Os desenvolvimento da Google no seu carro autónomo têm mostrado que este deverá chegar ao mercado muito em breve. Na Califórnia andam já sozinhos e sem qualquer problema.
A Google quer alargar os seus planos para estes carros e pondera trazê-los para a Europa em breve. As negociações estão encaminhadas e o Reino Unido pode ser a primeira paragem.
Todos os testes realizados na Califórnia e no Texas, os locais eleitos pela Google e por todas as restantes marcas que estão a fazer investigação nesta área, correram de forma perfeita, com a Google a procurar agora novos locais para testar os seus carros, preparando-os para outros tipos de trânsito e de clima, alargando ainda mais a base de conhecimento dos seus sistemas.
Se dentro do território norte americano a escolha é simples e até óbvia, sendo a cidade de Washington o próximo local, fora de portas a decisão é mais complicada, fruto de limitações e de regras bem diferentes.
Mas o governo britânico quer facilitar este processo e trazer a Google e os seus carros eléctricos para o seu território e por isso encetou conversações com a empresa, para que esta ideia seja uma realidade.
Do lado da Google a ideia foi bem recebida e as conversações estão a decorrer a bom ritmo, mas ainda sem qualquer ideia concreta de datas ou dos locais onde os testes vão acontecer.
Estes carros da Google vão revolucionar a forma como nos transportamos e como o trânsito fluirá nas cidades do futuro. Sem a necessidade de condutores, vão guiar-se por sistemas computadorizados, analisando constantemente o meio que os rodeia, com recurso a sensores e a toda a informação de mapas que a Google tem acumulado ao longo dos anos.
Estes carros são ainda uma realidade que está distante, mas o grau de desenvolvimento que demonstram garantem que quando chegarem às estradas, completamente autónomos, vão conseguir desempenhar de forma quase perfeita o papel para que foram criados.