A guerra pelo poder na indústria dos chips tem sido o fenómeno mais evidente entre as várias potências tecnológicas. Mas a Rússia, que está a enfrentar várias restrições, criou agora uma máquina de fabrico litográfico que custa um valor idêntico a um carro chinês moderno.
Rússia cria ferramenta de fabrico litográfico
De acordo com as recentes informações, a Rússia conseguiu criar uma nova ferramenta litográfica para o fabrico daquilo que o país designa de “microcircuitos”. Muitos podem ficar surpreendidos com este feito, pois o país enfrenta vários bloqueios devido à guerra com a Ucrânia, mas, à semelhança da China, a Rússia está também a tentar dar a volta por cima ao desenvolver as suas próprias tecnologias.
Estas máquinas de fabrico litográfico são semelhantes às do fabrico de chips, cuja empresa holandesa ASML é a mais popular neste segmento. Mas, para já, ainda não foi revelada nenhuma imagem em concreto do aparelho.
A máquina russa foi criada por investigadores e especialistas da Universidade Politécnica de São Petersburgo (SPbPU), os quais desenvolveram duas instalações para a produção de nanoestruturas microeletrónicas, que vão permitir “resolver a questão da soberania tecnológica da Rússia nesta área no campo da microeletrónica“, segundo indica a agência RIA Novosti (via CNews).
Os responsáveis pela importante criação referem que a máquina litográfica russa usada para nanolitografia tem um custo a rondar os 5 milhões de rublos, cerca de 47 mil euros, algo como o valor de um carro chinês moderno de boa qualidade tal como, por exemplo, o modelo SUV Geely Monjaro.
Para já, ainda não existe nenhuma informação sobre quando é que estas ferramentas serão efetivamente usadas na produção real de componentes. Mas este é apenas mais um importante passo da Rússia para se tornar independente da importação de equipamentos, aos quais neste momento não consegue aceder.