Boston Acoustics A25, coqueluche no mercado das colunas
A americana Boston Acoustics, com sede em Massachusetts, trouxe a Portugal o seu modelo de colunas A25 considerando-as como ideais para garantirem a qualidade de som em pequenos – e grandes – sistemas de alta-fidelidade. Estando à disposição com acabamentos em preto, branco e cerejeira, estas colunas surgem numa gama de preços onde normalmente é difícil encontrar produtos de qualidade. As colunas de pequenas dimensões, com apenas 27 cm de altura, são uma das razões pelo qual não é fácil encontrar produtos de qualidade nesta gama, que tiveram a sua génese num sofisticado sistema de cinema-em-casa.
Nos sistemas de colunas de cinema-em-casa, os fabricantes possuem uma tendência natural para propor volumosas colunas de chão para a frente (o chamado “par estéreo”) e colunas “de efeitos” para trás, de pequenas dimensões. No entanto, quando os clientes procuram colunas pequenas para colocar à frente, num pequeno sistema hi-fi ou até mesmo num sistema mais potente mas para usar numa sala menor, normalmente é-lhes proposto, equivocadamente, colunas pequenas que na verdade foram originalmente criadas para reproduzir efeitos sonoros num sistema surround e não para música estéreo.
O mercado oferece, claro, uma ampla variedade específica de reprodução em dois canais, mas nos últimos tempos estas tendem a ser bastante caras face à sua «escassez» de procura e qualidade associadas. A principal distinção das Boston Acoustics A25 reside no facto de terem sido concebidas de raiz para a reprodução estéreo e apresentarem ao mesmo tempo um preço competitivo. Por outro lado, as reduzidas dimensões, os diferentes acabamentos e o posicionamento flexível – por poderem ser colocadas numa prateleira, sobre um suporte de coluna ou directamente na parede, por exemplo – permitem uma fácil integração no habitual decor doméstico.
A Boston Acoustics pretendia criar com este modelo uma mistura, que no fundo pudesse agradar tanto a americanos, origem da marca, como aos europeus. E o desenvolvimento do projeto refletiu isso mesmo tendo trabalhado com o designer independente alemão Karl-Heinz Fink mas também com o lendário engenheiro de áudio japonês Ken Ishiwata. O resultado final foi aquele que a empresa pretendia, pois estas colunas chegam a Portugal depois de terem conseguido a proeza rara de serem premiadas pela imprensa especializada nos dois lados do Atlântico: Editor’s Choice na prestigiada revista norte-americana Gramophone e o cobiçado selo de 5 Estrelas da britânica What Hi-Fi Sound & Vision.
As Boston Acoustics A25 estão já disponíveis para venda em Portugal com um preço aproximado de €199 em qualquer dos acabamentos: preto e branco brilhante resistente a riscos ou cerejeira acetinado.
Principais caratecrísticas:
- Frequencia de resposta: 55Hz - 25kHz;
- Amplificador recomendado: 10 - 150W;
- Impedância: 8 ohms;
- Sensibilidade: 87 dB (SPL/2.8V/m);
- Woofer: 5.25'';
- Tweeter: 1'' Kortec softdome;
- Dimensões (HxWxD mm): 270 x 183 x 225;
- Peso (kg): 4.6
Homepage: Boston Acoustics
Este artigo tem mais de um ano
Onde estão a ser comercializadas em Portugal? Obrigado
André, o representante oficial em Portugal é a Infinite Connections, Unipessoal Lda.
Obrigado!
Fora de Tópico
http://bookmycloud.com
Opiniões sobre o serviço?
@André, na zona de Lisboa encontra as Boston no Belmiro Ribeiro, na Amadora (http://www.belmiroribeiro.pt), mas o melhor é ligar primeiro para confirmar.
Se vive fora da zona de lisboa, envie um email para Infiniteconnections@infiniteconnections.pt que eles indicam.
António Eduardo Marques
AEMpress
Penso que a coqueluche do mercado serão mesmo as A26, modelo superior a este e pouco mais caro.