A Google parece estar a mudar a sua posição face aos utilizadores e ao espaço que estes ocupam nos seus serviços. Numa posição recente passou a contabilizar todo o espaço ocupado para a quota total, deixando os utilizadores com problemas.
Esta não parece ter sido uma posição única e agora a Google veio apresentar mais uma medida que irá aplicar. Eliminará as contas dos utilizadores se estes não a usarem ou excederem a quota de forma recorrente.
As novas regras da Google
Esta é uma medida que poderá influenciar os utilizadores dos seus serviços a médio prazo. Num recente anúncio a Google anunciou que irá passar a monitorizar as contas dos utilizadores, para aplicar restrições nas que não forem usadas ou excederem os limites.
A partir do dia 1 de junho de 2021, todas as contas que estiverem inativas vão passar a ficar sob observação. Caso este estado se mantenha por 2 anos, a conta será eliminada de forma total e sem qualquer notificação para o utilizador.
Contas dos utilizadores ficam ameaçadas
Assim, e para todos os que não acedam às suas contas por 24 meses, o cenário não será certamente positivo. No mesmo dia 1 de junho de 2023, a Google irá eliminar a conta e todos os dados nela presente. Este é um processo que não pode ser revertido.
Da mesma forma, todas as contas que ultrapassarem a quota de 15 GB por 2 anos consecutivos, vão ver os seus dados eliminados. Desta forma a gestão dos dados passará a ter de ser feita de forma muito mais criteriosa por parte dos utilizadores.
Dados e espaço ocupado pode ser eliminado
Este espaço ocupado não está limitado a apenas 1 serviço, mas acumula todos os que a Google tem disponíveis. Gmail, Drive, Photos e todos os que estiverem associados vão ser contabilizados posteriormente para este cálculo da gigante das pesquisas.
Claro que este cenário não se vai aplicar a quem tem uma conta Google One. A gigante das pesquisas vai dar prioridade a esses utilizadores e, desde que mantenham um bom ranking segundo as regras, nenhum dado será eliminado.