Customização do Chromecast foi finalmente lançada pela Google
O Chromecast foi uma das muitas ideias revolucionárias da Google. Uma pequena e barata dongle HDMI que ligada permite a uma televisão que sejam transmitidos conteúdos de qualquer dispositivo móvel ou de qualquer computador.
A Google colocou-lhe algumas limitações, para garantir que existe um controlo forte sobre o que os utilizadores conseguem transmitir, permitindo o acesso apenas a algumas aplicações ou serviços.
Os planos da Google vão de certeza libertar muito mais o Chromecast, com a criação de mecanismos para dar acesso a outras aplicações, mas para surgiram melhorias no campo da personalização do Chromecast.
As novidades que a Google apresentou não permitem ainda a liberdade que outras soluções dão aos utilizadores, mas garantem já um grande grau de customização, ao contrário do que até agora existia.
Se até agora estávamos sujeitos a apenas ter acesso às imagens (de excelente qualidade) da Google, passamos a poder ter no fundo do Chromecast um leque de imagens novas e até alguma informação adicional, sobre o tempo e sobre notícias.
As fontes de imagem que o Chromecast agora suporta vão desde as que estão na conta de Google Plus do utilizador até a várias colecções da própria Google.
Com esta novidade, e sempre que o Chromecast não estiver a receber streaming de vídeos, áudio ou simplesmente a reproduzir os ecrãs de um computador ou smartphone Android, passará a usar estas imagens como pano de fundo.
Há ainda a possibilidade de serem activados alguns widgets que vão dão dar ao utilizador acesso à previsão do tempo. Para os utilizadores do Chromecast nos Estados Unidos está ainda disponível informação sobre notícias, directamente dos jornais The New York Times e do The Guardian.
Toda esta nova informação é controlada e configurada através das aplicações do Chromecast para dispositivos móveis, quer no Android quer no iOS.
Mesmo que existam vários dispositivos Chromecast na rede, esta configuração pode ser feita de forma separada e com parametrizações específicas para cada um dos diferentes Chromecast.
Há ainda a particularidade de se poder a qualquer altura saber o que está a ser mostrado no ecrã da televisão onde o Chromecast está ligado, bastando para isso perguntar "Okay Google, what's on my Chromecast?" na aplicação Chromecast.
Esta novidade está a chegar aos dispositivos Chromecast de forma gradual com a actualização das aplicações nos dispositivos. Quer a versão Android quer a versão iOS têm já esta novidade incorporada e podem desde já controlar e configurar esta nova opção.
Depois de lançar uma dongle única, torna-a agora um pouco melhor e mais ajustada ao utilizador e ao que quer nela mostrar, sejam as suas imagens ou até as de um museu que a Google tenha fotografado.
Ainda falta muito para o Chromecast ser totalmente livre para os utilizadores usarem, mas este pequeno passo mostra que a Google está a começar a trilhar esse caminho.
Este artigo tem mais de um ano
Vou fazer uma pergunta que até pode ser estúpida mas não posso deixar de a fazer, para quem tem uma tv smart compensa ter chromecast?
Eu tenho uma smart tv samsung e acho que não compensa.
Consigo ir ao youtube, facebook, fazer streaming através do tablet e ver filmes por usb. tudo isto sem o chromecast.
Que mais posso querer? Quais são as vantagens do chromecast nestes casos?
Nuno é precisamente isso eu também tenho uma Samsung Smart Tv e faço tudo isso dai a minha pergunta, acho que respondes-te a tudo.
Sim , muito. tenho duas cá em casa.
Mesma duvida aqui!
Depende da smart tv. Nao sao todas iguais.
Depende do que te faz falta e o q a tal tv nao faz.
Pessoalmente. tenho um smarth tv q e uma bostia
(lenta a processar),dlna ok mas muito limitado, lenta a descodificar.
ChromeC trasmite tudo o q quiseres sem perdas de tempo ou qualidade,
todos os aparelhos q estao na tua rede podem transmitir para o chromecast o q quiserem.
Curva de aprendizagem relaticamente curta.
Pirataria ao pontape. filmes, jogos, canais tv.
Para quem viaja pelo estrangeiro da para ligar a qualquer tv de hotel e teres os teus canais the tv/filmes.
Para apresentacoes profissionais, optimo nao teres de carregar projectores cabos etc.
