As placas CMP (Cryptocurrency Mining Processor) desenvolvidas pela Nvidia, têm como objetivo desviar a atenção das suas GeForce RTX 30 para a prática de mineração de criptomoedas.
O primeiro modelo a ser lançado foi a Gigabyte CMP 30HX. Mas uma imagem agora revelada mostra uma ASUS CMP 40HX que minera a 43,77 MH/s. De acordo com especulações, esta placa poderá chegar ao mercado por menos de 700 dólares.
A Nvidia anunciou recentemente a sua linha de placas CMP destinadas em exclusivo à mineração de criptomoedas. O objetivo seria que estes equipamentos fossem adquiridos para esta prática e, assim, deixadas as gráficas GeForce RTX 30 para os jogadores.
Neste sentido, a marca Gigabyte estreou-se ao lançar oficialmente a sua versão CMP 30HX. E aos poucos começam a surgir mais novidades deste segmento.
Revelada a ASUS CMP 40HX que minera a 43,77 MH/s
Uma imagem recentemente recebida pelo site VideoCardz, mostra uma placa ASUS CMP 40HX a minerar a criptomoeda Ethereum. No entanto este chip foi capaz de obter uma taxa de hash superior aos 36 MH/s anunciados pela Nvidia. Segundo a imagem, a CMP 40HX da ASUS consegue minerar a 43,77 MH/s, o que corresponde a um desempenho 21% superior ao descrito pela Nvidia.
Claro que este valor é conseguido através de alguns ajustes na tensão e overclock da memória. Mas não deixa de ser impressionante.
Esta placa é baseada em Turin TU106-100, traz 8 GB de memória GDDR6 e um TDP de 185W. Contudo, o desempenho foi aumentado e também reduzido o consumo para 135W. Em suma, estes ajustes permitiram aumentar o lucro que esta ASUS CMP 40HX é capaz de oferecer ao utilizador.
Por outro lado, após o anúncio da ASIC Bitmain Antminer E9, a ASUS irá baixar o preço da CMP 30HX de 799 dólares para 599 dólares. Desta forma, estima-se que o modelo CMP 40HX possa custar cerca de 699 dólares.
Veja a nossa conversa com António Matias Gil, especialista em blockchain