A Apple tem políticas rígidas sobre as reparações dos seus dispositivos. Embora existam críticas agressivas contra os métodos de reparação da empresa, há certas razões que fazem sentido. Por exemplo, reparar nas lojas de venda certos componentes pode ter consequências graves. As imagens que vamos ver mostram isso mesmo. As lojas que fazem esse trabalho podem ter problemas graves.
Um utilizador do Reddit publicou um vídeo de um colega a desmantelar um iPhone que acabou por explodir.
Apple tem regras rígidas e percebe-se a razão
A Apple realiza uma série de reparações nos iPhones na loja hoje em dia. Contudo, há um problema que as lojas são proibidas de tocar, baterias inchadas. Existe um risco muito alto de que estas baterias sejam acidentalmente perfuradas durante a desmontagem ou remoção. Assim, como podemos ver neste vídeo, os resultados na intenção de substituir uma bateria inchada num iPhone 5s mostrou uma explosão grave.
Conforme podemos ver, e foi uma informação publicada por um utilizador do Reddit, tryagainin47seconds, o vídeo de um colega deste utilizador dá conta de trabalhos a decorrer num iPhone. Publicou o vídeo do colega de trabalho a tentar desmantelar um smartphone da Apple. Este, por algum motivo, explodiu em chamas. A explicação provável é que a bateria tenha sido perfurada.
Bateria inchada de iões de lítio não seria original Apple
A bateria foi substituída por um colega que originalmente possuía esse smartphone. Assim, o “técnico” entendeu que o equipamento poderia ter problemas. A bateria estava a inchar e o homem em questão decidiu desmontar o equipamento para verificar o que estava a provocar tal situação.
Tal como vimos no vídeo, a explosão é violenta e o homem ainda tentou apagar o incêndio com o pé. Os incêndios na bateria de iões de lítio queimam ferozmente a temperaturas extremamente altas. Provavelmente o resultado não foi grave porque se afastou de forma rápida, embora o fogo não demore a consumir o combustível da bateria.
Fogo a temperaturas acima dos 500 °C
Na publicação em causa, colocada no Reddit, alguém comentou também que:
Na próxima vez, nunca tente apagar um fogo de uma bateria de iões de lítio a menos que tenha um grande balde de areia (que não irá apagá-lo, mas ao menos o isolará de outros materiais inflamáveis, enquanto derrete no chão). Absolutamente não pise no equipamento como faria com papel.
As baterias de iões de lítio queimam a mais de 500º C, o que é muito próximo da temperatura em que o alumínio derrete. Isso queimará diretamente o sapato e pé antes de bloquear o oxigénio para parar a reação violenta.
Os vapores de incêndios de iões de lítio são outro risco. Se por um lado há a possível explosão, por outro há sempre o risco de respirar os gases. Não mexa nas baterias inchadas.