Os smartwatches já entraram no nosso dia-a-dia e habituámo-nos a tê-los presentes como auxiliares. Estes relógios inteligentes acumulam funções que vão para lá das suas mais básicas funcionalidades.
Este ano não foi muito rico no que toca a novidades no campo dos smartwatches, mas os modelos que foram lançados mostram que esta é uma área que tem ainda muito para oferecer. Vamos conhecer o top 5 dos smartwatches lançados em 2016.
Muitos vaticinam que os smartwatches vão desaparecer em breve e que novos dispositivos vão surgir, mais adaptados ao fitness e à recolha de informação sobre os utilizadores. A verdade é que estes relógios continuam a cativar muitos utilizadores e a mostrar-se como uma opção para os amantes da tecnologia. As próprias marcas continuam a investir neste mercado e a ver nele interesse.
Vamos conhecer as principais propostas apresentadas pelas principais marcas ao longo do último ano e que mostram as tendências que esta área vai ter.
1 – Apple Watch 2
O mais conhecido e famoso smartwatch apresentado este ano foi o Apple Watch 2. Este novo produto da Apple dá continuidade ao modelo anterior, introduzindo algumas novidades.
Este novo Apple Watch destaca-se por vir com GPS autónomo (sem a necessidade de usar o iPhone), por ter uma GPU 2x mais rápida que a versão usada no modelo anterior, ter um novo ecrã com 1000 Nits, melhor visibilidade ao sol e ser à prova de água (até uma profundidade de 50 m).
2 – Samsung Gear S3
A proposta da Samsung para a área dos smartwatches em 2016 assentou no Gear S3. Este novo relógio é proposto em dois modelos distintos, o Gear S3 frontier, que foi criado a pensar nos utilizadores que possuem um espírito activo e explorador, e o Gear S3 classic, que homenageia o estilo minimalista e elegante que distingue os relógios mais icónicos.
Pela primeira vez na série de equipamentos Gear, o Gear S3 integra Corning Gorilla Glass SR+, especialmente desenhado para equipamentos wearable. Este relógio conta ainda com GPS integrado e suporte para para Samsung Pay. A Samsung prevê que a bateria do Gear S3 tenha uma duração de 4 dias.
3 – Tag Heuer Connected
A Tag, marca bem conhecida dos relógios tradicionais, resolveu também chegar ao mundo digital e, em especial, ao Android Wear. A sua proposta, o Tag Heuer Connected foi mais uma das que chegou ao mercado em 2016.
A marca anunciou que o Connected tem uma bateria de 410mAh, o que promete manter este relógio em funcionamento durante vários dias, e tem, ao contrário da maioria das propostas, um processador da Intel. O único senão deste excelente smartwatch é mesmo o seu preço de 1,350 euros.
4 – Asus ZenWatch 3
O último smartwatch a chegar ao mercado este ano foi o Asus ZenWatch 3. Com uma mudança estética completa, quando comparado com os modelos anteriores, este é mais um excelente equipamento que está à disposição de todos.
A Asus dotou o ZenWatch 3 com três botões físicos que são usados para o controlar. A bateria, de 341mAh, deverá durar facilmente 2 dias de utilização e consegue receber 60% da sua carga em apenas 15 minutos, o que garante cargas muito rápidas.
5 – Pebble 2
A presença do Pebble 2 nesta lista pode parecer estranha, mas a verdade é que este smartwatch foi, até ao momento do seu fim, uma das maiores expectativas deste ano. A compra da Pebble pela Fitbit acabaria pode deitar por terra este novo modelo, bem como todos os restantes.
O Pebble 2 prometia continuar o sucesso do seu antecessor, que foi uma das bases dos actuais conceitos dos smartwatches, mas acabou por nunca ver a luz do dia. Este novo modelo teria um leitor de frequência cardíaca e resistência à água até 30 metros. A bateria, uma das melhores características do Pebble original, iria manter-se com uma duração de 7 dias.
Estes foram 5 dos mais importantes smartwatches que chegaram ao mercado este ano, mas a verdade é que muitos dos que já existiam continuam a ser uma excelente opção para quem quer um destes dispositivos.
Os muitos modelos que temos disponíveis, como o Huawei Watch, o Samsung Gear S2, o LG Urbane ou o Apple Watch, continuam a ser vendidos e a proporcionar aos utilizadores todas as características únicas deste tipo de dispositivos.