A nova espécie da Pioneer – CDJ 2000
A Pioneer criou um hype enorme sobre estes novos bichinhos juntos da comunidade dos dj's e eis que aparece um verdadeiro peso pesado!
Muito se especulou à volta deste produto devido a uma campanha de vídeos curiosos e especulações malucas. Um pouco à lá Apple portanto.
Para começar, sem por a carroça à frente dos bois, vou explicar o que raios é o CDJ. Um CDJ ou compact disc jockey é nada mais do que um leitor de cds. Mas desenganem-se os menos atentos, pois não é um leitor qualquer. É fabricado pela Pioneer especialmente para DJ's. Possuem botões que nunca mais acabam. Fazer loops, mexer no equalizador e mudar a batida da musica são apenas algumas opções. São usados normalmente aos pares e chegaram para substituir os gira discos (turntables) pesados e enormes.
Mas como já devem ter reparado, este não é apenas mais um CDJ.
- Podemos começar pelo ecrã WQVGA (480x234) que mostra tudo o que acontece no nosso cdj;
- Este cdj não é só um leitor de cd's como lê também dvd's, flash drives e cartões de memória SD. O que quer isto dizer em termos de inovação? Peso a menos. Falo portanto no peso dos cd's que os dj's carregam;
- Tem um programa especifico para quem gosta de trabalhar com o laptop;
- É possível utilizar com programas como ableton live, traktor pro e serato;
- Possui uma área sensível ao toque que serve para "saltar" para aquela parte da música que queremos;
- É possível ter até 4 aparelhos ligados em rede a utilizar o mesmo cartão de memória ou a mesma flash drive;
- 3 botões para os cue points;
Como podem ver, é uma panóplia de funcionalidades (umas novas, outras não) que prometem fazer as delicias dos mais endinheirados, pois infelizmente, o preço esperado é qualquer coisa como 1800€.
Este pequeno brinquedo deve estar disponível por volta de Novembro, pronto para animar todas as festas possíveis e imaginárias.
Este artigo tem mais de um ano
já tive oportunidade de o experimentar e não achei nada demais.
Após “lançarem” os sistemas digitais para tocar com portátil (Serato, traktor,vestax, etc), a pionner ficou para trás, não cria algo novo e revolucionário, a única diferença do CDJ 2000 é poder tocar directamente a nossa “playlist” do pc. As Funcionalidades de cartão de memória já existia no CDJ 1000, a leitura de pen’s no CDJ 400, logo as caracteristicas não foram tão inovadoras tanto quanto isso.
artigo que mercia uma review era a Pionner SVM 1000 com a qual se consegue fazer mistura de audio e vídeo em tempo real 😉
cheers
Eu acho, e isto é apenas a minha humilde opinião que o futuro do dj passa ao lado dos cdj’s. O Digi-djing vem trazer muitas novidades e novas oportunidades que deitam a baixo (e isto, repito, na minha opinião) os cdjs. O único senão é o laptop, que não gosta muito do ambiente de uma disco 😛
E acredita que se tivesse uma disponível fazia a review com todo o gosto 😉
O futuro dos Dj’s passa por todas essas celebridades nacionais que andam armadas em DJ em festas de gente de bem ehehehe 😉
Nem falo nisso. só dou mérito a um: Nuno Lopes! gosto da pinta do gajo 😉
o nuno lopes já era dj antes de ser actor 😉 é a diferença dos outros fashion todos 🙂
Awesome!
parece giro…mas eu pouco ou nada percebo de “DJing”….
no entanto parece-me que se basearam num pressuposto perigoso: com o CDJ já não ia ser preciso computador….
Não é preciso computador para nenhum cdj. Mas eu acho que o computador vai-se tornar num elemento fundamental na cabine de um dj
Já é, mas é sempre pouco fiável um set à base de portátil. Esta nova vaga de instrumentos de empresas do ramo dão algo menos falível. Se há muitos dj’s e até musicos que não se arriscam com computadores é por isso mesmo. sao computadores e nao algo dedicado feito só para fazer aquilo. Um crash dum portátil (onde há demasiadas variáveis imprevisiveis e acessórias) num live set ou num concerto é mesmo a morte do artista. ouch!
