A Alphabet, como empresa mãe da Google, tem a obrigação de apresentar, trimestralmente, resultados financeiros que demonstram a saúde financeira de todas as suas diferentes áreas.
Este segundo trimestre do ano de 2018 não foi exceção e os resultados assim o mostram. Infelizmente a multa que a Comissão Europeia aplicou veio contrariar estes resultados e é culpada pela queda dos lucros da Alphabet.
Foi há poucas horas que a Alphabet deu a conhecer ao mercado os resultados fiscais e num primeiro momento estes foram excelentes. As receitas da empresa cresceram e atingiram os 32,66 mil milhões de dólares neste trimestre. Este valor mostra um aumento de 26% face ao mesmo período do ano anterior
O problema vem na parte dos lucros, onde a recente multa aplicada os fez descer de forma elevada. O valor reportado pela Alphabet para os lucros deste trimestre é de 3,2 mil milhões de dólares, um valor muito abaixo das estimativas apresentadas pelos analistas.
Sem o valor da multa, os lucros do trimestre subiram para os 8,27 mil milhões de dólares, o que se reflete num crescimento de 32% face ao período homólogo, algo que não era esperado.
Do valor total de receitas apresentadas, 86% vieram da publicidade, que se sabe ser a grande fonte de receitas da Google. Esta vertente rendeu 28,09 mil milhões à empresa neste trimestre. Este valor representa mais 24,7% que no mesmo período do ano passado.
Outra fonte de rendimentos muito importante para a Alphabet é a pouco conhecida “Other Bets”. Esta unidade, que alberga todos os projetos externos à Google, gerou 145 milhões de dólares de receitas, mais 33% no acumulado ao ano. Curiosamente esta área custou à Alphabet 732 milhões em perdas operacionais.
O que parecia ser um trimestre muito lucrativo para a Alphabet e para a Google acabou por estar marcado por perdas. A multa da Comissão Europeia consegue deixar marcas e isso nota-se nos lucros da maior empresa da Internet.