O que o meu router TP-Link é capaz de fazer? (Parte I)
Ao longo dos últimos meses temos apresentado alguns dos novos routers que fazem parte do portefólio da TP-Link. Estes destacam-se da concorrência pela facto de incorporarem as últimas tecnologias disponíveis para redes sem fios, garantindo velocidades de transmissão na ordem dos Gbps e também a melhor cobertura.
Recentemente fomos desafiados para apresentar em detalhe todas as funcionalidades dos routers TP-Link, assim como realizar alguns testes tanto ao nível de velocidades como no que diz respeito à cobertura.
Para a elaboração deste conjunto de tutoriais foi-nos gentilmente cedido pela TP-Link o Archer C8 que passamos a apresentar.
Características do Archer C8
Este router destaca-se por garantir velocidades de transmissão na ordem dos 1750 Mbps (1300 Mbps na gama dos 5 Ghz + 450 Mbps na gama dos 2,4 Ghz), o que é ideal para jogos online, Streaming HD e também downloads (não descartando, obviamente, a velocidade da ligação à Internet oferecida pelo operador).
Além disso, o Archer C8, tal como o seu sucessor, o C9, destaca-se pela excelente cobertura que oferece e também por incorporar a tecnologia beamforming, que orienta o sinal das antenas para o local onde se encontram os equipamentos, garantindo assim ligações eficientes mesmo em longas distâncias.
O Archer C9 vem com um CPU Dual-Core a 800 Mhz, tem 4 portas RJ45 a 10/100/1000 Mbps, 1 porta USB 2.0, 1 porta USB 3.0 (para partilha de impressora e partilha de ficheiros), Firewall integrada entre outras tecnologias para garantir a melhor segurança dos utilizadores.
Outras características
- Controlo Parental
- Botão para ligar/desligar Wi-Fi
- WDS
- Possibilidade de criar rede Wi-Fi adicional (guest network)
- Servidor FTP
- Media Server
- Storage Sharing
- Printer Sharing
- Suporte para IPv6
- Fácil de configurar
- Tether APP
Destaque ainda para o menu IPTV que possibilita a ligação directa do router ao ONT.
Como aceder ao router?
Depois de ligado o equipamento à energia, podemo-nos ligar ao mesmo através de um cabo de rede ou então via rede wireless. Todos os parâmetros definidos de fábrica (ex. SSID, passwords, etc) encontram-se na parte traseira do equipamento.
Depois de nos ligarmos a uma das redes sem fios disponibilizadas, vamos aceder à interface de gestão do equipamento através do endereço http://192.168.0.1. As credenciais de acesso estão também na traseira do equipamento.
Depois de entrarmos na interface de gestão do equipamento, a primeira coisa que devemos fazer é mudar as credenciais de acesso e também definir novos nomes para as redes sem fios e mudar também a password. Hoje vamos apenas mostrar como mudar a password da interface de gestão.
Mudar a password da interface de gestão
Para mudar as credenciais de acesso à interface de gestão vamos a System Tools > Password
Depois é só indicar as credenciais de acesso antigas e as novas credenciais. Por fim, devem carregar em Save.
E por hoje é tudo. Como podem ver este router tem muitas funcionalidades interessantes que iremos explorar em próximos artigos. Esteja atentos e qualquer duvida ou questão não hesitem em deixar nos comentários. Mesmo não tendo o Archer C8, e tendo um TP-link, certamente que muitas das funcionalidades que vamos analisar também deverão estar presentes.
Este artigo tem mais de um ano
A porta USB 3.0 dará para ligar uma pen de 1 Tera? É que router da MEO não aceita!
Sim, tamanho máximo de cada disco USB/Partição até 2TB.
TP-LINK Portugal
Se alguém me puder ajudar: desde que mudei de um tplink TL-WDR3600 para um Archer C20i o meu receiver pioneer sc 2023 perde a ligação à rede, obrigando-me frequentemente a reiniciar as definiçoes de rede no mesmo para aceder ao meu media server. Alguma sugestão?
todos os routers que tenham partilha aceitam. o problema e que nem todos aceitam o formato NTFS, por isso tem de formatar a pen, hdd externo no formato FAT32!!!
TPLink WDR3600 a bombar com OpenWRT. ☺ Se o sistema de ficheiros da firmware original da TP-Link suportasse ext4, tinha-me mantido na firmware original. Fat32 puxa muito pelo processador, a escrita/leitura de ficheiros anda sempre pelos 2/3 megas/s. Com Openwrt e ext4 chega perto dos 15, mas sempre acima dos 10. Foi logo a primeira coisa que fiz quando comprei o WDR3600.
…quantos é que clikaram no link do router http://192.168.0.1…
começo eu: 1
🙂
CRAP. O que o TPlink é capaz de fazer é deixar os russos ou os chineses alterarem as configurações do router sem terem a password de admin. CRAP mesmo
Porque é que uma partilha de rede com muitos arquivos e alguns grandes, uma boa parte deles nao aparece no DLNA? Algum bug? Ja experimentei vários firmwares. Archer C9 V1.
