Pplware

TalkBand B1, uma visão alternativa do que é um smartwatch

2014 será considerado o ano dos smartwatches. Apesar de já existirem antes no mercado algumas propostas, foi neste ano que surgiram em força, em parte, à conta da chegada do Android Wear.

Se a maioria segue os modelos tradicionais, algumas marcas resolveram inovar e apresentar soluções alternativas e visões diferentes do que poderão ser estes equipamentos.

A Huawei é também ela um player neste mercado, e a sua TalkBand B1 mostra que nem sempre é preciso seguir as visões mais tradicionalistas e apresenta-se como uma proposta diferente. O Pplware teve a Talkband em testes e vai agora mostrar o que tem de diferente e original este conceito.

Com uma divisão bem definida, o mercado dos dispositivos “usáveis” apresenta várias propostas, cada uma procurando ser mais apelativa que a anterior, não apenas na forma mas também na usabilidade e na inovação.

Se de um lado temos os verdadeiros smartwatchs, como o LG G Watch, o LG R ou o Moto 360, do outro lado temos as designadas bandas de fitness, como a Xiaomi Mi Band e outras.

Mas existe aqui no meio um espaço muito grande que pode ser aproveitado, colocando à disposição equipamentos que não tendo a capacidade de agir como um relógio, têm ainda assim funcionalidades que os colocam longe de uma simples banda de monitorização de actividade física.

E foi nesse espaço que a Huawei colocou a sua TalkBand B1. Dotada de todas as funcionalidades de uma ferramenta de monitorização, consegue ainda ter presente um auricular bluetooth que é destacável e usável no dia-a-dia.

A TalkBand B1

O Pplware teve a Talkband B1 da Huawei em testes durante alguns dias, tempo suficiente para avaliar como este equipamento se comporta numa utilização real e todas as experiências que nos transmitiu podem agora ser lidas nesta análise.

Neste tempo foi comparada com outros smartwatchs e com dispositivos de monitorização de actividade física, onde revelou os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e principalmente, como se destaca face há concorrência.

Este dispositivo consegue dar ao utilizador todas as métricas relativas à sua actividade física, ao mesmo tempo que ele próprio é uma fonte activa de informação, ao poder ser usado como um auricular bluetooth, permitindo fazer e atender as chamadas do smartphone.

Para fugir aos modelos tradicionais de utilização dos auriculares, a Huawei optou por colocá-lo numa pulseira de borracha que permite que este seja usado como um normal relógio.

Tipicamente, apenas quando o utilizador precisa de fazer ou receber uma chamada vai retirar da pulseira o auricular. E após a sua utilização irá voltar a colocá-lo no mesmo sítio.

As capacidades de monitorização da actividade física estão presentes e incidem em três vectores. O primeiro está relacionado com o números de passos que são dados, o segundo com calorias consumidas e o terceiro está associado ao sono.

Todas essas informações são recolhidas e transmitidas para o smartphone, sendo depois apresentadas numa aplicação dedicada, onde o utilizador pode ter acesso a informação cumulativa e onde pode avaliar não apenas o seu exercício físico, mas também a qualidade do seu sono.

No global, estas duas funções que a TalkBand B1 dá ao utilizador, apesar de não se complementarem e serem dispares, acabam por não chocar e conviver de forma perfeita.

Sempre que o utilizador precisar de ver as horas ou consultar a sua actividade física basta carregar no botão que liga a B1. Caso o seu telefone toque, a informação é apresentada de imediato no ecrã da TalkBand, remove-se da pulseira com um simples toque no segundo botão e atente-se a chamada.

Existe, no entanto, uma dificuldade na utilização da TalkBand B1. A posição do ecrã acaba por obrigar os utilizadores a rodarem o pulso sempre que querem consultar alguma da informação apresentada.

A versatilidade da TalkBand B1

A grande vantagem da TalkBand B1 face a outros dispositivos wearable assenta na sua simplicidade, quando comparada com os verdadeiros smartwatchs, mas que consegue não ser excessiva, se comparada com uma banda fitness.

Este equilíbrio torna-a num dispositivo que muitos já vão entender como justificável, e que ainda não vêem nas restantes ofertas do mercado.

Não se limita a ser um espelho dos alertas que temos no smartphone, que na verdade nem tem como função, mas também não se limita a ser uma pulseira.

