Mais uma extensão no Google Chrome
Uma das falhas que têm sido apontadas ao Chrome é a falha de extensões que consigam ombrear com as do Firefox e do Opera. Outra falha dita grande é a inexistência de um leitor de RSS.
O dia em que isso deixará de ser um problema aproxima-se a passos largos. Por um lado o suporte de extensões está já nas versões beta e por outro já é possivel ter RSS no Chrome. Esse suporte ainda não é nativo mas é um passo no sentido certo.
Pois hoje trago-vos a forma de poderem activar a leitura de RSS no vosso Chome.
Lembramos que o suporte a extensões depende de terem instalada uma versão de desenvolvimento do Chrome. Esta "obrigatoriedade" pode afastar alguns utilizadores. Por experiência pessoal ainda não encontrei nada que me fizesse não usar estas versões. Apesar de serem de desenvolvimento apresentam uma estabilidade formidável!
Activar o canal Dev do Chrome
Para activar a utilização dessas versões é tão simples como descarregarem o Google Chrome Channel Changer e escolham a opção Dev. Façam actualizem o vosso Chrome e estão prontos!
Ao contrário do que temos explicado para activar as novas funcionalidades desta vez não é necessário colocar nenhuma flag no arranque da aplicação. Vem já por omissão!
Agora que temos a versão de desenvolvimento instalada e a correr vamos tratar de instalar a extensão. Acedam a este link e gravem o ficheiro que vos é apresentado. No final o Chrome vai querer instalar a extensão. A prova disso é o aparecimento da caixa abaixo.
Depois disso e para provar que a extensão está instalada, ao acederem pela primeira vez a um site que tenha RSS (o Peopleware é um bom exemplo) será apresentada a mensagem abaixo.
Passa então a estar presente no final da Ominibox o ícone representativo da presença de RSS sempre que acederem a um site com essa funcionalidade.
Se clicarem nesse ícone será aberta uma nova página com os feeds desse site e a possibilidade de o registar num dos muitos readers disponíveis na Internet.
Registem esse feed e apreciem mais essa funcionalidade.
Este artigo tem mais de um ano
Muito boa pedida!!!
muito boa pedida?!! Mas o que é isso?
Eliminem todos os links destes gajos que só querem fazer o primeiro comentário e nem sabem o que dizem.
Para mim são autênticos spammers
Sugestão ao pplware:
E que tal um sistema como o do Youtube, com positivo/negativo nos comentários + um botão de spammer
Acho um óptima ideia, porque as veses estou um montão de tempo a procura de comentários que falem propriamente da aplicação em si e por vez logo no inicio so encontro pessoal “pegados” uns com os outros 😛
Eu sugeria também uma maneira de seguir os próprios comentários e respostas a eles e já agora uma formatação mais prática dos comentários, mas vou esperar sentado – se nem editar os próprios comentários podes, apesar das vezes que isso foi pedido…
Até já tinha sugerido uma extensão para o wordpress que dava muito mais funcionalidades e era bem porreira visualmente, mas toda a gente a rejeitou alegando que assim é que estava bem: simplezinho…
Primeiro dessa vez!!
é hoje que sai a versao beta do google chrome os
em relação ao browser google chrome o que esta extensao faz é remeter para os leitores de feeds conhecidos nao é suportado no browser com faz o ie e o firefox
Por acaso até prefiro o remeter para os leitores de feeds, é onde os leio sempre pois permite-me mudar de computador e continuar com tudo arrumado.
No entanto para o Chrome este já é um avanço pois actualmente nem para essa página os feeds eram remetidos, simplesmente surgia uma página xml o que não era nada prático.
Não é a falta de extensões que me afasta do Chrome, pois já existem bastantes espalhadas por essa web fora.
O que me afasta do Chrome é a falta de integração das extensões com o browser.
Em tempos tive esperança que a Google desenvolvesse uma plataforma extensível ao nível do Firefox; não aconteceu.
As extensões do Chrome não são tão poderosas como as do Firefox nem possuem aquela integração perfeita a que o browser da Mozilla me habituou.
A maior parte delas mais parecem simples scripts que o browser executa dentro de certas condições. Aliás fazem-me lembrar deste projecto da Mozilla que permite a instalação de “extensões” mais simples mas menos funcionais.
Acabaram por cometer o mesmo erro de todos os outros browsers: todos possuem extensões mas nenhum é tão eficaz como o Firefox.
Penso que os utilizadores irão ter de fazer a escolha: um browser simples e rápido ou então um browser equilibrado, manipulável e poderoso.
Para já fico-me pelo Firefox; se a Google, entretanto, resolver investir a sério na personalização do chrome logo vejo.
concordo plenamente com o teu comentário!!
Ainda não entendeste? O Chrome ainda só agora vai começar a usar extensões.. Falas como se já tivesse (ok, tem mas ainda em desenvolvimento, na prática, versão estável aidna não tem) o que não é o caso. Esperem para ver.. Já instalei algumas extensões no meu chrome e gostei da integração.
Como qualquer coisa, tudo tem a sua fase inicial, logo só com o tempo irá amadurecendo, ganhando forma e popularidade.
O Google já está a investir. Uma particularidade que mais gostei nas extensoes do chrome, é que até agora não precisei uma única vez de reiniciar o browser, coisa que no firefox, sempre que se instala uma extensão, tem que se fazer.
Meu caro, entendi muito bem! E mantenho tudo o que disse, sem tirar nem pôr!
Como disse, as extensões do Chrome não conseguem rivalizar com as do Firefox; não por estarem em fase inicial (algumas das que foi testando já vão numa fase avançada) mas porque o Firefox oferece uma API mais rica e versátil.
Como também referi, as extensões do Chrome assemelham-se em tudo ao projecto jetpack da mozilla:
São muito menos complexas;
Não possuem uma integração profunda com o browser;
Não requerem instalação;
Apenas são utilizadas tecnologias web no seu desenvolvimento (aliás, é isto que as torna menos versáteis).
Como pode ver, estou bem consciente do que se passa no desenvolvimento deste browser e, se disse o que disse, foi por descontentamento adquirido pela experiência e não, pura e simplesmente, por ter acordado com vontade de criticar tudo e todos.
Disse que tem uma boa experiência com o Chrome e eu entendo e respeito isso, peço-lhe portanto que respeite também a minha desilusão perante a extensibilidade desse browser.
Apenas manifestei aqui a minha opinião e descontentamento, nunca tentando impor a minha vontade aos demais.
Deixo, entretanto, este óptimo exemplo daquilo que se consegue desenvolver em torno do Gecko e do firefox, talvez assim entenda o meu ponto de vista…
o twitter vai fazer desaparecer o RSS. Substitui de forma fantastica.
RSS é um protocolo, o Twitter é uma aplicação.
Acredito que para si o Twitter consiga substituir o RSS no entanto esta aplicação é demasiado limitada comparativamente ao RSS.
Para ter noção subscreva-se ao pplware através de RSS e do Twitter; grande diferença, não?
Hoje em dia apenas utilizo o browser para comentar os artigos pois a leitura e filtragem dos mesmos é feita no meu agregador de feeds, coisa que não consigo fazer através do Twitter.
Não quero com isto dizer que o Twitter seja inútil, apenas acho que quanto mais exigente for o utilizador menos eficaz se torna este serviço.
Como se costuma dizer: cada cabeça, sua sentença…
Enfim RSS já é possível, agora é esperar por print preview. 🙂
amigos , voces acreditam que teremos um dia extensoes multi-plataformas ? a mesma que serve no firefox pode ser adicionada no opera ou no chrome ?