Rede doméstica de “génio” – router e telefone no meio da casa, quando o ZonHub está na sala 🙂
– Converter o modem/router ZonHub apenas em modem burro, fazendo “bridge na porta (LAN) 4”
– Usar os cabos da instalação telefónica tradicional e que agora já não servem para nada para puxar um cabo TCP (cabo de rede) do ZonHub até uma tomada, numa zona central da casa, que permita ligar um router TP-Link e um telefone.
– Junto ao ZonHub, dividir o cabo TCP:
a) em 6 fios a cravar numa ficha RJ45 (segundo a norma habitual T568B, mas sem dois fios) a ligar, no fim do processo, à porta LAN 4 do ZonHub, e
b) em dois fios (habitualmente o par azul e azul-e-branco) a cravar uma ficha RJ11 (a ligar à porta para telefone do ZonHub).
– Na tomada da zona central da casa, fazer a ligação dos terminais do cabo TCP, segundo a norma T586B, do modo a que se possa ligar um cabo de rede para o router TP-Link e uma ligação para o telefone, correspondente à ligação do par azul no ZonHub (pode ser um tanto “aldrabada” de forma a sair o fio diretamente por baixo da tomada para o telefone).
P.S. Para quem achar isto “chinês”, um cabo TCP tem oito fios mas só são são precisos quatro para uma ligação ethernet (dois para transmitir e dois para receber dados). Com os quatro que sobram pode-se fazer uma nova ligação ethernet, ou usar dois (sobrando outros dois) para a ligação de voz/telefone.
P.S 1. É necessário respeitar a norma para cravar as fichas e ligar os terminais na tomada, saber a diferença entre modem e router, o que são IPs, conhecer a password de administrador que dá acesso às opções escondidas do ZonHub e mais umas coisas. Configurar o TP-Link como router é a parte fácil 🙂
Eu tenho uma solução semelhante.
tenho o ZonHub no meu “Bastidor” Doméstico , onde passo um cabo utp e um coexial.
fiz o mesmo 3 pares RJ45 1 par RJ11 , no outro lado tenho uma tomada da Efapel com 2 RJ45 e 1 coexial, onde tenho net para o raspberry pi, linha de telefone, e coexial para a ZonBox
Com 2 pares ficas limitado a 100Mbps, mas é uma opção válida que deverá servir à maioria dos casos…
o Pi so suporta 100Mbps ( até até não passa dos 90 ).
E digo desde já uma grande parte das pessoas tem placas 10/100 e routers / switches 10/100
por isso…
Boa tarde!
No artigo diz que podemos ligar directamente ao ONT?
Pois tenho MEO Fibra e ando indeciso entre TPLINK AC2600 e o ASUS RT-AC68U. E a minha ideia era ligar o ONT directo a um Switch e nesse switch ligar o router meo, para TV e telefone, e o router da ASUS ou TPlink para Internet, partilhar a impressora e um disco de 3TB.
Já li que dava e que não dava, mas como no artigo diz que posso ligar directo ao ont para iptv, em principio dá para o que quero.
Gostaria que me esclarecessem esta duvida.
https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/td-p/18012
https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333
Espero que ajude
Podem explicar como fazem o Beamforming com antenas Omni?
Eu tenho um TP-LINK “C5 Archer AC1200”, alguém me pode dizer (passo-a-passo!) como posso configurar tudo, de modo a aceder ao meu NAS (ou seja, um NAS ligado via RJ45 ao Router) via Internet (por ex. doutro país, em férias)?.
Ou seja, eu sei que é via DDNS mas até hoje nunca consegui ter acesso ao meu NAS/pastas SMB partilhadas dum PC… (via Intranet/rede caseira funciona 5 estrelas)
Relativamente aos router TP-LINK que já tive no total (com este) 4: o router para o preco está muitíssimo bem, o Firmware tem evoluído bem ao longo dos anos e apresenta imensas funcoes mas:
– a potência WIFI é algo fraca (em todos os modelos), especialmente em redes “n” ou “ac” (mesmo com 3 antenas e brincando com as Bandas para nao haver interferencias). O router com wifi da empresa de cabo nao tem antena e tenho pelo menos mais 25-30% de cobertura…
– os modelos com USB tem um suporte algo limitado: as PEN/HDD USB nao entram em Stand-by (como no PC, NAS, etc) e ficam permanentemente em funcionamento o que nao é bom para a longevidade. Era óptimo nos modelos *actuais* incluirem uma funcao de NAS em que ligando um HDD USB este após (configurável) X minutos sem actividade entrasse em Stand-by, e que eu pudesse ter acesso (por DDNS) dum outro PC via Internet (estilo SAMBA, nao via http://FTP...)
Alguem sabe se eu comprar um rooter so para mim, tenho que pagar alguma cota no final do mes?
tenho um tl-wpa2220 wifi powerline extender e tenho ligado ao router meo por cabo para fazer difusão de wireless em outras divisões só que ele muitas das vezes faz paragens na tv em canais hd e faz com que o pc se desligue da rede wireless há alguma coisa que eu possa fazer?
Também dá para sacar Porno?