Pplware

Google recebe mais de 100 mil denúncias de pirataria por hora

Os direitos de autor e a pirataria são temas recorrentes e com os quais a Google tem que lidar diariamente.

Segundo os mais recentes dados divulgados pela Google relativos a pedidos de remoção de resultados de pesquisa de pirataria, foram feitos no último mês 76 899 797 pedidos o que equivale a mais de 100 mil reclamações por hora.

São as entidades que representam os direitos de autores que mais investem nesta luta incessante contra a pirataria. São estas também as que mais denúncias apresentam diariamente à Google com o objectivo de limpar, bloquear e remover  os conteúdos “ilegais” deste motor de pesquisa.

Durante a última semana de Fevereiro, por exemplo, a Google recebeu mais de 19 milhões de pedidos de remoção de URLs relacionados com “materiais que alegadamente violam direitos de autor”.

 

O número de pedidos não pára de aumentar

Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a um aumento considerável da preocupação no combate à pirataria e isso reflecte-se nos números de pedidos que chegam à Google.

Em 2013 na última semana do mês de Fevereiro, a Google recebeu apenas 4 milhões de pedidos de remoção e em 2014, na mesma semana o número rondou os 8 milhões.

 

Quanto tempo demora a Google a tratar destes pedidos?

Segundo a própria Google, 97% destes milhares de pedidos são tratados em menos de 6 horas após a recepção do pedido.

Os sites relacionados com o download ilegal de música e filmes estão no topo dos sites denunciados mp3vip.org, filestube.to ou 4shared.com, denunciados por entidades responsáveis pela protecção de direitos de autor como a British Recorded Music Industry ou a Degban.

Google Transparency Report


Considera que esta é uma medida eficaz no combate à pirataria?
Exit mobile version