Pplware

Fale, faça barulho… a bateria do seu smartphone vai carregar

Apesar dos avanços tecnológicos, a autonomia das baterias para dispositivos móveis continua a ser um dos pontos fracos nos mais diversos equipamentos. O objectivo das várias investigações que têm vindo a ser realizadas nesta área passa por garantir uma maior autonomia (e já vimos aqui uma investigação onde foram usadas pontas de cigarro) mas também arranjar mecanismos/soluções de “auto sustentabilidade”.

E se os smartphones, ou outros equipamentos, conseguissem auto carregar-se usando simplesmente os vários sons que vão captando?

De acordo com uma investigação levada a cabo por investigadores da Universidade de Londres e da Nokia, o carregamento de smartphones através do som é algo que se pode tornar uma realidade.

No último ano, os investigadores Dr Joe Briscoe e Dr Steve Dunn da QMUL’s School of Engineering and Materials Science descobriram que reproduzir músicas POP ou Rock poderiam ajudar a melhorar a performance das células solares – também chamada célula fotoelétrica ou célula fotovoltaica, é na prática um dispositivo eléctrico, de estado sólido, capaz de converter a luz directamente em energia eléctrica por intermédio do efeito fotovoltaico.

Com base nesta descoberta o grupo de investigadores da Nokia e da Universidade de Londres criaram um protótipo de um sistema para recolha de energia, que poderia ser usado para carregar smartphones, recorrendo ao ruído de fundo como por exemplo o tráfego, a musica, as nossas próprias vozes, etc.

Durante a investigação, a equipa usou propriedades do óxido de zinco – um material que, quando dobrado ou esticado cria uma tensão através da conversão de energia do movimento em energia eléctrica, na forma de nanobastões .

Os nanobastões podem revestir diversas superfícies e em diversas zonas. Quando essa superfície é comprimida ou alongada, por exemplo através da vibração do som que é emitido pela nossa própria voz, os contactos eléctricos de ambas as partes do nanobastão passam a “recolher” e a converter o som em energia. De acordo com o relatório, os nanobastões conseguem gerar energia suficiente (cerca de 5V) para carregar um smartphone.

Via phys

Exit mobile version