É bom para artistas de topo… Exemplo dos justice, que levam sempre dois portáteis, em que um só é usado no caso do outro falhar 😛
Não tou bem a par do gear e metódo dos “francius” mas até pode ser por precisar de 2 fontes sonoras por só uma esgotar perigosamente o processamento da máquina, não sei. É preciso ver que muitas vezes combinaçoes de sampler, sintese e drums num portátil a puxar pelo disco e cpu pode tornar a coisa crítica.
@NCB
Sim, eu sei disso. E até dou um exemplo português: Buraka Som sistema. Nos live sets usam um portátil com o serato e outro só para efeitos.
Mas no caso dos justice um é mesmo em caso do outro falhar, pelo menos foi o que me pareceu quando vi umas fotos por ai.
Boas!
Só para terem uma noção, eu uso o Serato, e todas as noites que toco onde sou residente (Kadoc) ou em locais onde sou convidado, convivo com outros Dj’s que utilizam Serato ou traktor. Quase todos utilizam Mac pelo que o problema do crash deixa de existir. Mas pelo sim e pelo não ando sempre com dois Mac. Não vá acontecer (como já me aconteceu) ter um copo inteiro despejado em cima do portatil.
Mas já me acontece ver meninos com PC a terem graves problemas com crash’s.
É uma questão de escolha do equipamento, se utilizamos um emulador de vinyl ou outro “gear” de Dj’ing digital, temos que nos precaver e retirar a variável “microsoft” da equação.
Em 4 anos de uso de Serato, nunca tive um crash de software. e mesmo com o “copo” o Mac só deixou de funcionar depois de eu terminar o gig.
Espero ter sido esclarecedor.
!!!!!!!!!!
Impressionante, é o mínimo que se pode dizer!
A evolução nunca pára de me surpreender…
1800 euros? pff… grande parte dos DJ profissionais conseguem recebem isso (ou mais) numa noite. Este modelo é uma evolução do que já havia pois a pionner nunca deixou de se preocupar com o dj “virtual”.
Não me faças rir… Em Portugal? Certo…
São como os jogadores de futebol. Os que são bons e/ou caem em graça ganham isso ou até mais… os outros que ninguém conhece, e que são 90% deles, não ganham isso numa noite de certeza.
Bem, então ria-se à vontade (ou se calhar podemos chorar por estar na profissões erradas). Isto é como o futebol, há os que mal ganham um tostão na terceira divisão e há os que são pagam a preço de ouro na primeira divisão, mesmo em Portugal. E ressalve-se que eu falei do DJ em geral e dos que realmente são profissionais (não de tipos que fazem uns biscates). Há muitos que precisam até de gastar bem mais do que isso por mês em vinil.
Rapidamente e para tentar dar-lhe uma outra noção de como é a coisa:
http://www.hugoleite.com/index.php?option=com_content&task=view&id=77&Itemid=53
Até parece que pensámos o mesmo.
Assim contas por alto o Deadmau5 só em equipamento leva perto de 10000€
Pois foi, eu perdi isso no Optimus! Era o último da noite e eu já estava demasiado feliz por cobiçar o “equipamento” analógico” e as luzes dos Ghostland Observatory!
Caro,
Como disse o João Campinhos, qual é a percentagem de disc-jokey’s que cobra “valores na ordem de 15,000 euros” por noite? Quando você diz que “grande parte dos DJ profissionais” recebe mais de 1800 euros por noite simplesmente não é verdade. Há sim uma elite do DJing internacional que recebe valores acima, muito acima até, disso. Mas esses conseguem patrocínios e apoios de marcas como a Pioneer e outras, não precisam de o tirar do bolso.
Com toda certeza Ricardo!!!
@NCB, falas da grande parte dos dj’s, e depois pões um link do hugo leite como se fossem todos como ele. A grande parte dos dj’s em Portugal não recebe isso numa noite. Vives noutro mundo, só pode… E quanto ao usar portáteis em sets, aqui é que se percebe porque é que se compra um mac. Vai lá perguntar porque é que têm todos um… os que não têm não é por terem medo, é porque não querem.
dppako, mas olha eu também já se viu mac’s a crashar em plenos concertos. Nada como puro hardware musical 😉
Quanto à questão do DJ’s recordo que foi o Ricardo Ferreira que “adulterou” a minha afirmação inicial já que eu falava como é do mundo DJ “global” e para eles essa quantia não lhes é assim muito difícil ganhar. E quanto ao portugues até há uma uma boa dezena de “hugo leites” que vivem muito confortavelmente da coisa porque “fazer sede” em discotecas com muita gente sempre rendeu.