Uma descrição que pode ser usada para apresentar a TalkBand B1 é a de um auricular bluetooth que tem presentes capacidades de monitorização da actividade física e que está guardado numa pulseira de borracha onde se pode consultar mais facilmente toda a informação que disponibiliza.

E é nesta pulseira que vamos encontrar também um elemento que distingue a TalkBand. Disfarçado numa das extremidades, e perfeitamente imperceptível, está a ligação USB que permitirá carregá-la.

A TalkBand está pensada para se encaixar de forma bastante discreta na vida do utilizador, fornecendo-lhe as ferramentas para avaliar o seu dia, não apenas no exercício físico, mas também na hora de dormir, conseguindo avaliar as diferentes fases do sono.

O alarme, que surge através da vibração da própria TalkBand consegue acordar o utilizador à hora certa ou simplesmente alertá-lo que está a adormecer, sempre que isso não for suposto.

Detalhes da TalkBand B1

Toda a construção da TalkBand B1 é de qualidade e a sua utilização não se nota em demasia, não sendo pesada ou desconfortável. O seu peso equilibrado demonstra cuidado na forma como foi desenhada e construída.

Pormenores como o fecho, que usa dois encaixes metálicos, foi pensado para ser durável e simples de utilizar.

A interacção com a TalkBand é sempre feita com o recurso aos dois botões presentes. O seu ecrã de 1.4 polegadas, curvo, não é sensível ao toque e por isso é necessária a presença destes botões.

Na verdade, apenas o que se situa na parte lateral permite a interacção com a TalkBand, permitindo ligá-la e alternar entre as diferentes informações.

O segundo botão serve apenas para libertar o headset e assim permitir colocá-lo na orelha para a realização de chamadas.

A ligação da TalkBand B1 ao smartphone é feita com recurso ao bluetooth e, por isso, é estável e permanente. A presença de NFC permite a primeira comunicação e o emparelhamento fácil.

Especificações TalkBand B1

Tamanho
  • Bracelete: 247.5mm(L) ou 221.5mm(S)
  • Largura: 19.3mm
  • Altura: 14.6mm
  • Peso: 26.2g (Headset:9.4g;Banda:16.8g)
  • HUAWEI: MediaPad X1/ M1
  • HUAWEI: Ascend P7/P6/P6s/Mate/Mate2/Y530/Y330/Y300/G730/G610/Y600/G6/B199/Honor 3C/Honor 3X/Honor 6/P1/P2/G510/G630/D2(U&C&T)/ Mate(U&C&T)/Honor 3/U8860I/C8813D/G716/G526/C8816D/G520/Y516
  • iPhone: 5S/5C/5/4S/4
  • SAMSUNG: Galaxy S5/S4/S3/Note 3 LTE/Note 2
  • MEIZU: MX3/MX2
  • XIAOMI: Mi2/Mi3/Redmi
  • ZTE: U5S/N5S
  • OPPO N1/ vivo X3T
  • LG: LG G2(D800)
  • SONY: Xperia TL/Xperia-Z2/Xperia C S39h/Xperia T2 Ultra 4G/Xperia M2
  • HTC: One 802w/X920E/D816w/Desire 610/One(M8)
  • Bluetooth 3.0
  • Emparelhamento rápido via NFC
  • Redução com Dual-mic
  • 90mAh
Ecrã
  • OLED de 1.4 polegadas flexivel
  • 6 dias (Depende da utilização do auricular)
  • 14 dias (ligação BT desligada)
  • Menos de 2 horas
Botões
  • Controlo com um único botão
  • Carregamento via USB (na pulseira)
  • Sensores G
  • Resistência à água e ao pó
  • Android 4.0+
  • IOS5.0+

Um ponto importante para a utilização da TalkBand é a sua bateria. Apesar de ter apenas 90mAh consegue dar-lhe uma durabilidade bastante elevada, na ordem de uma semana.

Um factor a ter em conta, e que pesará para a duração da bateria da TalkBand, é a utilização do auricular. Quanto maior for esta utilização menor será a duração da bateria, e consequentemente mais reduzido o intervalo entre recargas.

A recarga da bateria, como referido antes, é outro ponto a favor da TalkBand. Ao contrário de outras soluções que requerem ligações dedicadas ou adaptadores proprietários, neste dispositivo basta remover a protecção que se encontra numa das extremidades da pulseira e fica visível a ligação USB.

