A cada novo trimestre, os resultados do mercado dos smartphones não param de crescer. Sempre maior e com cada vez mais ofertas, este parece ser já uma certeza.
Os mais recentes dados, referente ao início de 2019, mostram uma nova realidade. O Apple Watch ainda domina, mas a Huawei é quem mais cresce.
Os números são da IDC e revelam que o mercado dos smartwatches está em pleno crescimento. Este comportamento é oposto ao que vemos no dos smartphones, que está cada vez mais saturado.
Do que se pode ver, é ainda o Apple Watch que domina isolado este mercado. O principio de 2019 garantiu-lhe um crescimento de quase 50%, face a 2018, mostrando que o mercado ainda se foca neste wearable e o tem como referência.
Mas o grande vencedor deste período foi mesmo a Huawei. Tem agora o terceiro lugar da tabela, atrás da Xiaomi e registou um crescimento de 282,2%. Este sucesso resulta de uma aposta cada vez maior neste mercado, com propostas que competem diretamente com o que a concorrência oferece.
Claro que estes números vão ser alterados, fruto dos problemas que a marca está a atravessar nos EUA. Espera-se por isso uma diminuição drástica para os próximos meses, com um futuro incerto para a presença da marca neste mercado.
No global, as vendas destes equipamentos atingiram um novo máximo. Foram, segundo a IDC, 49,6 milhões de unidades que chegaram ao mercado. Este número revela um crescimento de 55,2% face ao mesmo trimestre do ano passado.
Outro dado interessante revela que os smartwatches contam como 63,2% de todas as vendas neste mercado. Os dispositivos como os AirPods ou os Samsung Galaxy Buds tiveram um resultado recorde, com um aumento de 135,1% no acumulado a um ano.