Pplware

RTX 3060 da Nvidia ainda nem foi lançada, mas as lojas já aumentaram o preço

Tal como temos referido em artigos anteriores, há uma crescente procura por placas gráficas no mercado. A Nvidia é considerada como uma das melhores fabricantes deste componente, mas os seus mais recentes chips já são difíceis de encontrar nas prateleiras. E muito também por culpa da mineração de criptomoedas.

Mas tudo isto está a provocar um fenómeno interessante, apesar de não ser muito benéfico para os consumidores. A recém anunciada GeForce RTX 3060, por exemplo, ainda nem sequer chegou ao mercado, mas há já várias lojas na Europa, incluindo Portugal, a aumentar o seu preço.


A Nvidia surpreendeu o mundo com o lançamento das potentes gráficas GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090. Para além disso, foi também lançada a RTX 3060 Ti e ainda as novas placas para computadores portáteis.

Mas a fabricante prepara-se para lançar uma outra gráfica, a GeForce RTX 3060 que chegará no dia 25 de fevereiro por 329 dólares. Ou, pelo menos, era esse o objetivo.

Lojas começam a aumentar preço da RTX 3060, mesmo sem ser lançada

Várias lojas na Europa estão a aumentar o preço da próxima placa gráfica da Nvidia. De acordo com alguns registos, os aumentos chegam a ser mais de 100 euros em comparação aos preços que praticados na semana anterior ao aumento.

Este fenómeno acontece devido à enorme procura por placas gráficas, em grande parte dos casos motivada pela mineração de criptomoedas. Relembramos, por exemplo, o caso da descoberta de um sistema de mineração com 78 placas RTX 3080. E devido à falta de stock, quem minera criptomoedas também já começa a investir nos portáteis com as novas gráficas da série RTX 30.

Outros modelos, como a RTX 3080, também viram o seu preço aumentado, nalguns casos acima dos 1.300 dólares (~1.072 euros), quando o valor de lançamento rondava os 700 dólares (~577 euros).

No caso da RTX 3060, o preço recomendado na Europa é então de 329 euros, mas nalgumas lojas a placa o valor já se encontra acima dos 500 euros.

Para além disso, segundo o site VideoCardz, as lojas estão ainda a cancelar as pré-vendas, como forma a ‘forçar’ os clientes a comprar o produto pelo preço maior.

Esta situação também foi detetada nalgumas lojas portuguesas onde, nalguns casos, o aumento foi de quase 200 euros.

Portanto, a vida não está nada fácil para quem, neste momento, procura uma placa gráfica recente. Resta-nos aguardar que a procura diminua para, talvez, votarmos a ter stock e preços mais ao encontro do estipulado pelas marcas.

Exit mobile version