Um outro factor importante que pesa para a TalkBand é a sua compatibilidade com vários dispositivos e vários sistemas operativos.

Ao contrário de outras marcas que apostam em exclusividade com os seus dispositivos ou simplesmente com o sistema operativo onde melhor se posicionam, criando assim limitações na utilização, a Huawei optou por colocar a TalkBand B1 com a possibilidade de se ligar a um vasto leque de equipamentos e até sistemas operativos (Android e iOS)

Software de suporte

Apesar de recolher e mostrar informação sobre a actividade do utilizador, a TalkBand necessita de uma aplicação instalada no smartphone a que está associada.

Esta aplicação, criada pela Huawei e suportada tanto por iOS como por Android, permite que o utilizador controle de forma detalhada as várias informações, sendo estas agrupadas e apresentadas na forma de gráficos.

Mas a aplicação faz ainda mais com essa informação. Avalia a prestação do exercício e do sono e dá indicações ao utilizador para que este saiba se tem feito o exercício de forma regular e acertada ou se tem dormido o número de horas esperado e necessário.

anterior próxima

A interface da aplicação é, como esperado, simples de usar e toda a informação recolhida tem um lugar de destaque e pode ser facilmente consultada, não apenas a do dia actual, mas também de outros dias ou até sumários semanais ou mensais.

Algo que é um ponto de melhoria da TalkBand, e da própria aplicação que a acompanha, é a existência e a interpretação de outros tipos de exercícios físicos que não apenas a caminhada.

Para a TalkBand qualquer movimento é caminhada, mesmo que seja um jogo de futebol ou uma corrida. Por outro lado a detecção do sono é sensível demais e muitas vezes os momentos que passamos parados são interpretados como estando a dormir.

Conclusões

A TalkBand B1 da Huawei é uma das ofertas mais equilibradas que se podem encontrar neste novo mercado dos dispositivos wearable. Não sendo um smartwatch com todas as suas funcionalidades e “complicações”, acaba por ser muito mais que uma simples banda de actividade física.

O pormenor de tudo assentar num auricular bluetooth dá-lhe uma usabilidade elevada e uma razão para ser colocado no pulso de qualquer utilizador.

É acima de tudo um conceito muito interessante e que junta duas funcionalidades que muitos pretendem ter. Ao aliá-las num único equipamento, de pequenas dimensões acaba por acertar em cheio e conseguir ser único.

Mas a TalkBand tem alguns pontos onde necessita de melhorar. Em particular, o ponto da avaliação do exercício físico, necessitado de interpretar muito mais do que caminhada e que as pausas não são necessariamente dormir.

O segundo, e talvez o mais importante, é a forma como apresenta a informação. Ao obrigar os utilizadores a rodarem o pulso para uma acção tão simples como ver as horas, acaba por perder parte da sua simplicidade e facilidade de utilização.

Caso decidam comprar a TalkBand B1 tenham muita atenção ao facto de ela existir em 2 tamanhos. As diferenças são grandes caso o pulso a que se destina não seja “compatível” com o tamanho que foi comprado. Existem informações específicas na embalagem sobre a forma de escolher o tamanho mais adequado.

Um elemento que muitos vão ter em conta é o preço. Não sendo a banda de monitorização física mais barata, a TalkBand traz outras funcionalidades adicionais que compensam o preço.

A TalkBand B1 está à venda para já em conjunto com o Huawei Mate 7 pelo preço de 544 euros e pode também ser comprada de forma individual por 126 euros.

No global a TalkBand da Huawei é um dispositivo muito interessante e que vem ocupar um espaço que até agora estava vazio. Não sendo um smartwatch na sua verdadeira forma, consegue ser muito mais que uma simples banda de monitorização de actividade física.

A presença de um auricular bluetooth, onde tudo assenta, dá-lhe uma utilidade que até agora não seria esperada para este tipo de dispositivos.

A Huawei vai com certeza fazer evoluir este conceito e alterar alguns pontos menos positivos que podem agora ser encontrados na TalkBand B1.

Mesmo com estes pontos menos positivos, a TalkBand B1 da Huawei é uma excelente proposta, quer pela originalidade, quer pela sua utilidade.


Homepage: Huawei TalkBand B1

Exit mobile version