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Lucros da Alphabet caem 29%….a culpa é da Amazon

A Google, empresa norte-americana sob a alçada da Alphabet, é a maior plataforma mundial de publicidade, mas nem tudo corre pelo melhor. A gigante está a sentir uma crescente concorrência da Amazon e plataformas rivais e isso já se reflete nos lucros. Há uma nova tendência neste mercado da publicidade.

O público procura plataformas onde se sintam seguros e onde não exista conteúdo potencialmente ofensivo.


A Alphabet, casa-mãe da Google, registou o seu pior trimestre fiscal dos últimos três anos. Por conseguinte, as suas ações cairiam 7,5% no mercado norte-americano assim que o relatório foi publicado. Ao mesmo tempo, cumpre relembrar que 85% das suas receitas provêm da Google, mais concretamente, da publicidade.

A Alphabet sofreu uma queda de 29% nos lucros do 1.º trimestre de 2019

De acordo com Mat Baxter o CEO de uma empresa dedicada à compra e venda de publicidade, tudo isto se deve à plataforma da Amazon. Numa recente entrevista, este empresário do segmento publicitário, afirmou que se está a operar um novo paradigma nesta área. Os clientes estão a investir mais na Amazon, e menos na Google.

Ainda de acordo com o seu testemunho, os clientes procuram uma plataforma que ofereça logo os seus produtos. Ou, pelo menos, que encaminhe diretamente os consumidores até ao local onde possa ser efetuada a compra. Por outras palavras, para que a publicidade se aproxime do momento e local da transação final.

Já para Monica Peart, da agência de pesquisas eMarketer, há outras forças em jogo. “A Amazon está a investir mais na publicidade e a reforçar os seus parceiros. Ao mesmo tempo, aumenta o orçamento dedicado à plataforma de publicidade”. Assim, aumentando a concorrência à plataforma dominante, da Google.

A concorrência à plataforma da Google vem sobretudo da Amazon

A imensa dimensão da Google, que ainda assim registou receitas de 36,3 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2019, abrandou. Em boa verdade, o lucro caiu 29% neste trimestre face ao período homólogo. Foi o seu pior resultado trimestral dos últimos três anos e a Alphabet sentiu diretamente essa quebra.

Enquanto isso, também o mercado internacional de publicidade digital e economia global terá abandado, ainda de acordo com Monica Peart. Já, por outro lado, a Amazon apoiou o seu segmento e plataforma de publicidade com os segmentos de vendas. Assim, conseguiu crescer neste panorama.

As receitas da Amazon para este trimestre foram de 2,7 mil milhões de dólares gerados pela sua plataforma de publicidade. Continua a ser menos de um décimo dos valores gerados pela atual líder, Google, mas a tendência é de crescimento.

Note-se ainda que a multa aplicada pela União Europeia à Google, por práticas não concorrenciais na sua plataforma Adsense também não ajudou. A multa foi de 1,7 mil milhões de dólares (1,53 mil milhões de euros) e, tal como previsto, teve impacto nos resultados do trimestre.

Enquanto isso, a plataforma de vídeo da Google, o YouTube debateu-se com sérias dificuldades em manter alguns dos principais investidores. Empresas como a operadora AT&T retiraram o seu capital investido em publicidade após ter surgido vário conteúdo impróprio ou não “family friendly” na plataforma.

Já de acordo com a Reuters, a publicidade no motor de busca da Google continua a ser tão onerosa como outrora. Portanto, o Youtube será a principal razão pela qual os lucros da Google, por conseguinte, da Alphabet, caíram tanto durante este trimestre. “Alguns clientes decidiram retrair-se um pouco”.

[15:20] atualização do artigo:

Em síntese, tivemos receitas na ordem dos 36,39 mil milhões de dólares, mas uma queda nos lucros na ordem dos 29 a 30% no primeiro trimestre.

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