Depois do anúncio da placa CMP (Cryptocurrency Mining Processor) da Nvidia, destinada à mineração de criptomoedas, várias marcas já lançaram as suas versões personalizadas. A Gigabyte e a Asus são dois exemplos de marcas que já revelaram os seus exemplares.
Agora foram desvendados mais dois modelos, desta vez da MSI. Tratam-se de versões da placa CMP 30HX, designadas MSI MINER, sendo que o próprio nome já diz tudo sobre o seu propósito.
O mercado das criptomoedas obriga a mudanças urgentes no segmento de alguns produtos, como as placas gráficas. Em especial os novos modelos da Nvidia têm sido imensamente requisitados para a prática de extração de moedas digitais.
Neste sentido, a fabricante norte-americana optou pelo desenvolvimento das placas CMP, criadas em exclusivo para a mineração.
MSI terá também a sua versão das CMP 30HX
Segundo as informações recentes, foram agora reveladas as novas placas MSI CMP 30HX. Trata-se de duas versões personalizadas que a empresa taiwanesa vai lançar para os mineradores das moedas digitais.
Estes modelos foram batizados com o nome MSI MINER e são ambos idênticos ao nível de desempenho. Uma das diferenças diz respeito ao sistema de arrefecimento incorporado.
- MSI MINER XS
Este é um dos modelos da placa para mineração da MSI. Esta versão usa o mesmo sistema de arrefecimento que a Nvidia GeForce Ventus XS.
- MSI MINER
Este outro modelo usa o mesmo sistema de arrefecimento das placas gráficas Nvidia GeForce ARMOR.
No que respeita às especificações, estas GPUs usam o chipset Turing TU116-100, da GTX 1660 SUPER), com uma frequência base de 1530 MHz e Turbo de 1785 MHz. Trazem 6 GB de memória GDDR6 @ 14 GHz com interface de 192 bits e porta PCI.e de 8 pinos.
Tal como outros modelos, a MSI CMP 30 HX oferece uma taxa de hash de 26 MH/s para mineração da moeda Erthereum.
Contudo, há algumas desvantagens com este género de placas. Pois, caso o utilizador as queira revender, apenas o poderá fazer a alguém que também queira o equipamento para mineração de criptomoedas. O motivo é que estas GPUs não criam gráficos e, por isso, não podem ser usada para outras finalidades. Para além disso, a garantia destes equipamentos é de apenas 3 meses.
A MSI não revelou dados sobre disponibilidade ou preço. No entanto, estima-se que estas placas rondem os 600 euros.