toco com um sony e nunca deu problemas, agora já vai de como temos o sistema operativo.
se tiver “limpo e actualizado” não dá problemas.
o analógico também tem os seus problemas, quantas vezes nao fui tocar a sítios que as agulhas já estavam “estranhas”, discos picados, cds riscados ou lentes que avariam a meio dos set’s…
se formos a ver vai dar ao mesmo. eu simplesmente mudei para o sistema digital pela legalidade, pois ou tocas só com vinil ou com portátil para andares legal.
só uso o portátil para armazenar o que compro, de resto toco como no analógico sempre com os timecode e está a funcar 🙂
sempre roda no ar
Olá meus caros amigos.
Antes de mais, quero começar por dizer que sou fã incondicional de hardware de qualidade superior, tanto no que respeita à cabine, como num P/A de qualidade bem equalizado.
Quanto aos leitores de formatos analógicos e/ou digitais, tenho algo a partilhar convosco.
Sou DJ há 16 anos e continuo a achar que os meus velhinhos sl-1210mk2, são um “must” para quem quer dar show…!
Tenho uns CDJ-100s há 8 anos e continuam a ser uns excelentes leitores de cd. São fiáveis, muito portáteis e continuam com um design bastante apelativo.
Os CDJ-1000 são excepcionais, no entanto, o CDJ-2000…..,
Esta máquina está espectacular!!! E quem disser o contrário, estará a mentir!!!
Por muito que desdenhem, há um ditado que diz: “Quem desdenha quer comprar ! ! !”. Pois bem, eu não desdenho, mas quero comprar!!! Além de lindos, têm funções que poderão dar asas à vossa imaginação, tais como a gravação de loops e posterior montagem dos mesmos, leitura de DVD, bem como todo um conjunto de coisas engraçadas que, bem exploradas, vos poderão fazer brilhar num set.
Mesmo que me digam que isso já é possivel com alguns softwares, acho que é uma máquina muito completa, que permite ter, no fundo, um sistema hibrido; um misto de software avançado com um hardware de topo…!
Aconcelho vivamente a juntarem dinheiro das vossas actuações e comprem uns desses!!!
Eu já comecei a juntar…!
Aquele abraço para todos e bom trabalho!!!
Olá sou amante fiél do analógico amo de coração meus sl 1200, ainda assim não mi vejo no direito de ignorar os digitais mesmo por q não sou ném um polco maluco,tenho um par de 200 o qual já acho uma maravilha,imagina só o par do 2000,não tive a oportunidade de vêlos pessoalmente, porém de ant mão sei q é coisa bõa então assim q puder comprarei um par um abraço e juizo á todos.
Gostei da tua opniao mas voce sabe k com a crise nem todos temos possiblidades de fazer enconomias, por isso k eu comprei o virtual dj, brevemente terei a skin do cdj-2000 i o problema estara resolvido
ah ah ah…pois é, com estes tempos a mudarem drasticamente, pra quê tanto sacrificio enquanto existem alternativas mais do sufcientes para fazer um ”corta-mato directo ao destino que pretendemos”; não quero dizer que com um esforço a mais não é bom (ao contrário, todo esforço compensa) mas se existem o útil, agradavel e barato usaremos os digitais e analógicos acessiveis aos bolsos de cada um…Portanto certa minória não percebe que o d$nheiro não cai do cêu! **
*** ***
toda a gente aki diz ke os cdj’s estao a ficar p tras em relação aos pc’s e softwares..ja alguem se lembrou ke para usarem os seratos ou os traktor ke teem ke ter pratos ou CDJ’S?
antes de mais,joao campinhos…com o maior do respeito p si..o nuno lopes é uma bosta e nem sei kem lhe disse a ele ke era dj…fui á abertura de verão do pacha(ofir) e vi esse senhor a dar cabo da noite e digo isto pk em 19 anos ke levo como dj ainda hj n sei ke tipo de musica era akela ke ele passou e escusado será dizer ke as pessoas iam assobiando ne?..bem,é um actor e isso abre-lhe muitas portas…
o mundo dos dj’s é uma guerra sem precedentes..faz-se de tudo para se chegar ao topo porke como já li aki há dj’s ke ganham mais do ke jogadores de futebol(e sorte a deles) pk se eu pudesse ganhava o mesmo 😀 o problema ke se pÔem actualmente e ke está a minar por completo na actualidade o trabalho de muitos dj’s são os miudos novos ke saem das escolas de dj’s ke mais parecem cozinhas de fabrico em kuantidades… os putos terminam os cursos e dps vão á “cata” de trabalho e sujeitam-se a tocar em troco de umas vodkas lixando a oportunidade de outros djs ke ja andam no mercado há mais tempo ke precisam de ganhar uns trocos,para comprar musica e ekipamento para poderem evoluir… é obvio ke os patroes das casas aproveitam..pk nao juntar o util ao agradavel se aparece um miudo ke até mixa bem e so toca p umas vodkas? o segredo está na propria evolução de cada dj e para se chegar ao topo a pulso só há um caminho…produção!!!
