Não é segredo nenhuma que as vendas do Apple Watch superaram as expectativas da própria empresa e que este gadget está a ser um sucesso estrondoso.
Os números que existem não são oficiais, mas mostram claramente que este foi mais um lançamento da Apple marcado pelo sucesso.
Numa simples análise de comparação, pode agora verificar-se que este não foi apenas um sucesso. O impacto foi de tal ordem que as vendas do Watch ofuscaram de forma completa as vendas dos relógios com Android Android Wear registadas durante 2014.
Esta afirmação pode parecer desajustada da realidade, mas resulta de uma simples comparação de números, que são do conhecimento público e que são tomados como sendo fidedignos.
Mesmo não existindo números oficiais, os analistas estimavam que as vendas do Apple Watch devam ter rondado as 957 mil unidades, e apenas no território dos Estados Unidos. No entanto, num relatório mais recente publicado pela mesma empresa, as previsões apontam para 1 milhão e 700 mil unidades vendidas só no primeiro fim de semana. Os responsáveis pela análise de mercado acreditam que apenas 376.000 utilizadores já têm em mãos o relógio da Apple enquanto o restantes terão de aguardar até Junho (sendo as entregas feitas de acordo com a informação do gráfico seguinte).
Quando comparados com os números de vendas conhecidos para 2014 para os diferentes modelos que estão equipados com o Android Wear, e que rondaram as 720 mil unidades, a diferença é significativa. Os próprios analistas referiram que as vendas dos smartwatches com Android Wear ficaram muito à quem do esperado.
Com estes números presentes é simples afirmar que o sucesso do Apple Watch foi de tal forma grande que a Apple deverá ter vendido num único dia mais relógios que todos os smartwatches com Android Wear vendidos em 2014.
Mesmo cientes do sucesso que poderia ser o lançamento do Apple Watch, nunca a Apple pensou em conseguir esta meta em tão curto espaço de tempo.
Importa referir que os números da Apple não representam vendas efectivas, mas sim encomendas realizadas e que apenas se vão materializar na compra mais para a frente no tempo, mas que quase de certeza que não vão ser desistidas.
Mas a verdade é que este não é de longe o mais famoso produto da Apple e, apenas para comparação, as vendas do iPhone 6 e 6 Plus ultrapassaram os 10 milhões de unidades no fim de semana de lançamento.
São mercados diferentes, e com alvos diferentes, ainda para mais com os smartwatches a serem ainda algo que muitos não entendem como essencial e necessário ter.
Depois de terem esgotado em minutos, é agora apresentado mais uma métrica de comparação que mostra bem o sucesso e a adesão que o Apple Watch teve nos consumidores fieis da Apple.