Pplware

Nokia N9: Unboxing e Primeiras Impressões

A Nokia apresentou recentemente a sua nova aposta no mercado dos smartphones: o Nokia N9. Este novo terminal da Nokia era esperado já há bastante tempo, principalmente devido a uma característica mais diferenciadora que apresenta: o sistema operativo MeeGo.

Como tinha sido prometido, trazemos novidades acerca desta máquina promissora. Já temos em mãos um Nokia N9 para analisar nas próximas semanas, mas antes fiquem com o unboxing e primeiras impressões.

Como já referi, o Nokia N9 é um dispositivo acerca do qual há muito tempo se falava por toda a internet. É, segundo muita gente, o smartphone que poderá tirar a Nokia da posição menos favorável em que se encontra neste momento face à concorrência, não só pelo hardware, mas também, e principalmente, pelo sistema operativo que traz consigo.

O MeeGo, embora já tenha sido igualmente bastante falado em toda a blogosfera, apenas agora é apresentado num equipamento. Mas, apesar de elogios não lhe faltarem, não tem para já um futuro muito animador, dadas as últimas declarações da Nokia a respeito deste sistema operativo. No entanto, está no N9 a oportunidade do MeeGo mostrar o seu potencial e salvar o seu futuro como sistema operativo móvel, quem sabe até ombrear com gigantes no mercado como o Android e o iOS.

 

Especificações Técnicas

Antes de vos falar mais concretamente do Nokia N9, vamos relembrar as suas especificações técnicas:

[tabcontainer]

[tabtext]Geral[/tabtext]

[tabtext]Ecrã[/tabtext]

[tabtext]Câmara[/tabtext]

[tabtext]Bateria[/tabtext]

[tabtext]Conectividade[/tabtext]

[tabtext]Outros[/tabtext]

[/tabcontainer]

[tabcontent]

[/tabcontent]

anterior próxima

 

A acrescentar às especificações acima, é importante ainda referir que o N9 é construído com base numa única peça, tendo desta forma uma estrutura unibody, em policaronato, um plástico bastante resistente que dá ao equipamento um aspecto robusto, parecendo até à primeira vista que é construído em metal, e não plástico.

Estas características construtivas não são qualquer novidade para a Nokia, que até hoje tem sido sempre uma marca sempre, ou pelo menos a maior parte das vezes, com hardware de excelência, com muita qualidade. Infelizmente nos últimos tempos o software que acompanha os seus equipamentos não tem sido considerado, no geral, à altura do hardware, e por isso será o software que estará mais à prova neste novo Nokia N9.

 

Abertura da Caixa (Unboxing)

Deixo-vos a seguir o já clássico vídeo do unboxing do Nokia N9:

Como puderam ver no vídeo, o Nokia N9 é um telefone lindíssimo, com uma excelente qualidade e design tremendo. Garanto-vos que é um equipamento mesmo muito bonito ao vivo, com um design extremamente bem conseguido. A Nokia continua de parabéns no hardware que constrói, continua sem dúvida ao mais alto nível.

 

Caixa e Acessórios

A caixa, que aparentemente será a que estará disponível para venda ao público, tem o seguinte conteúdo:

Todo o conteúdo na caixa vem como tem vindo a ser usual em quase todos os smartphones nos últimos tempos, numa embalagem compacta e bem arrumados no interior, poupado-se desta forma bastante espaço.

 

As Primeiras Impressões

O primeiro contacto com o Nokia N9 é muito positivo, muito positivo mesmo. Para quem teve contacto com os últimos modelos de topo da nokia, como o Nokia N8 e o Nokia E7, embora sejam equipamentos com uma qualidade excelente (no que toca a hardware), o software, mais especificamente o sistema operativo Symbian, era uma completa desilusão. Considero até que era um SO castrador destes equipamentos, que tirava qualquer magia, qualquer conforto, qualquer gosto em usar estes equipamentos, pelo menos quando comparado com concorrência de peso como Android e iOS, ou mesmo o recém nascido Windows Phone 7. Posto isto, e mesmo sabendo que o MeeGo seria um sistema completamente diferente, estava um pouco reticente em relação ao que realmente seria este SO, e quais as suas capacidades e usabilidade.

Para descrever em poucas palavras a primeira impressão com que fiquei, posso dizer que não podia ter sido melhor. O MeeGo é algo completamente diferente, para melhor! Dá outra vida a este telefone Nokia, é como uma lufada de ar fresco que chega neste equipamento, uma lufada de ar fresco em relação ao que a Nokia tem trazido nos últimos tempos.

Mas para que possam tirar as vossas próprias conclusões, deixo um pequeno vídeo com as primeiras impressões da interface do MeeGo.

Como puderam ver, o MeeGo trata-se de um sistema operativo que à primeira vista, embora ainda jovem, mostra-se também com alguma maturidade. Claro que apenas com um uso diário, que será levado a cabo durante as próximas semana, se poderão tirar conclusões definitivas, mas fica desde já a nota muito positiva para o MeeGo. Todo o conjunto deixa umas boas primeiras impressões, mas o MeeGo, que na verdade é o que está aqui mais à prova, é o que mais impressiona.

Destaca-se ainda a forma diferente de interagir com este sistema operativo. A Nokia refere o termo “Swipe” sempre que fala deste equipamento, e depois de se usar o Nokia N9 percebe-se porquê. Quase tudo é feito à base do Swipe, toda a navegação entre os ecrãs, menus, aplicações abertas, etc. É uma nova forma de se trabalhar, requer um pouco de aprendizagem no início, mas torna-se bastante prático com o tempo. Na análise final será dada atenção a este ponto e realçadas as possibilidades e potencialidades que esta forma de interacção permite.

Tudo no N9 é feito no ecrã, não existe uma tecla de menu, como era habitual nos telefones da Nokia, na verdade não existe nenhuma tecla física para interacção com o SO, apenas as teclas de controlo de volume e de bloqueio/desbloqueio do ecrã.

 

Galeria Fotográfica

anterior próxima

 

E ficam para já estas primeiras impressões desta promissora máquina que chegou agora ao mercado. Aspectos positivos até agora: qualidade do equipamento, da sua construção, materiais, acabamentos, design, e sem dúvida o sistema operativo MeeGo, que se mostra muito promissor, que se destaca claramente do seu antecessor Symbian nos equipamentos de gama alta, e chega mesmo como um possível concorrente à altura dos gigantes que dominam o mercado. Aspectos negativos até agora: não ter chegado ao mercado mais cedo!

Como é habitual, o Nokia N9 será testado durante os próximos dias/semanas, e assim que se possam tirar conclusões poderão contar com uma análise aprofundada a este equipamento. Deixem nos comentários ou enviem por email (tiago.dias[at]pplware.com) as vossas dúvidas e/ou sugestões em relação ao Nokia N9 e o que gostariam de ver testado e aprofundado na análise.

 

O que acham os nossos leitores deste Nokia N9? O que gostaram e não gostaram do que viram até agora? Será um equipamento capaz de vingar no difícil mercado dos smartphones?

 

Artigos Relacionados:

 


Homepage: Nokia N9


Homepage: Nokia N9 (PT)

 

Exit mobile version