Pplware

Qualcomm e Microsoft desenvolvem chip para a Internet of Things

A Qualcomm é um dos pesos pesados no desenvolvimento de chips para smartphones. No entanto, a gigante tecnológica está a alargar a sua abrangência e apresentou um chip especialmente concebido, em conjunto com a Microsoft, para a Internet of Things.

A introdução foi feita na 5G Summit, em Barcelona. Ainda são desconhecidos os equipamentos que receberão este chipset, mas será que a Microsoft irá surpreender?


A Internet of Things é já uma realidade, mas ganhará uma nova dimensão no futuro com a próxima geração de redes móveis. Tendo em conta esta realidade, a Qualcomm anunciou o seu novo chip na 5G Summit, em Barcelona.

Este chip foi desenvolvido em conjunto com a Microsoft, especialmente no que ao software diz respeito. Este é certificado e otimizado para o sistema operativo Azure Sphere Internet of Things (IoT). Tal como o nome indica, este SO baseado em Linux foi especialmente concebido para dispositivos IoT.

A Microsoft colaborou ainda na segurança acoplada a este chip. Para além dos elementos implementados no hardware, pela Qualcomm, a empresa de Redmond disponibilizou os serviços do Azure Sphere security cloud.

Temos o prazer de expandir o nosso amplo portfólio de soluções para a Internet of Things e adicionar os poderosos recursos do Microsoft Azure Sphere no nosso próximo chipset. Esperamos permitir novas transformações de negócios emocionantes para os clientes numa variedade de verticais, onde a computação avançada, a conectividade de baixa latência e a segurança de ponta a ponta podem fazer uma diferença importante.

| Jeffery Torrance, Vice-Presidente da Qualcomm Technologies

As duas gigantes tecnológicas dão assim um passo em frente nas suas ambições para a IoT. Não foram especificadas as características do chip em pormenor. Para além disso, não foram adiantados, para já, os dispositivos em que estará presente.

Conheça mais sobre a Internet of Things (IoT)

Exit mobile version