Em janeiro deste ano, durante o evento CES 2021, a Razer revelou que estaria a desenvolver uma máscara com estilo gamer para proteger os utilizadores da COVID-19.
Mas agora tudo indica que esse equipamento de proteção individual será mesmo uma realidade e vai chegar com luzes RGB. Por sua vez, esta máscara da empresa oferecerá uma eficácia de 95%.
Há mais de um ano que estamos a atravessar uma crise sanitária devido à pandemia da COVID-19. De entre os mais variados novos hábitos, o SARS-CoV-2 levou-nos a usar diariamente as máscaras de proteção contra o vírus.
Nesse sentido surgiram então máscaras para todos os gostos, com diferentes motivos, cores e funcionalidades. Umas mais discretas e simples, mas outras bem mais excêntricas e com várias características diferenciadoras.
A Razer foi uma das marcas que pensou num modelo irreverente e ousado, o qual apresentou durante a CES de 2021, no início do ano.
Razer está mesmo a criar uma máscara RGB com eficácia de 95% na proteção
A empresa norte-americana vai mesmo lançar uma máscara protetora N95 personalizada. O projeto designa-se de Hazel e resume-se então a uma máscara com um design diferenciado e filtros circulares. Mas um dos pontos mais interessantes deste modelo é a iluminação RGB o que dá à máscara um aspeto associado ao segmento gaming.
Numa recente entrevista dada por Min-Liang Tan, CEO da Razer, ao Yahoo Finance, este confirmou que a máscara está mesmo a ser desenvolvida e que chegará em breve ao mercado. De acordo com o executivo:
Este é um conceito que será relevante quando as vacinas e tudo o resto estiver mais desenvolvido.
Estamos perto de tornar real o projeto desta máscara inteligente. (…) Acho que ainda vamos, infelizmente, usar máscaras por muito tempo.
A proposta da Razer é criar uma máscara segura, prática e sustentável para a proteção das pessoas.
Plástico reciclável e microfones embutidos
A máscara conta com duas entradas e saídas de ar que podem ser removidas e recarregadas. Para além disso têm ainda uma eficácia de filtragem de 95%. O exterior é feito com plástico reciclado e permite a visualização dos movimentos e expressões feitos com a boca.
Mas há mais, pois conta ainda com um conjunto de microfones embutidos que captam a voz do utilizador e a amplificam para se tornar mais percetível.
O equipamento tem ainda sensores de luminosidade que detetam ambientes escuros. Quando assim é, ativa-se então o sistema RGB que ilumina o interior da máscara, deixando visível os movimentos da boca.
Para já ainda não há detalhes sobre data de lançamento ou preço desta máscara inteligente.