Samsung cria memória SSD de 512GB pequena como uma moeda
A miniaturização dos componentes electrónicos tem trazido um efeito positivo para a sua forma e para o seu tamanho. Com componentes mais pequenos é possível criar novas máquinas mais eficientes e mais fáceis de transportar.
A Samsung tem acompanhado este movimento e lançou agora para produção uma das memórias SSD mais pequenas do mercado. É de tal forma pequena que é do tamanho de uma simples moeda.
Para além da sua posição de relevo e de destaque no mercado dos dispositivos móveis, a Samsung tem também um papel de relevo no mercado da construção de memórias e de discos baseados nestas.
A sua mais recente proposta, a linha PM971-NVMe, que entrou agora em produção, é uma memória SSD de (até) 512GB, que pesa apenas um grama e que tem dimensões reduzidas. Com apenas 20 x 16 x 1,5 mm, alberga dentro de si vários componentes, desde os 16 chips flash V-NAND de 48 camadas de 256GB, 4GB de memória DRAM LPDDR4 de 20 nanómetros e um controlador de alta performance.
Com velocidades de leitura e de escrita de 1.500 MBps e 900 MBps, respectivamente, permite descarregar um filme Full-HD em apenas 3 segundos, informação da Samsung. Com estas velocidades esta memória consegue ser 1500 vezes mais rápido que um normal disco HDD.
As memórias SSD da série PM971-NVMe SSD entraram agora em produção e vão ser vendidas com 512GB, 256GB e 128GB, sendo disponibilizadas no próximo mês, segundo a Samsung .
Com estas dimensões de memórias SSD, os fabricantes podem criar agora máquinas ainda mais pequenas ou com baterias maiores, dando uma maior liberdade a todos os que têm de usar computadores portáteis.
Este lançamento da Samsung é mais um da sua longa linha de ofertas no campo das memórias e dos discos, que estão cada vez com mais capacidades e menores dimensões.
Este artigo tem mais de um ano
Ótimo! O tamanho já tem, só falta custar uma moeda também… rsrss
16 chips de 256GB? Isso é que era… : )
Ainda podemos diminuir mais o tamanho dos transistores usados sem que haja falhas (ou seja os eletrões passarem-nos como que por “teletransporte”), portanto há lugar para melhor e melhor tecnologia surgir em cada vez menos espaço, especialmente se começarmos a aumentar o tamanho dos dispositivos verticalmente (como aliás, já começou a ser feito com memória de vídeo por exemplo pela AMD)
Onde estávamos há uns anos atrás e onde estamos agora.. Antes era era preciso um edifício inteiro para tais capacidades…
Ainda sou do tempo dos pesados e grossos discos rigidos com uma enorme capacidade de 10Mb, e eram bem caros, alguns PCs nem HDD tinham, funcionavam com disquetes.
Mais tempo menos tempo os smartphones topo de gama vão começar a entrar nesta área de armazenamento. Não que seja necessário mas não seria ma ideia. Porque o Note do ano que vem?
Para produzir isto em massa neste momento deve ter custos elevados,um ssd deste tipo não deve ser nada barato,e neste momento ou outro, um smarthphone com custos superiores a 1000 euros em massa, não seria uma aposta inteligente mesmo com este ssd,aqui ja compras um pc,e as pessoas inevitavelmente iram comparar precos,e para não falar que seria necessário haver algumas alterações a nível de software e hardware,se a samsung começasse nesta linha linha de ssd teria que ser para continuar,talvez daqui a uns 3 anos seja possível.
Não há grandes vantagens para um smartphone de começar a utilizar SSD em vez de eMMC para ser sincero, apesar de agora ser possível.
Onde isto seria mais vantajoso é em tablets, mas mesmo assim já é bastante fácil utilizar um ou múltiplos SSDs M.2 sem ocupar muito espaço.
samsung sempre a inovar
BAH!! a Samsung devia aprender com Apple, essa sim trás inovação!
Já agora fale-me das invenções da Apple, algo que realmente tenha inventado?
Mais algo que a Apple tenha inventado e seja útil para vários fins. A Samsung quando inventa algo não vai ser só útil a Samsung, vai ser usado por varias marcas, vai permitir avanços em varias vertentes.
