Dica: Como ativar a autenticação de 2 passos na sua conta Google
A segurança dos nossos equipamentos e das nossas contas é um ponto cada vez mais importante. Assim, importa que estas estejam munidas das melhores proteções.
A Google tem preparada para as suas contas um passo adicional de segurança, que todos devem ativar. Vamos saber como podem ativar a autenticação de 2 passos na vossa conta Google.
A criação de mecanismos de autenticação de 2 passos permite que estas estejam mais seguras e que dependam do utilizador, para além da password. São, por norma, mecanismos seguros e que trazem ainda maior proteção.
A Google, com todos os seus sistemas, consegue dar às suas contas ainda ainda mais segurança às suas contas. Em concreto, podemos usar o Android como elemento de autenticação.
Como ativar a autenticação de 2 passos na sua conta Google
O primeiro passo a ser dado é o acesso à página de Segurança da sua conta Google. Aqui encontra muitas opções, mas a que procura é Validação em dois passos.
Ao abrirem esta opção, que deverá estar desativada, vão ser brindados com uma página que explicar o que é e como se usar a validação em dois passos.
Para seguirem no processo, devem apenas carregar no botão Começar.
No passo seguinte vão associar a vossa conta a um smartphone Android onde a conta estiver autenticada e associada. Este deve surgir no ecrã ou, em alternativa, podem descobrir o dispositivo.
Associar e validar um smartphone Android
Para continuar, e validar o smartphone, devem carregar no botão Tentar Agora.
Ao avançarem devem receber no smartphone indicado uma mensagem de autorização. Esta deve ser aprovada para dar continuidade ao processo. Esta será também a forma que no futuro será usada para autorizar o acesso à conta do utilizador.
Definir a opção alternativa para validação de 2 passos
De seguida, necessitam escolher e validar uma forma alternativa de autenticação. Para isso vão usar o número de telefone associado, que devem validar neste momento também.
Devem indicar se pretendem receber o código de autenticação por mensagem de texto ou por mensagem telefónica. O passo seguinte é Enviar o código.
Ao receberem o código, algo que é imediato, devem colocá-lo na janela seguinte.
Ao completarem este passo só necessitam de confirmar a validação em dois passos está terminada. A Google resume ali toda a informação, mostrando a conta que vai ser segura, bem como os equipamentos onde esta poderá ser controlada e autorizada.
Terminem então este processo com o carregar no botão Ativar e fiquem com a vossa conta Google mais segura.
Daqui em diante, e sempre que for necessária uma autenticação, no smartphone Android irá surgir um pedido de acesso, que devem autorizar, caso seja conhecido.
A gestão da segurança e validação em dois passos
Podem sempre controlar os dispositivos, voltando à pagina desta validação. Aqui podem definir que equipamentos podem autorizar o acesso ou, simplesmente, se este está ou não ativo.
Aqui podem também alterar o número de telefone que receberá os códigos de apoio. Podem também adicionar um novo número de telefone ou um novo smartphone para apresentação dos pedidos de autorização.
Com esta opção podem assim controlar o acesso a todos os serviços da Google onde a vossa conta seja usada. Falamos do Gmail, do Docs, do Calendário e até do próprio Chrome, sempre que iniciarem uma nova sessão. É uma das opções essenciais para a segurança e proteção dos dados na Google e da conta associada.
Este artigo tem mais de um ano
Aí eu perco meu número e não consigo mais acessar minha conta.
Resumindo: patética essa ideia!
Patética?!? Muito gostam as pessoas de julgar sem saber.
O Google fornece também códigos que podes imprimir e guardar num sítio seguro em casa ou noutro sítio.
E para além disso, tal como no meu caso, tem a possibilidade ds registar 2 telefones.
Qualquer um deles funciona.
Perder isto tudo é altamente improvável.
Perdendo o tlm depois da imenso trabalho e problemas. Uma boa password chega
Sim porque perder o telemóvel é uma coisa que acontece com alguma regularidade
Talvez em Portugal nem tanto, mas aqui no Brasil, sim, é bem comum, não perder, mas ser roubado…
Depois de activarem o número de telefone (que a Google exige para activar o segundo factor de autenticação) acrescentem por exemplo o OTP (código que muda de 30 em 30 segundos) que pode ser usado no “Google Authenticator” por exemplo e/ ou por exemplo o FIDO2 (se tiverem algum autenticador FIDO2) e depois removam o número de telefone para deixar a vossa conta mais segura, que imensos ataques têm sido realizados devido à utilização de números de telefone que são conhecidos por ser imensamente inseguros (ataques ao SS7 que é o protocolo utilizado na maior parte das redes públicas internacionais; empregados das operadoras que furtam ou ajudam a furtar o número com e sem conhecimento de que o estão a fazer; código maligno nos telefones que apanha tais códigos e envia para o atacante; etc.).
Boa dica, para mim é algo essencial e que toda a gente devia de ter!
Aderi ao Advanced Protection Program da Google, talvez logo na primeira semana que foi lançado. Penso que é o sistema mais seguro, o 2FA é feito utilizando Yubikeys ou chaves físicas do mesmo tipo.