Pplware

Google+ poderá ser o YouTube dos vídeos em directo

Disse Steve Grove, director da comunidade de parceiros do Google+.

O Google+ tem vindo a evoluir enquanto rede social, as funcionalidades têm vindo a ser enriquecidas e cada vez menos se assemelha ao Facebook, muito graças à ligação e interacção que esta rede social tem com os estantes serviços Google.

Há dias divulgámos as Escolhas Pplware 2013 e como rede social do ano elegemos o Google+. A escolha até chegou a ser contestada por alguns leitores, mas pensando nas redes sociais mais conhecidas e utilizadas, Facebook, Google+, Twitter, LinkedIn e eventualmente o Instagram, esta foi a que maior inovação e funcionalidades criou durante este ano, mesmo estando longe do número de utilizadores activos das restantes redes.

Durante muito tempo o G+ não era utilizado activamente por grande parte das pessoas como rede social e restavam duas alternativas: ou findava ou dava a volta a esse problema. É certo que a segunda opção foi a escolhida, transformando-se numa plataforma interligada com os restantes serviços Google, fazendo com que o G+ seja utilizado por definição em muitos deles.

Um exemplo desta integração encontra-se no Youtube, onde o sistema de comentários foi recentemente substituído pelo G+ e assim, por omissão, as pessoas estão a utilizar a rede social.

O Hangouts integrado nesta rede social é outra forma de a utilizar sem que propriamente se utilize o G+ como rede social.

Em entrevista ao Live Mint, Steve Grove revelou alguns pormenores daquilo que poderá ser o G+ no futuro.

“Temos vindo a consolidar os diferentes serviços, por isso hoje a Pesquisa, o Youtube e o Google Play estão ligados ao Google+. E a razão para isso é o facto de o Google+ ser uma espécie da próxima versão do Google”, referiu Steve Grove.

As melhorias significativas a nível de gestão de imagens são notórias, desde o upload automático das fotografias capturadas com um equipamento Android, à sua edição automática, bem como à adição de algumas animações automáticas tendo em conta o tipo de fotografia, são alguns dos pormenores que destacam o G+ das restantes redes sociais. Contudo, parece que não vão ficar por aqui no que toca às fotos, mas Steve Grove garante que “vão haver grandes desenvolvimentos em fotos em 2014“.

O upload de vídeos de forma automática e a respectiva propagação, ou mesmo a transmissão de vídeos em directo, através de um smartphone a partir de qualquer lugar, é outra das opções que está a ser estudada. “O Google+ poderá fazer pelos vídeos em directo o que o YouTube fez pelos vídeos gravados“.

Segundo Groves o Hangouts também sofrerá melhorias significativas no próximo ano no que toca à realização de vídeo-chamada.

Exit mobile version