Novo SDK da AMD melhora o desempenho entre GPU e CPU…
... atingindo velocidades, entre ambas as unidades de processamento, de até 15GB/s.
Há 2 dias, num artigo relativo à Nvidia onde se falava de melhorias na utilização de recursos GPGPU para a próxima geração de placas gráficas, veio à conversa nos comentários o facto de a AMD fazer pouco para desenvolver a framework OpenCL que actua no mesmo sentido.
Nem de propósito, no mesmo dia a AMD lançou um press release onde indica desenvolvimentos importantes no desempenho da APU.
O OpenCL foi inicialmente desenvolvido pela Apple Inc., que detém ainda os direitos da marca, e foi pensado inicialmente para colaboração técnica da AMD, IBM, Intel e Nvidia. A Apple submeteu a proposta inicial em 2008 a um grupo chamado Khronos Group que, em 16 de Junho desse ano, juntou vários representantes de empresas de hardware e software. Em 5 meses foram definidos os detalhes técnicos da especificação OpenCL 1.0 (18/Nov/2008) que foi aprovado e teve o lançamento público a 8 de Dezembro de 2008. Foi lançado inicialmente com o sistema operativo da Apple, Mac OS X SL.
O SDK foi criado pela AMD e mais tarde foi também adoptado pela Intel, sendo disponibilizado depois em código aberto.
A nova versão do SDK para AMD Accelerated Parallel Processin (APP) é a 2.5. De acordo com a AMD, esta última versão tem suporte completo para a série A das APUs (que têm GPU integrado).
Segundo o vice-presidente do programa AMD Fusion Experience, Manju Hedge:
"Improving performance and programmability on AMD platforms is a key initiative for us, and we work closely with developers to help us make the APU the best possible development platform."
"With these latest SDK refinements, we are supporting continued growth of the ecosystem and building on the momentum generated by the successful AMD Fusion Developer Summit held in June of this year."
Este SDK permite uma transferência de dados mais rápida, entre a CPU e GPU, existentes na APU, conseguindo atingir velocidades de 15GB/s em APUs da série A.
Existem também outros melhoramentos no SDK a nível do runtime do OpenCL, permitindo assim uma maior eficiência da utilização da GPU, reduzindo tempos de lançamento a nível do kernel e transferências via PCI Express. São suportados também a obtenção de recursos directos da GPU que permite melhorar a utilização de multi-GPU em plataformas Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente vão tirar melhor proveito de uma das melhores tecnologias existentes no MacOSX…mas isso veio também agora (na minha opinião) reforçar alguns rumores Apple/AMD …
Hum… estou a ver que a AMD está mesmo concentrada em roubar o campo Intel nos Mac’s… cheira-se que próximos capitulos ainda vão ser bombasticos…
Boas..
…já aqui a uns tempos atrás alguém falava da fabulosa tecnologia AMD VISION e de muita proximidade entre AMD e Apple,sendo que na altura havia já noticias que a Apple andava a pensar em ter uma linha de maquinas AMD, especialmente aquelas pensadas para trabalhos gráficos.
A AMD na altura dizia ter com a optimização de chipset+proc+grafica(VISION) acima dos 50 % de desempenho comparativamente a maquinas intel+nvidea…
A AMD parece ir no bom caminho e a Apple também, pois terá uma linha com processadores mais baratos(maior lucro) com maior desempenho grafico/perifericos.
Eu por exemplo no meu portátil VISION ULTIMATE noto a nível de velocidade de leitura/escrita de Pens USB uma notória diferença entre o meu desktop de casa(chipset intel+proc intel+nvidea) e essa maquina(chipset+proc+grafica AMD).
A ver vamos, a acontecer esta parceria será muito bom para todos…menos para a intel e a NVidea…
A Apple não tem já um AMD bobcat num producto???
cmps
Viva,
Eu nunca tive muita fé na AMD, não por falta de inovação mas por muita falta de recursos (e na linha de gráfica, péssimo suporte de software)
Caso venha a existir uma parceria, penso que seja mesmo estrondosa, já que a Apple através da experiência que tem conseguirá dar à AMD aquilo que talvez lhe falte.
A própria Intel partilha tecnologias com a Apple, e isso deu um “boost” enorme em certos pontos de tecnologia e a Apple ao ver o potêncial da AMD poderá fazer o mesmo ou até mesmo ir mais longe, já que conseguirá ter mais controle do que com a gigante Intel que é mais “independente”.
Tenho fé que mais cedo ou mais tarde a parceria (caso aconteça) traga grandes frutos e quem sabe a Apple não adquire a AMD.. quem sabe. Tal como fez com a Intrinsity para projectar os A4.
Só mesmo o futuro dirá, mas começo a ver com bons olhos essa parceria caso exista, de preferência que isso eleve a fasquia da AMD para um patamar diferente.
Quase de certeza que o Bobcat deverá andar a ser testado algures em cupertino. O que não devem faltar são prototipos…de todas as formas, feitios e recheados de hardware diferente. Uma coisa que a Apple sempre gostou foi da gama ATI (dado o seu potencial em elevadas resoluções, como é o caso dos monitores apple 27), se bem que eu pessoalmente sempre prefiri a tecnologia da Nvida, especialmente em jogos e computação gráfica (CUDA, Physx, etc)…
Mas bem, a ver vamos.. só o futuro dirá mesmo, mas começo a ver estas pontas soltas como sinais e acredito que a Apple mais cedo ou mais tarde queira fugir ao mercado “PC” e voltar aos tempos antigos, como fazia com a parceria PowerPC e quem sabe apostar em tecnologias diferentes da arquitectura actual, em conjunto com a AMD.
A Apple sempre foi lider de inovação e aposta muito em projectos que podem levar o rumo da empresa para outro patamar, e a AMD talvez tenha isso na gaveta à espera de ser acreditado/apostado. Estou mesmo curioso sobre o que poderá acontecer 🙂 Cumps 😉
Bem caro LMX, eu a escrever isto de madrugada e hoje sai esta noticia:
http://www.appleinsider.com/articles/11/08/11/apple_threatened_intel_with_wake_up_call_over_chip_power_consumption.html
Desculpem invadir este espaço sei que o comentario não tem nada a ver com o post mas eu vi aqui um tutorial como alterar os botões de avançar e retroceder justamente quando procurava como alterar os botões de minimizar,maximizar e fechar. eu só preciso saber os nomes das dlls. Um abraço !
“Nao tem nada a ver com o post…”
pombas, a sua pergunta é a mesma coisa que perguntar se tem água em marte… desculpas nao resistir… coisa de troll rssssssss kkk
As DLLs são, offtopic.dll e lugarErrado2.dll espero ter ajudado.
“O OpenCL foi inicialmente desenvolvido pela Apple Inc., que detém ainda os direitos da marca”
A apple não detém os direitos, é royalty free.
Não digo que não.
A minha fonte, que não é 100% fiável, diz:
“OpenCL was initially developed by Apple Inc., which holds trademark rights,”
in Wiki
Ambos têm razão.
O OpenCL é uma “trademark” da Apple, mas ela, tal como outros projectos semelhantes (como webkit, etc..) tornou-o “open standard” para que qualquer marca de hardware o adoptasse livre de royalties.
Fez o mesmo também com o “MiniDisplay Port” que a AMD já adoptou em algumas gráficas.