Pplware

TSMC diz que quem não quer fazer turnos não deve estar na indústria do fabrico de chips

Para que possamos ter nas nossas mãos smartphones, tablets e computadores equipados com os mais avançados chips, existe uma massa de trabalhadores qualificados a trabalharem durante horas a fio nas fábricas do setor. Este não é um trabalho fácil, mas o presidente da TSMC disse recentemente que os trabalhadores que não querem fazer turnos não devem então estar na indústria do fabrico de chips.


Não querem turnos? Não trabalhem no fabrico de chips, diz TSMC

A indústria tecnológica emprega milhares de pessoas em várias parte do mundo, contribuindo assim para o desenvolvimento económico dos países.

Contudo, não é novidade, sobretudo para os mais atentos a este setor, que o trabalho nas fábricas de tecnologia é árduo e exige muitas horas e muita atenção, englobando funções muito mecanizadas e automáticas. Como tal, existem muitas críticas feitas a algumas fabricantes e já muitas notícias foram relatadas sobre exploração laboral e sobre as poucas condições oferecidas aos trabalhadores.

Desta forma, em entrevista à imprensa local de Taiwan, o presidente da TSMC, Mark Liu, teceu alguns comentários polémicos em resposta a estas mesmas críticas e disse que os trabalhadores que não querem longos turnos, não devem trabalhar na indústria do fabrico de chips. Segundo Liu:

Aqueles que não estão dispostos a fazer turnos não devem entrar na indústria, uma vez que este campo não é apenas sobre salários lucrativos, mas sim uma paixão pela [indústria de semicondutores].

Para além disso, um relatório da Focus Taiwan indica que o executivo diz não esperar que os funcionários da TSMC nos Estados Unidos sigam a mesma cultura de trabalho dos funcionários taiwaneses.

Por outro lado, alguns trabalhadores da TSMC nos EUA descontentes partilharam de forma anónima várias críticas spbre a cultura de trabalho da empresa na plataforma Glassdoor. Cerca de 100 avaliações foram feitas e publicadas e as críticas mais proeminentes relacionam-se com:

Queixas de turnos longos de 12 horas

Num relatório avançado pela Fortune, são descritos alguns comentários mais preocupantes sobre longos turnos de 12 horas diárias e ainda que muitos funcionários dormem mesmo nas instalações durante um mês.

Neste momento, a apreciação geral da empresa taiwanesa conta com uma classificação de 2.9/5, como podemos ver pela imagem seguinte.

 

Liu acredita que os funcionários da TSMC nos EUA tiveram uma vida facilitada em comparação aos funcionários de Taiwan. No entanto também acrescenta que a cultura de trabalho da empresa está aberta a discussões, desde que os principais valores da empresa sejam respeitados.

Exit mobile version