Para a Apple e um tal de Steve Jobs, só preciso responder com Elon Musk PayPal, Tesla, HyperLoop…
Deixa de ser um ridículo fanboy, a Apple tem meia dúzia de equipamentos, onde vai melhorando o hardware e usabilidade, mas invenções que tenho impacto no mundo? Acordem para a vida.
http://www.techradar.com/news/computing/apple/10-ways-apple-changed-the-world-1136277/1 entre inovações em computador, telemóvel, música, etc não sei por onde queres escolher. A Apple mudou o curso dos telemóveis que antes tinham todos teclado e ecrã não-tátil antes de ser apresentado o iPhone, e não são palavras minhas, “before the iPhone, smartphones either looked like BlackBerries or were weird things from Nokia. After the iPhone, they looked and worked like iPhones.”. Por isso, aí tens amigo, e não chames “ridículo fanboy” aos outros, só porque tens uma visão diferente.
Tem algumas imperfeições esse artigo, por exemplo, o GUI é da Xerox e a Apple nem foi o primeiro a implementá-lo, foi a Microsoft que lançou o primeiro produto. Depois apresenta o iOS 6 como algo que mudou o mudo??? As apresentações de Steve Jobs??? O iMac??? A sério? Quanto ao iPhone, iPad, o primeiro Apple PC até posso concordar, o resto é para encher chouriço…
nem mais! XD
nao tarda lancam ai uma cena nova (que nem sei se já alguem se lembrou….): uma memoria de 512GB, do tamanho de uma moeda!
Nao sejas assim, embora nao troque o macbook pro retina 13 por nada pela primeira vez vi um portatil windows despertar me interesse. Asus zenbook 3 com 512gb e 16gb de ram….So tenho receio de nao gostar muito do windows 10 até porque ainda tem o bug do 100% disco nao resolvido.
Que é isso? Eu tenho vários PC com SSD e não vi tal coisa
Ricardo, tenho um portátil HP-Compaq de 2006, nx9420, de 17″ Ultrawide, XPTO, etc, com W10, 4 Gb de RAM e SSD de 120 (instalei o antigo disco na baía do DVD porque não preciso de DVD) com gráfica dedicada de 256MB (ATI Mobility Radeon), e que em tarefas de escritório, internet, vídeos (até 1080p), música e jogos casuais funciona perfeitamente. Trabalho com Windows desde a infância do mesmo e posso dizer que nada tenho a dizer sobre o W10. O utilizador é que tem de informar-se e configurá-lo à sua medida, como todos os SO’s. Se optar por começar a trabalhar com o W10 não vai ter problemas. E, mais uma coisa, nunca tive o problema do disco a 100%. Tenho um monitor de recursos desde o primeiro dia e garanto que nunca tive esse problema.
Ironia? XD
isto é excelente.. mas agora (já era para ontem) precisamos de baterias para tlm, tablets, portáteis que durem dias.. tipo 3 ou 4 ou 5 dias.. e não horas.. a capacidade de processamento aumenta.. a capacidade de armazenamento aumenta.. mas tudo isto sempre com um carregador por perto.. e isso é que precisa de mudar
Concordo, há uns anos atrás a lenta velocidade de acesso dos discos era o principal problema, mas “agora” com o aparecimento dos dispositivos mobile o grande problema é mesmo a autonomia… Eu gostava de um smartphone que me desse no mínimo umas 12h de ecrã ligado… Digo no mínimo no sentido em que gostava que me desse essa autonomia sem ser a executar tarefas “básicas” como navegar na net ou ver um simples vídeo, mas sim qualquer que fosse o cenário, 12h no mínimo… Era bom também que carregar uma bateria fosse tão rápido como meter gasolina num carro… aí sim conseguiríamos alcançar um verdadeiro nível de portabilidade
Podem sempre tentar isto: http://www.androidauthority.com/dual-battery-gionee-m5-611607/
Há formas de mudar de baterias sem desligar equipamentos, e formas de substituir uma bateria em menos de 5s, porque não se aposta por ai?
Se vires a autonomia continua a aumentar principalmente em modelos de gama média. Há vários modelos com Snapdragon 6xx com ecras 1080p e baterias de 4000 mAh, e a autonomia é gigantesca
Uma pequena correcção. Onde se lê “1.500 MBps a 900 MBps” deve ler-se “1.500 MBps e 900 MBps”.
Algém tem ideia de quando vai custar um “brinquedo” destes?