Pplware

Estes são os smartphones que mais radiação emitem

Embora não seja considerada uma característica essencial no momento de compra, existem smartphones que emitem mais radiações que outros.

Mas quais são os modelos que maior valor de SAR emitem? Vamos descobrir!


Os smartphones são hoje uma ferramenta essencial, tanto a nível profissional como de lazer, para que estejamos sempre ligados aos nossos contactos. No entanto, são também uma fonte de radiação que está em constante contacto connosco.

Embora o valor varie de modelo para modelo, todos os smartphones que estão no nosso mercado cumprem os limites impostos pela União Europeia no que toca às radiações. No entanto, visto que é um dispositivo que nos acompanha diariamente, esta é uma exposição que é feita prolongadamente durante o dia.

De forma a identificar quais os smartphones que mais radiações emitem, o Gabinete Federal Alemão para a Proteção Contra a Radiação realizou um estudo onde identifica o valor de SAR, medido em W/Kg, registado durante uma chamada.

Segundo o infográfico partilhado pela Forbes, o Xiaomi Mi A1 é o modelo que mais radiação emite com um total de SAR de 1.75, tendo saltado diretamente para o primeiro lugar, desde a divulgação dos valores de SAR do mês passado. Este modelo é seguido do OnePlus 5T e do Huawei Mate 9, com 1.68 e 1.64, respetivamente, que completam assim um top liderado por marcas chinesas. Na restante lista, encontramos ainda dispositivos de marcas como a Nokia, a Apple, a Sony, a ZTE e a Blackberry. Como forma de comparação aos valores limite legais, o valor máximo de SAR permitido na Europa é de 2.0.

Como se pode verificar pela lista, as marcas chinesas são das que mais radiações emitem, sendo responsáveis por 10 em 16 modelos apresentados.

Embora os valores possam ser considerados altos, a verdade é que estão dentro dos limites impostos pela União Europeia por isso deverá ter um efeito residual. No entanto, sendo um dispositivo que está constantemente connosco, é sempre uma variável que deve ser analisada e considerada na escolha de um smartphone.

Costuma ter em atenção o valor de SAR ao comprar um novo smartphone?

Exit mobile version