Pplware

Milionário comprou um radar gigante da guerra fria e quer encontrar OVNIs

Nem todos concordam com a teoria de que estamos sós no universo. Como tal, algumas pessoas, e até mesmo entidades, insistem que existem alienígenas e que há indícios de tal vida extraterrestre. Nessa linha de ideias, um empresário do mundo da tecnologia britânico relatou na rede social Reddit que procura ajuda para reparar e dar nova vida a uma antena de radar de alerta nuclear da era da Guerra Fria.

O empresário William Sachiti viveu e trabalhou na estação de radar de defesa aérea abandonada da Royal Air Force (RAF) durante cerca de três meses.


“Ajuda! Quero trazer isto de volta à vida”

Estas foram as palavras que escreveu no seu post do Reddit e que juntou uma imagem para ilustrar o tal radar que pretende por de novo em funcionamento. Trata-se de uma gigantesca unidade de radar AMES Type 84. É um prato enorme, com 18 metros de largura e 7 metros de altura, que fica no topo de um pedestal. Ele bombeava microondas para um alcance de 400 km e sinais nas proximidades alertavam sobre a radiação ionizante.

Sachiti afixou anonimamente, mas os Redditors rapidamente descobriram que era ele. A Grã-Bretanha só construiu cinco dos Tipo 84 e os Redditors conseguiram descobrir onde este se encontrava, utilizando algumas ferramentas de inteligência de código aberto.

Além disso, a compra feita por Sachiti da antiga base da RAF e da torre foi uma história noticiada na Grã-Bretanha.

Sachiti disse ter recebido respostas de algumas pessoas que a querem usar para sondar a Lua. No próprio post, alguém lhe perguntou porque é que ele comprou este radar.

Porque me convenci de que pode ser divertido tentar encontrar OVNIs.

Respondeu o empresário britânico.

Claro que recebeu muitas resposta ridículas, mas não faltam também ideias para dar um uso útil e divertido a esta peça tecnológica. Nem que seja tentar captar OVNIs que estejam a passear pela Terra.

 

OVNIs e extraterrestres já podem estar “pelo nosso meio”

Quando foi questionado sobre o que pensava nas tais provas e indícios ricos da existência dos OVNIs e da possibilidade de alienígenas na vida em geral, o empresário disse que é possível que os extraterrestres já estejam entre nós, mas que são muito mais avançados do que os humanos a ponto de estarem para além da sua consideração.

Sachiti é um robótico e empresário de inteligência artificial cuja empresa Kar-go usa carros autónomos para entregar encomendas pela Grã-Bretanha. Segundo as suas palavras, ele comprou a base porque precisava de terreno para testes e desenvolvimento. Havia fábricas, estradas e abrigos subterrâneos.

Mas a compra veio com mais do que apenas o espaço que ele precisava. O Type 84 é o que é chamado de edifício listado como Grade II. Isso significa que é considerado um monumento histórico de valor cultural significativo para o país e a sua história e não pode ser demolido.

A unidade de radar AMES Type 84 é uma relíquia da era da Guerra Fria. As cinco unidades de radar faziam parte de um sistema de alerta precoce destinado a alertar os militares britânicos se armas nucleares estivessem a caminho. Eles operaram de 1962 a 1994 e usaram microondas que bombeavam uma quantidade impressionante de radiação ionizada.

Houve uma altura em que esta coisa estava operacional, costumava girar quatro vezes por minuto. Sempre que faz um acen, todas as televisões [na área] durante cerca de três segundos ficavam sem dar nada.

A ideia deste empreendedor é colocar de novo o radar a funcionar, mas sem usar a componente de radiação ionizante. Ele pretende usar esta relíquia histórica para algo, seja para encontrar OVNIs, seja para qualquer outra utilidade. Deixar esta peça tecnológica apodrecer não é salvaguardar o património.

Exit mobile version