Pplware

Huawei Mate 10 Pro – A inteligência artificial numa foto

O smartphone que está a bater recordes de pré-venda chega ao mercado no próximo dia 22 de novembro. Desde a sua apresentação oficial que o estamos a testar e temos vindo a mostrar algumas das suas características que mais se destacam.

Hoje vamos falar das câmaras do Huawei Mate 10 Pro e da forma como a inteligência artificial pode ter um papel determinante no resultado final de uma fotografia.


A inteligência artificial

A inteligência artificial está a entrar nas nossas vidas aos poucos, em várias das tecnologias que utilizamos no nosso dia-a-dia, muitas vezes ajudando-nos em pequenas tarefas sem sequer darmos pela sua presença.

No caso do novo Huawei Mate 10 Pro, é isso mesmo que acontece.

O lançamento do processador Kirin 970 veio afirmar a presença da marca nesta área e a linha Mate 10 tem os primeiros smartphones a poder usufruir das suas potencialidades.

Segundo a Huawei, a inteligência artificial está um pouco por todo o lado, um pouco por todas as tarefas executadas pelo utilizador, mas são raras as vezes que damos pela sua presença, gerindo recursos, identificando objetos e, para o que nos interessa hoje, ajustando os modos de captura da câmara aos cenários que tem à sua frente para registar mais um momento.

 

As câmaras

Antes de falar do contributo da inteligência artificial na fotografia é importante falar sobre as câmaras e toda a nova tecnologia que têm integrada.

O Huawei Mate 10 Pro está equipado com câmara traseira dupla com sensores de 20 + 12 MP, uma vez mais desenvolvida em parceria com a Leica, sendo a primeira câmara num smartphone a incluir duas câmaras com abertura f/1.6. O sensor de 20 MP é monocromático, captando mais luz e criando mais contraste.

Esta particularidade faz com que as fotografias tiradas à noite ou em ambientes mais escuros consigam ter melhores resultados, uma vez que chega mais luz ao sensor. A câmara ainda conta com estabilizador ótico de imagem, flash LED duplo e sensores laser para foco automático ainda mais rápido.

Já a câmara frontal deste Huawei Mate 10 Pro é de 8 MP e tem uma abertura f/2.0. De notar que grava vídeo a 1080p enquanto que a traseira grava vídeo a 4K a 30fps e a 1080p a 60fps.

 

Fotografias inteligentes

A inteligência artificial do Kirin 970 está presente na câmara e neste caso de uma forma visível. Graças a este processador, é possível tirar fotografias com os modos de captura devidamente ajustados à cena sem qualquer intervenção do utilizador. Ou seja, em modo automático, a câmara faz um reconhecimento do cenário ou dos objetos, e ajusta os seus parâmetros. O utilizador só tem que premir no obturador.

Este modo engloba 13 cenários e objetos, nomeadamente, Céu Azul, Flores, Plantas, Praia, Pôr/Nascer do Sol, Comida, Texto, Noite, Neve, Gato, Cão e Retrato. O reconhecimento é feito de forma quase instantânea e o utilizador dá pela alteração do modo de captura, com um pequeno ícone que surge no canto inferior esquerdo da câmara.

 

Os retratos com fundo desfocado

Quem não gosta de ver um retrato bonito captado por uma câmara profissional com o fundo desfocado?

Neste campo, as fabricantes de smartphones têm investido muito para que as suas câmaras sejam capazes de criar este efeito de uma forma cada vez mais otimizada.

No caso do Mate 10 Pro, a Huawei tem também nas suas definições da câmara a opção para o criar, tendo até duas formas de o fazer: ou através da Grande Abertura ou através do Modo Retrato. No modo Grande Abertura, depois de captada a foto, o utilizador ainda pode fazer alterações à abertura e criar alguns efeitos adicionais.

 

Zoom 2x

O Huawei Mate 10 Pro permite capturar fotos com zoom ótico 2x e zoom digital 10x. O facto de permitir captar com zoom ótico significa que, do mesmo sítio, se consiga captar um plano mais próximo sem que se perca informação.

Outros modos de captura

Quem está familiarizado com os smartphones Huawei e com a interface da EMUI certamente que não terá grandes surpresas quanto aos restantes modos de captura e funcionalidades da câmara. Ainda assim, destacamos a “Fotografia dinâmica” e o “Panorama 3D”.

Fotografia dinâmica

Esta funcionalidade não é exclusiva dos Huawei Mate 10. Na verdade, surgiu em vários modelos da marca após uma atualização recente à EMUI. As fotografias dinâmicas também não são uma novidade no mundo da fotografia móvel mas permitem criar alguns momentos engraçados, já que criam um pequeno vídeo quando a foto é captada.

Para fotografias de objetos em movimento esta opção é muito interessante.

 

Panorama 3D

Tal como já havia surgido em modelos anteriores lançados pela Huawei, as imagens em 3 dimensões também estão presentes. Assim, é possível captar um objeto e visualizá-lo ou partilhá-lo posteriormente em 3 dimensões.

 

Veredicto em análise

Com os testes feitos à câmara do Huawei Mate 10 Pro já é possível tecer algumas conclusões. No entanto, estas só serão apresentadas na análise, que será lançada no decorrer da próxima semana.

Exit mobile version