O smartwatch da Apple tem estado a conseguir cativar os consumidores e a tornar-se num potencial sucesso de vendas. Todos os números que existem são apenas meras especulações pois a Apple recusa-se a divulgar os valores de vendas.
Uma nova projecção veio agora afirmar que a Apple estará a receber, em média, cerca de 30 mil encomendas do Apple Watch por dia.
Este é um número impressionante, contudo mostra que as encomendas estão a diminuir ligeiramente com o passar do tempo.
Os resultados que agora surgiram vêm de uma análise feita pela empresa Slice Intelligence, que avaliou e extrapolou as compras que os seus mais de 14.000 utilizadores fizeram.
Os números da Slice estimam que, até agora, foram feitas mais de 2.5 milhões de encomendas do Apple Watch, isto no mercado dos Estados Unidos. Estes números dizem respeito às primeiras 5 semanas em que o Apple Watch esteve à venda.
No relatório pode ser entendido que mais de metade das encomendas recebidas foram feitas durante o mês de Abril, desde o dia 10, altura em que o Watch foi colocado à venda e que, desde essa altura, a Apple tem recebido em média 30 mil encomendas diárias.
Depois de um início de vendas estrondoso, e que veio naturalmente a decrescer com o tempo, é curioso notar que os números voltam a subir no dia 24 de Abril.
A razão está no facto de ter sido este o dia em que as primeiras unidades do Apple Watch começaram a ser entregues aos consumidores e as opiniões começaram a ser propagadas pela Internet, fazendo subir novamente o interesse no relógio da Apple.
Como pode ser visto no gráfico abaixo, o dia 10 de Arbil, data em que o Apple Watch foi colocado à venda, foi de longe o que mais encomendas teve. Estima-se que nesse dia apenas foram feitas mais de metade das encomendas que o Watch teve.
Esses números não tiveram um impacto ainda maior devido ao Watch ter esgotado quase de imediato e isso ter acabo por afastar alguns utilizadores.
Como é natural os números de encomendas começaram agora a diminuir e espera-se que, dentro em breve, atinjam valores que signifiquem uma estagnação.
Mas mesmo com este início do decréscimo das vendas, é importante referir que o Apple Watch consegue um lugar de destaque na história da Apple e dos seus dispositivos.
A Apple precisou de mais de 2 anos para atingir a meta dos 2 milhões de iPods vendidos e vários meses para o mesmo valor no primeiro iPhone. No caso do primeiro iPad estes números superam ligeiramente os valores da altura.
Importa destacar que estes não são números oficiais da Apple, mas que mesmo assim estão em linhas com outras projecções anteriores e que apontavam para mais de 1 milhão de encomendas só no primeiro dia.