Pontos negativos (sem internet/wifi, e inutil, embora muita coisa va mudar com o android L (fica atento)
Aquele abraco
Espreita este video
https://www.youtube.com/watch?v=4gKUkmJEBDQ
Depende da TV do hotel: nos EUA estão totalmente bloqueadas, na Europa muitos desactivam o HDMI (se bem que na net há, para alguns modelos, instruções para entrar no modo hotel e reactivar)
Em vez de Chromecast: cabo de 12 euros HDMI para o vosso Android (40 para iPhone) um telemóvel com saída de TV (quase todos os Android) e já está.
Que apps usas para ver tv e filmes, que transmites no chromecast?
localcast,popcorn,xbmc,netflix,plex,allcast,catchuptv,bbc iplayer,Videostream, etc etc
Se quiseres espelhar, tens de ter um telemovel/tablet compativel. Pcs e portateis sao todos compativeis desde q tenhas o chrome browser installado+chromecast app.
Espero ter respondido a tua pergunta.
Aquele abraco
Obrigado. Existe alguma app direta do windows, sem uso do chrome ou tablet? (por exemplo windows media player, VLC, etc)?
José, depende da Smart TV e do que precisas que ela faça. Eu por exemplo tenho uma igualzinha à do screenshot em preto que se não me engano é uma Samsung série F6500. Ela de série tem WIFI/Ethernet/Bluetooth, com acesso YouTube, jornais, tempo, facebook, etc e um web browser estupendo, e ainda podes conectar um teclado Bluetooth. E tem ainda suporte wireless display em que podes meter o ecra do teu telemóvel (pelo menos samsung funcionam, até mesmo o velhinho S3). Caso tenhas um iOS ou Android podes meter a aplicação YouTube, procurar um vídeo e mandar ver na TV (desde que a TV esteja na mesma rede interna do telemóvel). Daí que um Chromecast seria inutil para mim …
Tenho uma Samsung UE40F6320 que acho bastante boa, comprei um teclado sem fios e funciona às mil maravilhas, por isso a minha duvida inicial
Enquanto não reproduzir filmes fica na gaveta
Mas faz streaming de qualquer video que tenho nos note”s, atraves de varias app ou pelo reproduzir ecra
https://chrome.google.com/webstore/detail/videostream-for-google-ch/cnciopoikihiagdjbjpnocolokfelagl
Eu tenho filmes e series no PC e consigo reproduzir os mesmos com legendas no Chromecast sem problemas.
Apenas tenho de usar o Plex Media Server no PC e a aplicação deles no Smartphone como “comando”.
O Plex até consegue ir buscar toda a informação do ficheiro que encontrou, ano, trailer, etc.
Fica quase como um videoclube só teu.
PS: A app actualmente é paga em ambos os SO móveis, no entanto à uns meses esteve gratuita tanto na App Store (iOS) como na Amazon (Android).
Já viste que para isso precisas de estar a usar o telemóvel, PC e Chromecast …
Para isso compras um média player Android (ou um laptop antigo) e não só tens o XBMC como um Mini PC.
Eu mandei vir uma Amazon Fire TV da Alemanha por 49€ e quando chegar o primeiro que faço é meter o XBMC 🙂
Mesmo que tenhas um laptop antigo vai ocupar mais espaço do que o Chromecast.
E acho que com a Amazon Fire TV ou até mesmo XBMC não vais conseguir ter um videoclube tão fácil e simples como o Plex.
Vê no youtube como funciona o Plex e verás que ele faz tudo por ti desde que escolhas onde tens os ficheiros.
Eu uso PC, telemóvel e Chromecast porque foi minha escolha. Existe a possibilidade de transmitir do PC logo para Chromecast.
E ainda existe a possibilidade de usar um NAS (apesar de muito mais caro claro).
Näo estou a entender como com uma Fire TV / XBMC näo tenho um videoclube täo simples: basta teres os filmes em algum lado (HDD, PEN, NAS, HDD USB, etc) e tens acesso directo… É só escolheres o que queres e PLAY. Mais simples näo vejo 🙂
Quanto ao método “PC em uso” (o teu “player” é um PC que devido a precisares dele, näo o podes conectar fisicamente à tv), näo o vejo como solucäo. Para mim se ves filmes com regularidade, há que ter um aparelho (laptop antigo, Apple TV, Fire TV, caixa Android, etc) como Media Center decente.
