São várias as fabricantes que ao longo destes últimos meses têm lançado os seus próprios dispositivos Wearables, principalmente relógios inteligentes.
Contudo além do Apple Watch, a maioria dos restantes fabricantes está a utilizar nos seus dispositivos Wearables uma versão do Android Wear.
Foi aqui que a LG e a Audi surpreenderam todos. Este relógio inteligente que criaram em conjunto não irá utilizar Android Wear!
O relógio inteligente da LG e da Audi foi um dos Wearables mais desejado da CES 2015, tendo as duas fabricantes apresentado um protótipo que oferece uma pequena amostra do que serão os futuros dispositivos Wearables da empresa.
Mas um dos factos mais interessantes e que chamou mais a atenção dos visitantes da CES 2015 foi o facto que estes relógios inteligentes não utiliza Android Wear mas sim webOS.
O sistema operativo webOS é um sistema operativo de código aberto, foi lançado pela já extinta Palm e utilizado no seu Pre Smarthone em 2009.
Sem ser um dos sistemas operativos mais utilizados actualmente, a LG irá trabalhar com ele nos seus Wearables, sendo este protótipo o primeiro vislumbre do que poderão ser os próximos dispositivos da empresa.
O webOS virá equipado originalmente com um conjunto de aplicações muito interessante, como telefone, mensagens, música, calendário, e-mail e a aplicação própria LG Health W. Mas estas são as aplicações que quase todos os relógios inteligentes trazem consigo.
A principal diferença neste dispositivo serão as suas aplicações extra, algo que que os dispositivos equipados com o Android Wear podem receber facilmente via Play Store.
O relógio inteligente da LG irá contar com uma aplicação Audi, que irá permitir controlar várias partes de um veículo emparelhado, incluindo desbloquear o automóvel via NFC.
Contará ainda com uma aplicação de Voice Memo, Q Voice, um obturador remoto e ainda uma aplicação que me permitirá encontrar o seu smartphone.
Este novo smartwatch terá a capacidade de funcionar de forma autónoma e comunicar com o veículo mesmo se não estiver ligado a um smartphone. Nesses momentos utilizará a sua própria conexão à rede de dados dos operadores.
Quanto à sua construção, este é um relógio muito elegante e muito atraente, sendo construído em aço inoxidável, bracelete de couro e vidro de safira permitindo assim ser resistente à água.
Ainda não está definida uma data para que o dispositivo comece a ser comercializado, no entanto quem estiver a pensar comprar um relógio inteligente, pode esperar que os dispositivos da LG sejam semelhantes a este protótipo, bonitos, de boa construção e com um óptimo conjunto de aplicações.
Por Hugo Sousa para Pplware