Pplware

Oukitel K6000 Plus: Carregador original, sim ou não?

Já muitos dos novos smartphones vêm equipados com baterias com tecnologia de carregamento rápido, o que, em poucos minutos de carregamento, é capaz de dar ao utilizador mais umas boas horas de utilização.

No entanto, o carregador tem um papel fundamental neste processo. Ao utilizar um que não seja o original, o carregamento que esperava que fosse rápido poderá ficar comprometido… Mas será que a diferença de tempo de carregamento é substancial?

A tecnologia de carregamento rápido que muitos smartphones já incluem veio dar resposta ao problema da capacidade e duração das baterias. Para durarem mais, terão que ter mais capacidade, o que implica que sejam maiores em volume, aumentado o tempo de carregamento e o tamanho do dispositivo móvel.

Assim, com o carregamento rápido, os utilizadores poderão carregar uma boa percentagem de bateria em poucos minutos e ganhar assim mais umas horas de utilização. Contudo, muitas vezes, o carregador ou o cabo USB utilizados para o fazer nem sempre são os originais ou de boa qualidade, comprometendo a rapidez do carregamento.

Melhor que explicar por palavras é ver na prática o impacto da utilização de diferentes carregadores, com diferentes tensões, no carregamento de um smartphone.

 

O teste

Este teste em vídeo foi feito pela Oukitel ao seu mais recente Oukitel K6000 Plus, que conta com uma bateria de 6080 mAh com tecnologia de carregamento rápido e cujo carregador original é de 12V/2A.

Foram então utilizados 3 destes smartphones, sendo que um foi submetido a carregamento com o carregador original, outro com um de 5V/2A e o terceiro com um carregador de 9V/2A.

À medida que o tempo avança é visível que o smartphone com o carregador de 12V/2A tem um aumento carga na bateria mais rápido que os outros dois. Ao fim de 1h39min atinge mesmo os 100%, enquanto que o que estava a carregar a 5V não passou dos 47%. Obviamente que o que carregou a 9V atingiu uma maior carga na bateria, tendo conseguido carregar 90%.

 

E usar o smartphone como um Powerbank?

O Oukitel K6000 Plus também suporta a funcionalidade OTG, que permite utilizar a porta USB como se se tratasse de um carregador, permitindo carregar smartphones como o iPhone 6s Plus ou o Oukitel U16 Max, tal como pode ser visto neste vídeo.

Além de smartphones, esta porta USB pode ser utilizada também com coonveniência, para alimentar LEDs ou ventoinhas. De acordo com a Oukitel, a corrente máxuma de saída é de 2A a 5V, tal como um carregador vulgar. O cabo OTG está incluído na caixa do K6000 Plus.

 

Sobre o Oukitel K6000 Plus

O Oukitel K6000 Plus encontra-se já em fase de pré-venda, por cerca de 165€, nas cores cinza e dourado e já disponível de fábrica com o Android 7.0.

Além da bateria de 6080 mAh, vem com um ecrã de 5,5 polegadas com resolução FullHD, com acabamento 2.5D, o SoC é o MT6750T da MediaTek, com oito núcleos (4 x 1,5GHz + 4 x 1,0 GHz), e a GPU é Mali T860. Conta com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno e ainda suporta cartão de memória até 512 GB.

As câmaras são anunciadas com 16 MP (a traseira) e 8 MP (a frontal). Tem sensor de impressões digitais frontal num botão semelhante ao dos antigos Samsung. É dual-SIM LTE, suportando a banda 20 que dá acesso à rede 4G fora dos grandes centros urbanos em Portugal.

Oukitel K6000 Plus


Leia ainda:

Exit mobile version