos..
Sim. Por exemplo, imagina que tu e eu pertencermos a uma empresa e estamos a desenvolver um projeto. Tu trabalhas 8 horas por dia e eu trabalho outras 8. Assim sendo, o projeto em questão está a evoluir a um ritmo de 16 horas por dia. E claro que se multiplicares estes valores por centenas de funcionários rapidamente chegamos a valores maiores. Se formos 200 a desenvolver o projeto e cada um trabalhar 8 horas, apenas num dia do nosso calendário foram debitadas 1600 horas.Se ainda multiplicares essas 1600 horas por um mês completo de trabalho (31 dias) dará um total de 49600 horas, quando um mês de 31 dias apenas tem 744 horas.
ah ok ja entendi 😉
Simplesmente Genial !!!
A minha intenção não é a de vir aqui criticar, e muito menos começar uma “guerra”, mas apenas de chamar à atenção e com isto digo que sendo o Pplware um blogue de Portugal, dava jeito meterem as designações em português de Portugal e conforma a nomenclatura portuguesa.
Isto porque na verdade, os dois primeiros filmes da série Madagáscar arrecadaram (arredondando) 1 mil milhão, e não 1 “bilhão” (bilião em português de Portugal).
Isto porque em Portugal: 1.000.000.000 = mil milhões, e um bilião = 1.000.000.000.000.
Compreendo perfeitamente o lapso, pois é muito mais fácil e rápido de dizer um bilião do que mil milhões, mas fazendo as contas é uma grande diferença…
*”conforme a nomenclatura portuguesa”
Boas Rui,
A questão de 1 mil milhão ou bilião já tem sido discutida em outros artigos por aqui. Em Portugal, tal como referes, não se designa de 1 bilião mas sim 1 mil milhão, mas como também o valor está em dólares também não é critico 🙂
Alterei no entanto para mil milhão
Bilhão é um termo utilizado no Brasil e corresponde a mil milhões logo o texto estaria correto mas concordo com a adoção da nomenclatura portuguesa.
🙂
porque não disseram logo pestanas, em vez de cílios. Isto de nos pôr a pesquisar… 😀 É que eu nem sabia o que eram Cílios nem quem/o quê era a Gia. Portanto os “Cílios de Gia” para mim era daquelas frases que não me dizia nada.
Quanto pagou a HP para este artigo “publicitário”?
Gostei das curiosidades 🙂
Alguem foi ontem a noite ao cinema ver o filme?
Tá ridiculamente BRUTAL!!! é o melhor dos 3 😛