Um dj de auto nivel e como um bom treinador de futebool, tem sempre k envoluir com o passar do tempo, senao ficara sempre para tras.
Nem preciso comentar que a pioneer é ( na minha opinião e da maioria) a líder mundial em equipamentos para dj pelo seu visual,durabilidade , precisão dos recursos como pitch , jog , enfim flar mal da pioneer é o mesmo que falar mal de uma ferrari ou ate mesmo comparar pepsi com coca cola.
PIONEER A MELHOR !!!!
So pra nao deixar de comentar em relaçao ao pioneer. Sou DJ a 12anos em Nampula ca no norte de Moçambique ,em Moz é dificil ser-se dj. Pk os patronatos antes nao investiam em material, hoje uns e outros ja o fazem, mas isso na capital(Maputo) e nao nas provincias. O primeiro leitor Pro k utilizei foi o Numark 34S, passado pra 88s e fui descobrir o Denon k na epoca comprei o excelente DN 4000 pratico e com boa durabilidade. Tempo dpois vim a comprar os DN 5000 ate entao os Denon’s eram os melhores leitores pra mim. Lembro-me da vez k fui convidado p tocar na capital e levei os meus DN5mil. Na cabine encontrei os pioneers 1000mk3 e deixei-os de lado. Por capricho comprei os pioneer cdj 200 e me apaixonei pela precisao, rapidez de leitura e durabilidade. Meses dpois comprei os cdj 800 k sao outra maravilha. Tava juntar dinheiro p poder comprar os cdj 1000 e um serato. Mas com a vinda dos cdj 2000 vou esperar um pouco mais pra os ter. Se alguem poder me vender… +258823808280 Nestes anos todos aprendi k pra se ser DJ, tem k se gostar do k se faz e nao fazer por dinheiro ou fama. Como uns e outros o fazem. Hoje sou dj e tenho mto equipamento de som k alugo pra festas e discotecas. Tdo isso pk nao keria sofrer em cabine de som. E posso dizer com firmeza k Pioneer é o melhor pra os DJs. Abraço.
Boa tarde a todos, necessito de ajuda.
Tenho 2 CDJ2000 e cria ligar ao Traktor Pro, o que se passa é que só consigo ligar um de cada vez nas saídas de áudio dos canais A e A.
Não consigo distribuir o sinal de áudio dos dois CDJ pelos canais A e B.
Alguém me pode ajudar.
Obrigado
Boas!
Antes do mais, pretendes ligar um Mac ou um PC?
Se for mac é relativamente fácil, se for PC continuas com a “variável microsoft” que cedo ou tarde só te vai dar problemas.
mas aconselho-te a ver os videos do Youtube no link:
http://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=youtube+connect+cdj2000+traktor&ie=UTF-8&oe=UTF-8#q=youtube+connect+cdj2000+traktor&hl=pt-PT&client=safari&rls=en&prmd=iv&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=C4cCTdG4D8eSswaVkMTlCQ&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCYQqwQwAA&fp=60b5273df132b9c1
Em que vais encontrar vários tutoriais que te vão ajudar a fazer isso.
a melhor coisa q fizeram foi terem feito isto pioneer estou contigo.
se quiserem carregar seus cdjs com House e Progressive, passem nesse site http://www.130bpms.com Todo dia tem musica nova.
abraços espero que seja útil a todos!!!
Valeu…!
Olá pessoal.
Curtí todos os comentários. É bom tentar perceber o que se passa nesse meio fabuloso dos DJS. Entretanto, gostaria que alguém me respondesse a seguinte questão: Há mulheres DJS ou esta profissão é exclusividade dos homens? obrigada e um abraço à todos.