Google prepara-se para lançar a sua assistente virtual inteligente
A inteligência artificial tem evoluído ao longo dos anos e está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Cada vez mais dependemos dela e sem darmos por isso somos constantemente auxiliados.
Presente nos assistentes virtuais, começa agora a conseguir entrar no campo das aplicações. Sabe-se que a Google está a preparar uma aplicação de mensagens que fará uso desta tecnologia.
A ideia da Google para este seu novo assistente assenta na necessidade dos utilizadores de obterem informações constantes e que vão ser obtidas na Internet.
Tudo aponta para que seja uma versão ainda mais inteligente do Google Now, com a capacidade de entender a linguagem dos utilizadores e dar respostas enquadradas e contextualizadas.
Bastará aos utilizadores colocarem as suas questões na aplicação, provavelmente por comandos de voz, para que a nova aplicação lhe devolva tudo o que necessitam.
De início não se espera que esta nova aplicação tenha a capacidade de dar ao utilizador todas as respostas que necessita, conseguindo dar respostas ou indicando links para onde os utilizadores podem obter mais informações.
É também possível que tenha a capacidade de integrar bots e outros sistemas automáticos de respostas de outros programadores, dedicados a questões e a informações específicas de outras fontes.
Esta é uma informação avançada pelo The Wall Street Journal, que reporta que a Google tem este sistema em desenvolvimento há mais de um ano, mas que ainda não tem data prevista para lançamento.
O objectivo da Google é não perder face ao que a concorrência tem para oferecer e em particular ao que o Facebook já apresentou com o M. Este é um assistente que irá estar na sua aplicação de mensagens.
O local mais certo para se ver surgir esta novidade é na sua aplicação de mensagens Hangouts, mas nada garante que não surja numa nova aplicação ou um novo projecto.
Este artigo tem mais de um ano
Mais um algoritmo a meter se nas minhas mensagens e a armazenar informação sobre mim? Não obrigado, já todos os restantes serviços da Google para isso…
…,da Apple, da Microsoft e outros.
Não te iludas a pensar que é só a Google.
exato, tu nao usas, ponto final. nao deixa de ser grande cena. tas prai a falar mas aposto q continuas com a localizaçao e todas as outras coisas de privacidade ligadas. apple logic. preferivel n mostrar nem dar hipotese mas por tras faz tudo igual a google.
A Apple não lê mensagens, emails, não sabe o histórico de localização da pessoa, onde faz compras, quanto gastou, o que pesquisou, etc, etc. Coisas que a Google guarda nos seus servidores.
A quem interpretou mal: uso linux desde 2007, cyanogen mod sem google aps no meu Android, mail da sapo, firefox como único browser, e mais nenhum serviço online tirando o cliente steam. Nunca usei nada da Apple, e Microsoft não quero sequer ouvir falar desde 2009.
então mas o google now ….
Exatamente o que ia escrever…
O Google Now tem um nome idiota, e o M do Facebook não é muito melhor, só é marginalmente melhor porque há (ou havia) um personagem chamado M nos filmes do James Bond.
É que as pessoas gostam de ter “alguém” com quem falar e dá jeito esse alguém ter um nome que possa ser um nome de gente.
Se há coisa de que eu sinto falta no Android e tinha no IPhone, é a siri. Consegui dar mais ou menos a volta a usar um SmartWatch.
eheheh, afinal o google now não é um assistente pessoal, ai as comparações com a siri e a Cortana…
As pessoas quando falam com as assistentes virtuais devem fazê-lo às escondidas porque nunca vi ninguém a interagir com elas, a não ser em brincadeiras.
No carro, dá muito (MUITO) jeito, para chamadas, mensagens, e-mails, agendas, etc 🙂
Pelo que pesquisei e li sobre isto (no Android Central) não é uma assistente pessoal mas uma app de mensagens para competir com o facebook messenger, tendo um pouco de diferenciação pelo facto de utilizar inteligência artificial
Hangout serão inteligentes e rápidos igual plataforma linkedinl oba! oba !
Tipo isto
http://www.nytimes.com/2015/08/04/science/for-sympathetic-ear-more-chinese-turn-to-smartphone-program.html?_r=0
mas com a diferença que esse já existe e já é usado por milhões de chineses?
Ok, e sou só eu que acha seriamente estranho haver gente que passa horas a falar com um bot? 😮
É engraçado ver séries como “Sob Suspeita” a mostrar a potencialidade desse tipo de sistemas para o errado (dirigir publicidade de casas mortuárias para pessoas potencialmente suicidas no exemplo), e outras como o “CSI Cyber” para mostrar como as empresas armazenam secretamente (ou à descarada) a voz das pessoas no servidores deles… enfim a potencialidade para abusos e violação da privacidade é mais que muita, e está ou irá eventualmente acontecer.