Eu por exemplo tenho um laptop “antigo” com um AMD E-450, XBMC e um drive Blu-Ray USB, e vejo tudo em alta qualidade 1080p com som DTS/DTS-HD, seja do blu-ray ou backup pessoal MKV.
Pelo mesmo valor temos o Raspberry Pi, tem mais potencial.
nem compares… o pi e para n outro tipo de projectos, como média center mal se arrasta
O meu não se arrasta, funciona 5 estrelas com o xbmc e a reproduzir filmes avi 1080p.
No entanto como media center tens outras opções mais simples e se calhar com outro tipo de potencial como as smart tv box android, que além do xbmc podes instalar as apps android.
Vais dizer que não se arrasta entre menus, que é tudo fluido? Eu tenho um com xbian e lentidão é o que não falta. Nao estou a dizer q o pi n presta e é impressionante um 700mhz fazer o que ele faz, mas para media center, como disseste há opções melhores.
Mete o OpenElec, o meu corre fluido, se quiseres mais power, overclock nele a 900 ou 1ghz.
Como é que se pode fazer vídeo streaming do Android para o rpi? E já agora o lag não será muito grande? No outro dia experimentei o AllCast e fiquei mesmo muito desiludido porque está sempre a fazer buffering e trava como tudo
Mesmo com uma smart tv compensa ter um chromecast, pois além de já ter muitas APP disponíveis pela vistos irá ter muitas mais, as smart TV são fechadas sobre si. Um chromecast é terrivelmente simples de configurar e de usar, ganha aí ao raspberry pi, de resto estou de acordo o Raspberry tem muito mais margem de configuração… Para quem percebe algo coisa ou quer perder tempo a perceber
Qual a diferença entre chromecast, smart tv e Apple tv3?
Chromecast: aparelho que serve como receptor duma transmissäo multimédia iniciada por uma app suportada (há tanto para Win, Android, etc), que dependendo do conteúdo e fonte (internet ou ficheiro), pode o Chromecast tomar conta (streaming internet) ou necessitar que o(s) aparelho(s) fiquem ligados (ficheiro).
Smart TV: a TV é como um PC, e tem as suas próprias apps para ver multimédia, youtube, etc e näo precisa de PC/TLM. Dependendo do modelo poder mais ou menos limitada.
Apple TV(3): depende se está cracada com XBMC ou original. Original fora dos USA/UK näo tem muitas funcöes, cracada tens um Media Center muito bom
O chromecast desiludiu-me na transmissão de jogos de futebol via striming de sites como o firstrow quase não se consegue ver por tanto travar , já com o cabo hdmi é outra coisa, sempre fluido igual ao que dá no pc.
É precisamente o caso aqui. Comprei com esse intuito e é impossível ver streams :\
Essa tradução de customized é mesmo boa… Em bom português não é customização, mas personalização.
Seria interessante o pplware fazer uma comparação entre chromecast e miracast. Os utilizadores com duvidas sobre estes sistemas ficariam muito esclarecidos sobre o sistema a adoptar.
APP Ezcast e um single de 18 € (preco de um bom cabo Hdmi) e liberdade total. Com ou sem internet, Dnla, Mirror,Nas,Internet AP, no próprio dispositivo, etc,etc..
Miracast é basicamente “envio-de-video-com-som-wireless-peer-to-peer” suportado por muitos Android, e PCs x86 com CPU + WIFI Intel (algumas WIFI näo intel também suportam). Basicamente se a TV e um PC/TLM suportarem (a minha Samsung F6500 e o meu Note 3, S3, meu ultrabook Lenovo U430 com CPU Haswell suportam) consegue-se com (relativo) pouco lag transmitir TUDO o que se passa no ecrä do PC/TLM para a TV (videos Full HD, jogos, etc)
Chromecast é um aparelho que funciona “mais ou menos” como o Miracast em TVs “burras”, com a vantagem de poder ser algo independente MAS com a desvantagem que nem tudo é passível de ser enviado.
Poderiam-se ter preocupado antes com as falhas que tem. Cada vez que tento transmitir videos do Youtube o Tablet tem que ser reiniciado pois deixa de ser possível utilizar devido a falha no sistema aparecendo a mensagem “O processo com.android.systemui parou”…. Alguém sabe como resolver? O tamblet é o Samsung Tab S.
Abraço para todos
Estava à espera de uma funcionalidade semelhante a esta, mas o inferno pode gelar se a google julga que vou usar Google Plus!
Satisfeito,warztuga mais chromecast,perfeito.