Google vai permitir o pagamento de contas dentro do Gmail
A Google tem tentado alargar a sua presença em áreas onde ainda não se conseguiu estabelecer plenamente. O campo dos pagamentos é algo que está agora a crescer, mas com possibilidades imensas, e a Google quer estar presente.
Uma novidade que se sabe estar a ser preparada para o Gmail é a possibilidade de serem realizados pagamentos dentro da plataforma de email da Google.
Este novo serviço, que ainda está a ser criado, vai dar a possibilidade de se realizarem pagamentos dentro das próprias mensagens de email.
Com esta possibilidade a Google entra no campo dos pagamentos, onde quer estar mas não apenas nos dedicados aos dispositivos móveis. Entra também numa área onde ainda poucos estão e que pode significar uma receita adicional.
O Pony Express, nome pelo qual o novo serviço do Gmail é conhecido, veio a público num documento a que o site Re/Code teve acesso e onde o mesmo é descrito de forma detalhada.
A Google prepara-se para realizar parcerias com empresas que tratam da emissão de facturas de pagamentos, garantindo por um lado que essas nota de pagamento vão directas para o email dos seus utilizadores, mas alarga ainda mais as suas funcionalidades ao conseguir que os pagamentos sejam realizados dentro das próprias mensagens.
Ao ligar-se a estas empresas, a Google garante de imediato que as mensagens recebidas podem ser identificadas e arquivadas de forma específica, podendo os utilizadores ter, de imediato, as suas contas a pagar organizadas.
Por outro lado, e recorrendo a comunicações directas com essas empresas, a Google consegue dar aos utilizadores informações adicionais sobre o estado dos pagamentos e outra informação útil.
É claro que, para usar este novo serviço, os utilizadores vão ter de associar os seus dados de pagamento, mas para muitos será algo que já deram à Google, para realizar compras na Play Store e noutros serviços.
O Pony Express deverá chegar aos utilizadores no último trimestre de 2015, e muito provavelmente apenas para os utilizadores nos Estados Unidos.
O envio de facturas para pagamento para o email não é uma novidade e existe já em vários serviços. O factor de inovação aqui é mesmo a capacidade de realizar os pagamentos dentro do Gmail e sem a necessidade de introduzir quaisquer dados adicionais.
Esta é uma área de pagamentos onde ainda nenhum player se tinha lembrado de investir e onde a Google tem uma vantagem grande ao ter já disponíveis todos os mecanismos e plataformas necessárias para o implementar.
Será esta uma nova área onde as gigantes da indústria vão investir?
Este artigo tem mais de um ano
Offtopic:
Há uns dias que o default pointer para este site me parece ser o usado para s links (mão com dedo a apontar) e não o Ibeam. Será do meu browser ou é um erro algures no vosso HTML/CSS?