No dia em que a Huawei anuncia a abertura de um novo centro mundial dedicado à Cibersegurança, ficamos também a saber que o seu sistema operativo HarmonyOS está a ser bem recebido pelo púbico em geral. Segundo é avançado, são já mais de 10 milhões os dispositivos com este sistema instalado.
O HarmonyOS da Huawei foi lançado a 2 de junho e ficou imediatamente disponível para smartphones das séries Mate40, P40, Mate30 e ainda para o tablet MatePad Pro.
Huawei anuncia a abertura de novo centro mundial dedicado à Cibersegurança
A Huawei dedicou o dia de hoje à inauguração de um novo centro de cibersegurança e transparência, localizado em Dongguan na China. Segundo avança, dará emprego diretamente a 200 engenheiros e representa um investimento anual de 1,2 milhões de euros.
Numa altura em que a credibilidade da empresa nestas matérias tem estado fragilizada, principalmente pela relação com os EUA, Ken Hu, atual presidente do conselho de administração da Huawei, referiu que:
A cibersegurança está a tornar-se mais importante do que nunca. Nas notícias vimos um aumento de ciberataques a infraestruturas críticas. Estes ataques afetaram as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo
Foi ainda dito durante o evento que “em alguns países ainda há a conceção de que os países de origem afetam a segurança dos equipamentos”. No entanto, reforça que tal “não é verdade. […] Na Huawei, a cibersegurança é uma prioridade”.
Partilhamos esta responsabilidade com os nossos clientes para garantir que os equipamentos são seguros. Estamos orgulhosos daquilo que atingimos
Este centro dedicado à cibersegurança estará focado nos produtos Huawei que são algo de milhões de tentativas de ataques informáticos diariamente. No entanto, a empresa garante estar aberta a outras empresas que precisem deste tipo de tratamento.
Assista ao evento:
Join the #Huawei Global Cyber Security & Privacy Protection Transparency Center (Dongguan) Grand Opening Ceremony livestream now! https://t.co/avqUy8MaMY
— Huawei (@Huawei) June 9, 2021
Um novo marco para a empresa e para o HarmonyOS
A informação relativa ao HarmonyOS e à sua adesão começou por ser divulgada por fontes externas à empresa. No entanto, segundo a imprensa chinesa, há já garantias vindas de dentro da empresa que revelam realmente uma adesão fantástica ao novo sistema operativo.
Estima-se que existam atualmente cerca de 200 milhões de smartphones Huawei ativos em todo o mundo e que a grande maioria está apta a receber o HarmonyOS. De recordar que a Huawei disponibilizou nesta primeira fase o sistema para os modelos das séries Mate40, P40, Mate30 e ainda para o tablet MatePad Pro. Ao longo deste ano e da primeira metade de 2022, deverão ser mais de 100 os modelos elegíveis a receber o HarmonyOS.
Numa semana, é então revelado, que o sistema possa estar já em mais de 10 milhões de dispositivos Huawei.