Chegados no final desta semana, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus prometem revolucionar o mercado dos smartphones. Com todas as suas novidades, têm tido um interesse muito grande nos consumidores.
Mas 2 dias depois de estarem disponíveis, surgem agora as primeiras queixas dos utilizadores. O iPhone 7 está a fazer um barulho estranho sempre que lhe é exigido mais processamento. O HissGate chegou!
A Apple tem um historial de problemas recentes nos lançamentos de novos modelos. O mais conhecido é o BendGate, que mostrou a facilidade com que o iPhone 6 Plus se dobrava. Mesmo agora ainda surgem problemas com esse modelo, como se pode ver com a Touch Disease. Claro que também se recordam do ChipGate, que mostrou haver diferenças nos processadores do iPhone 6S, fruto de serem de fabricantes diferentes.
HissGate – como se manifesta?
Do que tem sido reportado pelos utilizadores em que este problema se manifesta, e não é ainda uma situação que esteja a acontecer a todos, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus emite um ruído estranho sempre que estes estão com elevados níveis de processamento. Associado a isto há também um aquecimento elevado, que pode ser a causa física deste problema.
Após estes momentos de maior carga e quando o equipamento volta aos valores normais de processamento, o ruído desaparece, voltando a funcionar de forma normal. O vídeo abaixo mostra o ruído que é ouvido nestas situações.
A posição da Apple face ao HissGate
A Apple ainda não tem uma posição sobre este problema e nem se pronunciou sobre este. O que está a acontecer a quem reporta esta situação é uma indicação para que se dirija a uma loja Apple para realizar a troca do equipamento.
O problema aqui é que os stocks da Apple estão próximos do zero e não existem modelos para se realizar a troca. A indicação que existe é que apenas dentro de 5 a 7 dias vão existir equipamentos para troca, o que está a deixar os utilizadores muito descontentes.
5-7 business days to swap a bad phone out of the box. Good job. https://t.co/2T099NWLl5
— Stephen Hackett (@ismh) September 17, 2016
Provavelmente o HissGate está relacionado com um problema de um fabricante e não é uma falha de desenho e concepção da Apple, dadas as poucas unidades, até agora, que mostram este comportamento. Não será no entanto possível resolvê-lo com uma simples actualização de software e deverá implicar a troca dos equipamentos.
Este é mais um problema para a Apple lidar. Os seus últimos lançamentos, apesar de revelarem equipamentos que todos querem ter, têm apresentado problemas que deixam os seus clientes insatisfeitos e que deixam a imagem da marca manchada.
Fica uma resenha histórica dos “gates” que surgiram logo após o lançamento de cada iPhone e os problemas que foram apontados:
- 2008 no iPhone 3G apareceu o crackgate
- 2009 no iPhone 3GS apareceu o discolorationgate
- 2010 no iPhone 4 apareceu o antennagate
- 2011 no iPhone 4S apareceu o yellowgate
- 2012 no iPhone 5 apareceu o scratchgate
- 2013 no iPhone 5S e iPhone 5C apareceu o sensorgate
- 2014 no iPhone 6 Plus apareceu o bendgate
- 2015 no iPhone 6S apareceu o Chipgate
- 2016 no iPhone 7 aparece o Hissgate?