A Intel tem estado focada em diferenciar-se das marcas rivais que têm ganho algum terreno importante, especialmente no segmento dos CPUs. Por isso, a empresa de Pat Gelsinger vai agora fazer mais uma mudança importante e adicionar um novo nome à sua linha de processadores, que vai começar a designar-se também de Intel Core Ultra.
Intel terá processadores designados Core Ultra
De acordo com as últimas informações, a Intel vai renovar novamente a designação da sua linha e terá processadores denominados de Core e também de Core Ultra. Segundo os detalhes, os chips de processamento como agora os conhecemos vão então ver a sua designação alterada. Por exemplo, o CPU topo de gama Intel Core i9-13900KS da 13ª geração, será agora nomeado de Intel Core Ultra 9. Acabará também o “i” do nome, ou seja, deixa de existir o Core i3, i5, i7 ou i9 e passa a ser apenas Core 3, Core 5, Core 7 ou Core 9.
Intel will no longer place generational messaging in front of Intel Core brand. Generation will still be called out in the processor number (e.g., ##×××H). This will apply to all client products moving forward, starting with Meteor Lake.https://t.co/7TX0FJ26tN pic.twitter.com/eU1vA1Xddf
— Andreas Schilling 🇺🇦 (@aschilling) June 15, 2023
No caso das variantes Core, teremos agora os modelos Intel Core 3, Core 5 e Core 7. Já quando falamos das versões premium, teremos os processadores Core Ultra 5, Core Ultra 7 e Core Ultra 9, tal como vemos pelas imagens das apresentações. Portanto, não teremos um processador Intel Core 9 nem um Intel Core Ultra 3.
Pelas imagens vemos também que os modelos Core vão estrear daqui a alguns meses com a arquitetura Meteor Lake para portáteis. Já os Core Ultra devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2023, mas não é especificada a arquitetura.
More baffling than AMD’s laptop naming.🙃
Core Ultra 7 1003H Core Ultra 7 1002H Core Ultra 5 1003H
— HXL (@9550pro) June 15, 2023
Portanto, estão são as novidades mais recentes da gigante californiana no sentido de simplificar e facilitar a vida aos utilizadores que queiram escolher um processador específico para as suas máquinas.